Publicidade

Criar jogos para PS5 vai ficar mais fácil com nova plataforma da Sony

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O site ClawsomeGamer divulgou, nesta quarta-feira (18), uma patente da Sony registrada em dezembro do ano passado para uma plataforma baseada em nuvem que permitirá o desenvolvimento de jogos para o PlayStation 5 sem a necessidade de hardware local ou kits de desenvolvimento.

A plataforma incluiria ferramentas de inteligência artificial generativa para acelerar a produção de recursos visuais e sonoros. Intitulada "Plataforma Baseada em Nuvem para Incubação de Jogos em Escala Orientada por Experimentação no Mundo Real", a patente foi registrada em 11 de dezembro de 2025.

O foco principal da tecnologia envolve permitir que desenvolvedores de jogos independentes publiquem e testem um jogo completo sem a necessidade de solicitar equipamento da Sony ou testar jogos de PlayStation 5 em hardware local. Além de facilitar o trabalho remoto, a plataforma em nuvem também possibilitaria oferecer partes do projeto para os jogadores e receber feedback.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Especula-se que a patente está preparando o terreno para a próxima geração, o PlayStation 6. A plataforma via nuvem evitaria gargalos relacionados à entrega de kits de desenvolvimento. Quem acompanhou o lançamento do hardware mais recente da Nintendo sabe que a Big N passou por problemas para distribuir kits do Nintendo Switch 2.

Ainda sobre o PlayStation 6, novos rumores apontam que a Sony estaria pensando em adiar o lançamento de sua próxima geração para 2028 em diante. A principal motivação para isso seria o sucesso do PlayStation 5 e a crise de componentes gerada pelo setor de IA.

Sony registra diversas patentes para o PlayStation

Diversas patentes da Sony relacionadas ao PlayStation têm surgido nos últimos meses. No início deste ano, foi descoberto um registro de um podcast com personagens alimentados por IA que iriam informar os jogadores sobre novidades e atividades em jogos.

Outra patente revelou o interesse da empresa japonesa em trazer um novo controle "liso", totalmente touchscreen e com layout personalizável. Assim como a Microsoft, a Sony também tem se interessado por IAs que ajudem os jogadores a passar por níveis e segmentos difíceis. A 'AI Ghost' permitiria que um agente assumisse o controle do jogo temporariamente e passasse desses obstáculos sozinho.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Fonte: Wipo Patent Database