Crie uma senha para restringir o uso do seu PlayStation 4

Por Felipe Demartini

Para muita gente, o PlayStation 4 acabou se tornando o centro de entretenimento da casa. Com seus jogos e acesso a serviços como Netflix e YouTube, a plataforma assume cada vez mais posição de protagonista, enquanto seus perfis contam com uma boa quantidade de informações sobre seus usuários, com elementos que vão desde credenciais de acesso a redes sociais e o contato direto com amigos na lista de contatos até dados de cartão de crédito para compras online.

E quase como um computador, o aparelho também possui formas de controle de acesso, seja para evitar que terceiros acessem os perfis uns dos outros ou para dar aos pais um maior controle sobre a utilização dos filhos. Tais opções permitem que o PlayStation 4 seja bloqueado da mesma forma que um celular, por meio de um código numérico de quatro dígitos que restringe quem é capaz de acessar aquele conteúdo.

Ativar o recurso não é difícil, mas exige certa navegação pelos menus do console. O Canaltech trouxe aqui um guia passo a passo para você que deseja controlar melhor quem anda utilizando sua conta no PlayStation 4, ou proteger sua conta, jogos salvos e dados das mãos descuidadas de terceiros.

Bloquear PS4 com senha

Para começar, acesse o menu de “Configurações” e, na lista, escolha a opção “Usuários”. Na sequência, selecione “Configurações de login” e desmarque a opção “Fazer login no PS4 automaticamente”. Ela pode até facilitar a vida, é claro, mas também é capaz de ultrapassar a proteção por senha caso esteja habilitada, uma vez que uma das contas cadastradas no console será eleita como “mestra”, permitindo acesso direto a seu conteúdo uma vez que o aparelho é ligado.

Bloquear PS4 com senha

Com a opção desativada, escolha “Gerenciamento de código de acesso”. Aqui, de uma maneira bem pouco intuitiva, você deverá criar uma combinação de números de acordo com as informações de botão na tela. Essa combinação, depois de confirmada, deverá ser inserida toda vez que alguém tentar acessar a conta, por isso, anote os dígitos ou a sequência de comandos em um local seguro.

Bloquear PS4 com senha

O processo deve ser realizado para cada conta que o usuário quiser ver protegida, uma vez que as configurações de senha não abrangem todas de uma só vez, por razões de segurança. Para trocar de conta, pressione o botão de menu no joystick por dois segundos. Na sequência, selecione “Alternar usuário” e escolha o perfil que terá as configurações de segurança ajustadas.

Uma vez realizado todo esse processo, é possível também restringir completamente o acesso de qualquer um ao console. Isso não apenas vai impedir o acesso de terceiros à sua conta, mas também proíbe que qualquer um crie um perfil para jogar no console. A função é mais voltada para os pais que desejam assumir o comando do uso do PS4, mas pode servir para qualquer um que deseje, por qualquer motivo, bloquear o aparelho.

Bloquear PS4 com senha

Mais uma vez, vamos ao menu de “Configurações”, mas desta vez, escolhendo a opção “Controles parentais”. Na sequência, escolha “Restringir uso de recursos do PS4” e insira o código de acesso ligado à conta que você está utilizando. Diversas opções estarão disponíveis aqui e elas podem, por exemplo, impedir a utilização de jogos acima de uma certa faixa etária, bloquear o navegador de internet ou configurar filtros para navegador na web.

Para o que estamos fazendo aqui, vamos na opção “Selecionar [Novo usuário] e fazer login no PS4”, modificando-a para “Não permitir”. As alterações entram em vigor uma vez que o console é desligado e colocado novamente em funcionamento, e, nesse caso, não será mais possível criar um perfil para utilizar o video game, algo que só poderá ser feito com a utilização de uma conta ativa e verificada com senha.

Para evitar o consumo desnecessário de eletricidade caso alguém tente, sem sucesso, utilizar o console, você também pode alterar as configurações de desligamento automático. Para isso, acesse mais uma vez o menu de “Configurações” e, em “Configurações de economia de energia”, altere as configurações da maneira como preferir, definindo o tempo de inatividade em jogos, reprodução de mídias ou no menu até que o PlayStation 4 desligue sozinho.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.