Publicidade

EA retira todos os jogos da série FIFA das lojas digitais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/EA Sports
Divulgação/EA Sports

A poucos dias do lançamento de EA Sports FC 24, o novo nome de seu simulador de futebol, a EA Sports pegou todo mundo de surpresa ao simplesmente retirar de todas as lojas digitais os jogos da série FIFA. Isso significa que você não poderá mais comprar nenhuma das edições passadas da franquia nas lojas da Sony, Microsoft, Nintendo, Steam e da própria EA.

E o que mais impressiona é que a remoção veio sem qualquer tipo de comunicado e alerta. Tanto que a medida só foi percebida quando um usuário decidiu procurar pelos jogos da série FIFA na loja do Xbox e percebeu que, embora eles ainda apareçam listados, a opção de compra não está mais disponível.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso engloba todos os jogos lançados ao longo da última geração, de FIFA 14 ao 23. No máximo, apenas as edições de 2022 e 2023 seguem acessíveis via EA Play, mas sem opção de compra — o que significa que podem ser retiradas do catálogo a qualquer momento e sem aviso prévio novamente. Assim, a única forma de comprar o game de futebol é mesmo pelo novo EA Sports FC 24.

No Steam, um comunicado foi colocado pela própria loja explicando melhor a situação. Na página de FIFA 23, a loja explica que, a pedido da própria distribuidora, o título foi removido da busca da loja — o que significa que só é possível encontrá-lo por um link direto. E, no caso, não há opção de compra, apenas para assinar o EA Play.

E embora a EA Sports não tenha se pronunciado oficialmente ainda sobre o episódio, não é difícil entender o porquê de todo esse movimento. Além de querer impulsionar as vendas do game que chega aos consoles nesta sexta-feira (29), a retirada dos jogos das lojas parece estar diretamente relacionada ao fim da parceria da distribuidora com a FIFA e o fim do licenciamento da marca.

Por se tratar de uma questão legal, é comum que as empresas retirem seus conteúdos do ar ao fim dessas parcerias — algo que já vimos muito acontecer, por exemplo, com games de corrida, como na franquia Forza. Ainda assim, surpreende o fato de que a remoção aconteceu sem qualquer tipo de comunicado ou aviso prévio para preparar os jogadores.