Criador diz que traduzir Blue Prince é "impossível"; motivo é surpreendente
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Um dos jogos mais bem avaliados e indicado ao The Game Awards 2025, Blue Prince surpreendeu ao ficar de fora em categorias como a de Jogo do Ano de 2025, apesar de toda sua aclamação crítica. É possível que uma barreira idiomática tenha limitado o alcance do jogo, que não será localizado tão cedo.
"Certamente não há planos concretos [para a localização], porque isso é amplamente considerado quase impossível", afirmou o desenvolvedor solo de Blue Prince, Tonda Ros, em entrevista ao Polygon um dia depois do anúncio dos indicados ao The Game Awards 2025.
Para quem não conhece, Blue Prince é um jogo de puzzles onde os jogadores precisam descobrir uma sala secreta em uma mansão que muda todos os dias. Ao longo do gameplay, é necessário resolver quebra-cabeças, muitos deles relacionados a jogos de palavras em inglês. Ou seja, a base da aventura é intrinsicamente ligada à língua inglesa, podendo ser perdida e quebrando o jogo caso seja traduzida como qualquer outro jogo tradicional.
"É uma decisão difícil entre permitir que Blue Prince seja descoberto por mais pessoas, mas potencialmente arriscar me esgotar (burnout) e/ou desistir de fazer um outro jogo inteiro", contou Ros. O desenvolvedor levou oito anos para terminar Blue Prince, e uma localização poderia levar anos para ser concluída, basicamente exigindo que Ros criasse "Blue Prince 2".
No entanto, tanto a localização quanto uma sequência direta de Blue Prince podem nunca acontecer. "Quero que todos os meus projetos consigam se sustentar sozinhos e sejam coisas únicas", afirmou o desenvolvedor. "Esse é apenas o tipo de sequência que eu gosto. Eu gosto de Myst seguido por Riven, não Myst 2."
A mente por trás de um dos jogos mais bem avaliados do ano não descartou a possibilidade de expandir o universo, mas não pode garantir que será do mesmo gênero. O desenvolvedor quer trabalhar em outros jogos, algo que não seria possível com um longo processo de localização de Blue Prince.
Blue Prince é um dos jogos mais bem avaliados do ano
Como dito anteriormente, Blue Prince foi um dos jogos mais aclamados do ano pela crítica, rendendo médias expressivas em sites como Metacritic e OpenCritic, ultrapassando, inclusive, indicados a Jogo do Ano como Donkey Kong Bananza, Hollow Knight: Silksong, Kingdom Come: Deliverance II e Death Stranding 2: On the Beach.
Apesar de notas serem uma área bem cinzenta quando falamos em arte e produções do entretenimento, essa é uma conquista e tanto para um jogo independente. Na verdade, 2025, no geral, foi recheado de surpresas AA e games independentes. Ros esperava que o ano fosse dominado por jogos AAA, mas se surpreendeu ao ver os jogos indie se destacando.
"Sempre presumi que haveria alguns jogos AAA de grande peso que acabariam chegando, como costumam fazer, e estou feliz que, em vez disso, foram os jogos independentes de peso", afirmou o criador de Blue Prince.
O desenvolvedor ainda afirmou que ficará tranquilo caso Hades 2 ou Hollow Knight: Silksong ganhem na categoria de Melhor Jogo Independente no The Game Awards 2025. "Fiquei tranquilo com Hades 2 e Silksong, sabendo que, se vou ser derrotado na categoria, pelo menos teremos vários jogos de representação indie, o que é legal", finaliza Ros.
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Fonte: Polygon