Conheça Routine, novo shooter de terror da Raw Fury
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Se você é fã da tensão claustrofóbica de Alien: Isolation e sente falta daquele medo visceral de ser caçado em uma estação espacial silenciosa, Routine é o jogo que precisa entrar no seu radar. Desenvolvido pela Lunar Software e publicado pela Raw Fury, este título de terror em primeira pessoa finalmente chega após um longo e misterioso ciclo de desenvolvimento que durou mais de uma década.
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A premissa de Routine é simples: você é enviado para investigar uma Base Lunar que ficou completamente silenciosa. O que deveria ser uma missão de reconhecimento padrão se transforma rapidamente em uma luta pela sobrevivência. O jogo abandona os clichês de super soldados espaciais. Nesse game, você não é um herói de ação, mas um explorador vulnerável em um ambiente hostil. Algo que lembra Alien Isolation e Dead Space.
O diferencial do jogo está na sua imersão. Não há barras de vida, contadores de munição ou minimapas na tela (HUD). Toda a interação é diegética, ou seja, faz parte do mundo do jogo. Para navegar ou hackear sistemas, você utiliza o C.A.T. (Cosmonaut Assistance Tool), uma ferramenta que parece ter saído diretamente de uma prateleira de eletrônicos de 1985.
O futuro visto do passado
O destaque de Routine está na sua direção de arte, focada em uma visão dos anos 80 sobre o futuro. Esqueça as telas de toque holográficas e o design limpo e branco da ficção científica moderna. A ambientação de Routine é construída sobre o conceito de "Futurismo Analógico" (ou Cassette Futurism). O ambiente é repleto de monitores de tubo, botões físicos pesados, disquetes e terminais de computador com texto verde monocromático.
É um mundo onde a tecnologia avançou para o espaço, mas o design parou na era dos PCs de 8 bits. Essa escolha estética não é apenas visual; ela dita o ritmo do jogo, tornando a tecnologia barulhenta, lenta e tátil, o que aumenta a tensão quando você precisa operar uma porta enquanto algo persegue você na escuridão. De novo, algo que lembra muito o excelente Alien Isolation, totalmente inspirado nos filmes.
Routine esteve em desenvolvimento por mais de 10 anos e a Raw Fury garante que a visão inicial de tanto tempo ainda está no produto final. O que mudou foi o uso de motor gráfico, que antes era a Unreal Engine 3, passando agora para a versão mais recente e que tem sido o pesadelo de muitos jogos (UE5). Routine estreou para PC e Xbox Series no dia 4 de dezembro.
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