Donkey Kong Bananza não terá suporte ao salvamento em nuvem
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •

A Nintendo revelou que Donkey Kong Bananza não terá suporte para o salvamento em nuvem no Switch 2, acompanhando uma mensagem similar à vista em The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom. Segundo a companhia, o título não permitirá a facilidade que está presente na assinatura do Nintendo Switch Online.
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
- Você sabe qual é o plano de negócio da Nintendo? Conheça o Oceano Azul
Com o salvamento em nuvem, os jogadores podem garantir que seus dados do progresso estejam protegidos — independentemente se o seu videogame quebrar, ser roubado ou ocorrer qualquer outro incidente. No site, eles afirmam que isso não será possível.
“Se atente por favor: este software não tem suporte ao recurso de backup Save Data Cloud da assinatura paga Nintendo Switch Online”, diz a companhia na página de Donkey Kong Bananza.
É importante mencionar que, após a informação ser espalhada nas redes sociais e gerar diversas críticas, ela foi removida do site. Não foi revelado se isso foi um erro ou se realmente será diferente de jogos como Metroid Prime 4: Beyond, Super Mario Party Jamboree e Kirby and the Forgotten Land — que não receberam o aviso.
Donkey Kong e Zelda no mesmo barco
A ausência do recurso de salvar os jogos na nuvem com Donkey Kong Bananza e The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom pode se tornar uma mudança delicada para o lançamento do Nintendo Switch 2.
O salvamento do progresso na nuvem é um dos recursos oferecidos pela assinatura do Nintendo Switch Online (junto ao acesso aos consoles retrô e multiplayer online). Removê-lo para alguns jogos — dos estúdios first-party, vale lembrar — é tirar arbitrariamente uma das funções pelas quais o público paga pelo serviço. Inclusive, este que já está com valores mais caros através de mudanças recentes.
Isso gera diversas questões relacionadas ao Switch 2 e seu lançamento. The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, por exemplo, podem utilizar seus dados em nuvem da versão do console anterior, mas a partir do momento que forem migrados para o videogame novo, não terá mais acesso ao recurso. Donkey Kong Bananza nem isso terá, já que será exclusivo da nova plataforma.
Após uma grande confusão em relação aos preços e tarifas nos Estados Unidos, a Big N continua apresentando ideias confusas sobre o Switch 2. Além do salvamento em nuvem, foi divulgado pela Marvelous Games que fitas do novo console funcionarão no antigo — mesmo que a própria fabricante já tenha negado que isso seria possível. De qualquer modo, seu lançamento em junho está próximo e deve sanar estas dúvidas.
Video: nossa equipe esteve na Nintendo Switch 2 Experience e conta como será a experiência com o novo console e as novidades que ele trará ao mercado