Publicidade

Criador do Yoshi se despede: Takashi Tezuka deixa a Nintendo aos 65 anos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Nintendo
Reprodução/Nintendo

O desenvolvedor Takashi Tezuka, um dos pilares históricos da Nintendo e que trabalhou em franquias como The Legend of Zelda, Super Mario Bros. e até Punch-Out!, vai se aposentar em 26 de junho de 2026, aos 65 anos de idade. 

Ele é conhecido por ser um dos maiores colaboradores de Shigeru Miyamoto e é creditado pela criação de Yoshi. Recentemente, também teve papéis importantes na produção de títulos como Pikmin 4, Super Mario Bros. Wonder e The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Sua carreira na Nintendo iniciou-se em 1984 na era 8-bit, com um cargo de apoio no desenvolvimento em Punch-Out!. No entanto, suas ideias e dedicação o fizeram crescer rapidamente e não demorou muito para ele ser o diretor do primeiro The Legend of Zelda e liderar diversos projetos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É importante notar que uma de suas maiores contribuições na Big N, o personagem Yoshi, se tornou um dos grandes destaques em 2026. Além de sua presença em Super Mario Galaxy - O Filme, ele é a peça central de Yoshi and the Mysterious Book, próximo lançamento da companhia no Switch 2.

A trajetória de Tezuka na Nintendo

Takashi Tezuka passou por diversos projetos que ganharam aclamação dentro da comunidade. Ele foi o produtor do primeiro Animal Crossing, além de ter trabalhado em Super Mario Run — primeira tentativa de levar os ícones da companhia para o mercado mobile.

Porém, sua aposentadoria chegou e ele poderá descansar. Em 2026, também foram anunciadas as saídas de Hideki Konno — um dos maiores nomes da franquia Mario Kart — e de Kensuke Tanabe, que nos trouxe sucessos como Metroid Prime.

Enquanto os grandes nomes se despedem, a Nintendo anuncia de surpresa Star Fox para o Switch 2