Publicidade

DualSense com bateria removível é classificado como "grande downgrade"; entenda

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sergio Oliveira/Canaltech
Sergio Oliveira/Canaltech
PlayStation 5 Pro

A Sony lançou o controle DualSense que permite a troca de baterias no mercado europeu. O modelo, até o momento, acompanha a nova versão do PlayStation 5 Pro e não foi revelado quando ele estará amplamente disponível para os consumidores.

Chamado de DualSense V3 (código CFI-ZCT2W), o controle foi analisado pelo youtuber Austin Evans. Ele diz que a troca de baterias é difícil de se fazer, assim como o acessório não conta mais com o microfone traseiro adicional — que auxilia no isolamento de voz.

Para o profissional, esse e outros fatores implicam que este seja um grande downgrade das versões anteriores: está incluso no pacote de críticas a utilização de componentes mais leves por parte da Sony, que buscou opções através de outros fornecedores.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para o criador de conteúdo, a companhia pode ter priorizado uma forma de evitar novos aumentos no preço do PS5 Pro e do controle DualSense. Além disso, ele inicialmente estava previsto para chegar no mês de novembro, porém os planos provavelmente mudaram para se alinhar a essa estratégia.

Mudanças no DualSense e no PS5 Pro

A análise também cobriu a nova versão do PlayStation 5 Pro, reconhecida pelo número de modelo CFI-7121. É constatado que nada mudou em questão de desempenho ou relacionado ao armazenamento de 2 TB, porém há melhorias gerais.

O peso dele é 87 gramas mais leve, pela Sony ter utilizado um outro modelo de fonte e do dissipador de calor traseiro. Alguns Módulos Reguladores de Tensão (VRM) foram removidos da placa-mãe, o que contribuiu para a redução de peso e consumo de energia.

Em testes conduzidos com Gran Turismo 7, o novo PS5 Pro mostrou ser até 4% mais eficiente e gerar 20% menos ruídos, o que pode auxiliar na imersão dos jogadores. Ainda assim, é importante notar que esta é uma revisão de eficiência, não de desempenho: o poder de processamento do console permaneceu o mesmo do modelo original.

Leia também no Canaltech: