Publicidade

Diretor de arte de Deus Ex vê remasterização e dispara: "Que porcaria é essa?"

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Eidos Interactive Group
Divulgação/Eidos Interactive Group

O diretor de arte de Deus Ex, Jerry O’Flaherty, criticou na última sexta-feira (31) a versão remasterizada do clássico jogo — revelada pela Sony e pela Aspyr durante o último State of Play. 

Ao podcast FRVR, o artista foi honesto até demais e disse sem hesitar que não havia qualquer necessidade deste projeto existir

“Que porcaria é essa. Não. Isto não precisa nem acontecer. Peço desculpas a qualquer um que esteja envolvido. Cara, não”, reclamou o diretor de arte de Deus Ex.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com O’Flaherty, a magia do jogo original nasceu das dificuldades e desafios técnicos da época, algo que o Remastered sequer vai experimentar. Ele afirma que foram problemas no desenvolvimento que fizeram do antigo um clássico instantâneo.

“Na época você se apoiava no que o motor gráfico fazia bem, não nas porcarias que ele não sabia fazer. Eu não lembro sobre a decisão de usar aquela iluminação dramática, eu era a pessoa de chegar, garantir que nada daria errado e deixar a equipe trabalhar. E eles fizeram um trabalho incrível”, afirma Jerry O’Flaherty.

A reclamação do artista se une às vozes dos fãs nas redes sociais, que também criticam Deus Ex Remastered. Para uma parcela do público, o novo projeto soa mais como um “demake” do que uma homenagem às raízes da franquia.

O futuro de Deus Ex

É importante lembrar que existia um novo jogo relacionado à franquia em desenvolvimento, mas foi cancelado pela Embracer Group em janeiro de 2024. Junto ao seu cancelamento, a produtora demitiu 97 pessoas envolvidas com o projeto na Eidos Montreal.

O anúncio de Deus Ex Remastered coloca os holofotes sobre a Aspyr, estúdio conhecido pelo seu histórico divisivo de ports e remasterizações. Algumas se tornaram muito bem recebidas, como é o caso de Tomb Raider I-III Remastered, enquanto outras como Star Wars Battlefront Classic Collection teve diversos problemas e criou uma grande distância com os fãs.

Dito isso, o que será desta nova remasterização tem gerado incertezas. Ela pode aprimorar o que o público tem criticado, como os modelos de personagem e texturas, mas a Aspyr mantém em sigilo se essas melhorias estarão prontas até o lançamento.

Continua após a publicidade

De acordo com a própria Aspyr, Deus Ex Remastered atualizará a iluminação, sombras, físicas de água e efeitos de partículas. Os tão criticados modelos de personagem e texturas vão substituir a versão antiga, sob a premissa de aprimorar o movimento das bocas para a dublagem.

Anunciado no mês de setembro de 2025, ele chegará no dia 5 de fevereiro de 2026 no PlayStation 5, PC, Xbox Series e Nintendo Switch. Até o momento, o original não foi removido e continua à venda nos computadores (em plataformas como o Steam e GOG). 

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade