Publicidade

Disney remove 14 dos seus próprios jogos do Steam

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Disney
Divulgação/Disney

De surpresa, a Disney removeu 14 de seus próprios jogos do Steam. Entre os títulos excluídos da plataforma, estão obras antigas e projetos licenciados nos quais trabalharam diretamente no passado.

Esta não é a primeira vez que a companhia toma tal atitude e, ao que tudo indica, não será a última. Diversos games da Marvel se tornaram indisponíveis ao longo dos anos — como Deadpool (2014), Marvel Ultimate Alliance (2006) e X-Men: Legends (2004).

O mesmo é válido para outras franquias que estão sob as asas da Disney, como é o caso de Os Simpsons, adaptações de filmes da Pixar, jogos da LucasArts e diversos outros. Ou seja, ninguém está a salvo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre os jogos removidos do Steam, estão:

  1. Afterlife
  2. Armed and Dangerous
  3. Cars: Radiator Springs Adventures
  4. Disney’s Chicken Little: Ace in Action
  5. Disney Fairies: Tinker Bell’s Adventure
  6. Disney’s Hercules Action Game
  7. Disney Planes
  8. Disney Winnie the Pooh
  9. Finding Nemo
  10. Lucitidy
  11. Phineas and Ferb: New Inventions
  12. Stunt Island
  13. The Princess and the Frog
  14. Toy Story Mania

Embora alguns títulos sejam produções menores, a lista inclui adaptações com uma base fiel de fãs, como é o caso de Disney’s Hercules Action Game e até Toy Story Mania. Apesar de a produtora não ter revelado suas razões para a decisão, supõe-se que a ação tenha sido causada pela mesma razão que atingiu os demais: licenciamento. 

Disney impacta preservação

É importante notar que o movimento da Disney vai na contramão de iniciativas públicas e privadas que buscam recentemente. Sua ação vai contra os ideais do Stop Killing Games e o GOG Preservation Program, por exemplo, que querem manter todos os jogos lançados disponíveis e operacionais nos consoles e PCs modernos. 

Enquanto títulos antigos são cortados em definitivo, não há nenhum projeto anunciado que vá substituí-los. Isso significa que, dificilmente, verá Hercules, o Galinho Chicken Little e Procurando Nemo em alguma versão remasterizada, coletânea ou outros.

Outra crítica à remoção da Disney destes 14 games no Steam é por terem ocorrido também sem aviso prévio. Muitos estúdios alertam com antecedência, o que dá tempo hábil dos fãs interessados comprarem a experiência antes dela sumir. 

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam: