Publicidade

Criador diz que traduzir Blue Prince é "impossível"; motivo é surpreendente

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Dogubomb, Raw Fury
Divulgação/Dogubomb, Raw Fury

Um dos jogos mais bem avaliados e indicado ao The Game Awards 2025, Blue Prince surpreendeu ao ficar de fora em categorias como a de Jogo do Ano de 2025, apesar de toda sua aclamação crítica. É possível que uma barreira idiomática tenha limitado o alcance do jogo, que não será localizado tão cedo.

"Certamente não há planos concretos [para a localização], porque isso é amplamente considerado quase impossível", afirmou o desenvolvedor solo de Blue Prince, Tonda Ros, em entrevista ao Polygon um dia depois do anúncio dos indicados ao The Game Awards 2025.

Para quem não conhece, Blue Prince é um jogo de puzzles onde os jogadores precisam descobrir uma sala secreta em uma mansão que muda todos os dias. Ao longo do gameplay, é necessário resolver quebra-cabeças, muitos deles relacionados a jogos de palavras em inglês. Ou seja, a base da aventura é intrinsicamente ligada à língua inglesa, podendo ser perdida e quebrando o jogo caso seja traduzida como qualquer outro jogo tradicional.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"É uma decisão difícil entre permitir que Blue Prince seja descoberto por mais pessoas, mas potencialmente arriscar me esgotar (burnout) e/ou desistir de fazer um outro jogo inteiro", contou Ros. O desenvolvedor levou oito anos para terminar Blue Prince, e uma localização poderia levar anos para ser concluída, basicamente exigindo que Ros criasse "Blue Prince 2".

No entanto, tanto a localização quanto uma sequência direta de Blue Prince podem nunca acontecer. "Quero que todos os meus projetos consigam se sustentar sozinhos e sejam coisas únicas", afirmou o desenvolvedor. "Esse é apenas o tipo de sequência que eu gosto. Eu gosto de Myst seguido por Riven, não Myst 2."

A mente por trás de um dos jogos mais bem avaliados do ano não descartou a possibilidade de expandir o universo, mas não pode garantir que será do mesmo gênero. O desenvolvedor quer trabalhar em outros jogos, algo que não seria possível com um longo processo de localização de Blue Prince.

Blue Prince é um dos jogos mais bem avaliados do ano

Como dito anteriormente, Blue Prince foi um dos jogos mais aclamados do ano pela crítica, rendendo médias expressivas em sites como Metacritic e OpenCritic, ultrapassando, inclusive, indicados a Jogo do Ano como Donkey Kong Bananza, Hollow Knight: Silksong, Kingdom Come: Deliverance II e Death Stranding 2: On the Beach.

Apesar de notas serem uma área bem cinzenta quando falamos em arte e produções do entretenimento, essa é uma conquista e tanto para um jogo independente. Na verdade, 2025, no geral, foi recheado de surpresas AA e games independentes. Ros esperava que o ano fosse dominado por jogos AAA, mas se surpreendeu ao ver os jogos indie se destacando.

Continua após a publicidade
"Sempre presumi que haveria alguns jogos AAA de grande peso que acabariam chegando, como costumam fazer, e estou feliz que, em vez disso, foram os jogos independentes de peso", afirmou o criador de Blue Prince.

O desenvolvedor ainda afirmou que ficará tranquilo caso Hades 2 ou Hollow Knight: Silksong ganhem na categoria de Melhor Jogo Independente no The Game Awards 2025. "Fiquei tranquilo com Hades 2 e Silksong, sabendo que, se vou ser derrotado na categoria, pelo menos teremos vários jogos de representação indie, o que é legal", finaliza Ros.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Fonte: Polygon