Epic Games rebate acusações de que a Unreal Engine arruinou CGs dos filmes
Por Raphael Giannotti |

A Unreal Engine costuma estar nas notícias negativas de games, mas ninguém esperava que o mesmo acontecesse no meio do cinema. A Epic Games não gostou das acusações do diretor de Piratas do Caribe sobre seu motor gráfico, e precisou se pronunciar dizendo que "é incorreto que alguém do setor afirme que uma ferramenta é a culpada por alguns problemas erroneamente percebidos com o estado dos efeitos visuais e da CGI".
- 10 jogos incríveis que rodam bem até em PCs fracos
- Resident Evil: saiba a ordem certa para jogar e assistir
Antes, para você entender o caso: o diretor dos filmes do Piratas do Caribe, que têm alguns dos melhores efeitos visuais mesmo 20 anos depois, disse que a Unreal Engine é a culpada pela queda na qualidade das CGIs dos filmes modernos. Diante disso, ao PC Gamer, a Epic Games, através de Patrick Tubach, responsável por efeitos visuais, resolveu defender sua ferramenta.
"É verdade que há muito mais pessoas criando gráficos computadorizados do que nunca, e com essa escala vem uma série de sucessos e fracassos, mas a estética e a habilidade vêm dos artistas, não do software", disse.
Epic defende que Unreal Engine é a realização de um sonho
Tubach não é qualquer um nessa história. Antes de assumir o posto de supervisor de VFX na Epic Games em 2022, ele atuou na indústria do cinema como supervisor de efeitos visuais e seu nome está em filmes como Transformers e Star Trek. Além disso, ele ainda trabalhou como compositor digital nos filmes do Piratas do Caribe também, então ele conhece bem Gore Verbinski.
Ele afirma que gostaria de ter tido uma ferramenta "poderosa" como a Unreal Engine há 15 anos para facilitar no trabalho:
"A Unreal Engine é usada principalmente para pré-visualização, produção virtual e, em alguns casos, pixels finais. Posso garantir que os artistas que trabalhavam em grandes filmes de efeitos visuais de sucesso, como Piratas do Caribe, há 10 ou 15 anos, só podiam sonhar em ter uma ferramenta tão poderosa como a Unreal Engine em suas mesas para ajudá-los a realizar seu trabalho — e eu sei disso porque era um deles!".
Será que teremos uma tréplica por parte de Gore Verbinski, que é um veterano dessa indústria? É esperar para ver. O fato é que, nos games, a Unreal Engine, agora em sua 5ª versão, não tem agradado tanto os jogadores, especialmente os PC gamers, por conta dos problemas de otimização. Curiosamente, a engine é cada vez mais adotada pelos desenvolvedores.
Veja mais do CTUP:
-
God of War: Amazon escolhe ator para viver Heimdall na série
- Mario Kart World recebe atualização e agora destrói amizades em equipe
- CEO da Epic Games alfineta modelo de negócios do Steam e recebe críticas
Fonte: PC Gamer