Publicidade

Epic Games admite que seu launcher é "péssimo", mas promete melhorias

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Epic Games
Reprodução/Epic Games

A Epic Games existe há muito mais tempo do que o Fortnite, e desde 2018, a empresa vem tentando fazer frente a Steam, plataforma líder no PC. Ainda faltam muitos recursos básicos para que seu launcher se equipare ao da Valve e a própria Epic reconhece isso, dizendo que ele "é péssimo" e "muito devagar". Em conversa com o Eurogamer, o vice-presidente, Steven Allison, fala sobre os desafios e planos futuros.

Com oito anos de existência, a Epic Games já oferece muitos recursos, mas o executivo afirma que existem "muitas coisas" para serem consertadas já "há anos".

"Temos nos concentrado bastante nas ferramentas de desenvolvimento e em tudo o que fazemos nessa área. Mas, no ano passado, finalmente começamos a direcionar mais recursos para a experiência dos jogadores, tudo o que eles precisavam, queriam e tudo o que os críticos, com razão, nos cobravam, adiciona o VP.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Melhorias de comunidade e biblioteca chegam em 2026

Allison afirma que conseguiram resolver muitas coisas no ano passado, e que esse ano, "provavelmente, será o melhor para esses problemas". E sendo bem sincero, o executivo da Epic Games diz que seu launcher "é péssimo" e "muito lento", e ele explica o motivo principal:

"Ele faz conexões com nossos serviços de back-end para atualizar sempre que você clica em algum lugar e, dependendo da sua conexão, você terá que esperar alguns segundos. E isso não é nada bom, especialmente quando as pessoas estão comparando e contrastando e usando um que não faz isso".

O vice-presidente da Epic está, obviamente, se referindo ao Steam, que é muito mais responsivo. Porém ele promete que as melhorias já estão sendo feitas e elas já começam a chegar entre maio e junho. "Deve começar a parecer bom, ser mais rápido e as pessoas vão pensar: 'caramba, não é assim tão ruim'. E isso será uma vitória para nós", comenta.

Steven Allison deixa claro que estão trabalhando duro para trazer recursos focados em comunidade, com chat por voz, perfil com avatar, entre outras melhorias, ainda nesse semestre. Até o final do ano, a Epic Games promete suporte a bibliotecas de outras plataformas, como o GOG Galaxy faz, além de outras melhorias de gerenciamento da biblioteca. Além disso, "uma experiência tipo fórum" também está prevista para o fim de 2026.

"E então espero que, daqui a dois anos, não estejamos mais tendo essa conversa. A parte multiplataforma é legal, a parte social talvez seja melhor do que qualquer outra pessoa está fazendo", adiciona.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Eurogamer