Conheça a história de The Agent, exclusivo do PS3 da Rockstar que sumiu do mapa
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A E3 de 2009 foi muito especial para a Sony. A empresa vinha se recuperando do lançamento desastroso do PlayStation 3 com números positivos, após ter errado com os jogadores e desenvolvedores naquele início de geração. Parte dessa recuperação veio dos anúncios de exclusivos da companhia.
- Os 10 melhores jogos de ação para PlayStation 3
- 10 vezes que a Rockstar adiou jogos como GTA e Red Dead Redemption
Durante a feira, a dona do PlayStation 3 revelou grandes jogos, como God of War III, Uncharted 2 e o carismático PSP Go. Embora estivéssemos falando de produtos extremamente populares, um anúncio curto, porém mais impactante, chamou a atenção de todos: Agent, um jogo de espionagem exclusivo do PS3 desenvolvido por ninguém menos que a Rockstar Games.
"Por mais de uma década, a Rockstar Games tem entregado experiências interativas inigualáveis para fãs em todo o mundo. Grand Theft Auto, Bully, Midnight Club e Manhunt: todos começaram no PlayStation", declarou o então presidente da Sony Computer Entertainment America (SCEA) durante a conferência da Sony na E3 de 2009. "Hoje, gostaríamos de anunciar uma nova propriedade vinda da Rockstar North. Chama-se Agent e será exclusivo para o PlayStation 3."
Embora curta, a apresentação de uma nova propriedade intelectual da Rockstar totalmente exclusiva para o PlayStation 3 foi um anúncio gigantesco. Na época, a lendária desenvolvedora já era muito conhecida pelos donos do PS2.
Cerca de 17 anos depois, o jogo de espionagem baseado nos anos 1970 segue totalmente desaparecido, sem qualquer palavra da produtora ou da Take-Two sobre um cancelamento. Obviamente, Agent não chegará mais ao PlayStation 3, mas gostaríamos de contar a história da curiosa IP da Rockstar que nunca viu a luz do dia.
O casamento entre GTA e o PlayStation 2
A união entre a Sony e a Rockstar não começou com o anúncio oficial de Agent em 2009. Na verdade, as duas empresas eram velhas companheiras durante a geração do PlayStation 2, e GTA era a aliança desse casamento.
Executivos da equipe de jogos third-party da Sony já sabiam sobre GTA III e conseguiram fechar um negócio que garantisse a exclusividade temporária do jogo para o PS2 em troca de acordos de marketing e distribuição. Em um piscar de olhos, a dona do PlayStation conseguiu contratos de exclusividade não apenas de um, mas da trilogia GTA inteira, incluindo Vice City e San Andreas.
Houve diversos motivos que consagraram o console de sexta geração da empresa, como sua biblioteca monstruosa, a capacidade de rodar DVDs ou mesmo o sucesso do PS1. A exclusividade de GTA foi, com certeza, um dos fatores que catapultaram as vendas do PlayStation 2 e fizeram dos três jogos os mais vendidos do sistema.
A Sony realmente estava empenhada em tornar o PS2 imbatível, ainda mais com a chegada iminente de um novo player na indústria: o Xbox. O novo sistema era financiado pela Microsoft e seu capital quase infinito proveniente das licenças do Windows. Podemos dizer que a Sony conseguiu garantir sua gigantesca fatia de mercado, ao menos até a chegada do PlayStation 3.
PlayStation 3 em crise
Embora GTA tenha impulsionado as vendas do PS2, a franquia multimilionária da Rockstar não operava milagres. A Sony falhou no lançamento do PlayStation 3, enquanto o Xbox 360, que já estava no mercado há um ano, conquistava o público.
O console de sétima geração da gigante japonesa falhou em oferecer preços acessíveis ao consumidor final e era um desafio para as produtoras que queriam levar seus games à plataforma. O resultado foi nítido. A Microsoft dominou o início daquela geração.
Demorou alguns anos para que a força do PlayStation 3 retornasse. Alguns dizem que os exclusivos do fim do ciclo permitiram que o sistema ultrapassasse o rival aos 45 minutos do segundo tempo, porém houve muito esforço para atingir esse feito.
Agent já estava na boca da Sony antes de 2009
Agent foi anunciado oficialmente durante a E3 de 2009. No entanto, a Sony já havia comentado sobre a existência do game em 2007. Na época, já se sabia que a empresa e a Rockstar estavam trabalhando em um jogo exclusivo para o PS3. "Como parte de nosso relacionamento de longa data com a Rockstar, e o incrível sucesso de ambas as empresas com o ícone cultural que é Grand Theft Auto, concordamos com os direitos de exclusividade para PlayStation da próxima grande franquia dos estúdios Rockstar", escreveu o diretor de relações com terceiros da SCEA, Michael Shorrock, no blog oficial do PlayStation.
A única informação disponível sobre o misterioso projeto era de que não se tratava de um título da série L.A. Noire. Alguns anos depois, Jack Tretton subiu ao palco da conferência da Sony na E3 de 2009 para apresentar a logo e revelar do que se tratava a parceria entre a dona do PlayStation e a Rockstar.
Agent era um jogo de espionagem ambientado durante a Guerra Fria nos anos 1970. O chefe da Take-Two na ocasião, Ben Feder, revelou que, além de se adaptar muito bem ao PlayStation 3, a exclusividade foi fruto de "bons relacionamentos comerciais" e do respeito que tinham com a Sony.
Quem também comentou sobre Agent foi Sam Houser, cofundador da Rockstar Games: "Sempre gostamos de fazer jogos de ação e, com Agent, estamos fazendo o que acreditamos que será o jogo de ação definitivo". A expectativa das empresas era que o título AAA redefinisse o gênero em toda a indústria. "Agent é um jogo que queremos fazer há muito tempo. A equipe em Edimburgo está fazendo um trabalho incrível combinando ação intensa, atmosfera e história em um ótimo cenário de época para criar algo que pareça único. Mal podemos esperar para que as pessoas experimentem este jogo", concluiu Sam Houser.
O termômetro para Agent estava muito alto, e não era para menos. Além de ser uma nova obra de uma das desenvolvedoras mais consagradas do mercado, a própria Rockstar demonstrava grande confiança no título. A produtora prometia "uma jornada paranoica pelo mundo da contra-espionagem, espionagem e assassinatos políticos durante o auge da Guerra Fria no final da década de 1970". Difícil não se animar, né?
Agent: desaparecido em combate
O anúncio de Agent foi seguido por meses sem qualquer novidade: gameplay, personagens ou detalhes mínimos. Absolutamente nenhum fio de informação. Foi somente em 2010 que Feder falou brevemente sobre o jogo. "A resposta curta é sim, ainda em desenvolvimento", contou o ex-CEO em resposta a um analista.
Mal sabíamos que essa frase seria usada por muitos anos. À medida que o tempo passava, rumores da época sugeriam que Agent poderia se tornar multiplataforma, após a Rockstar anunciar que L.A. Noire, até então exclusivo do PlayStation 3, chegaria ao Xbox 360.
Tretton voltou a falar do game somente em 2011 e não parecia ter boas notícias para os donos do PS3. "Agent ainda está em desenvolvimento... mas não tenho certeza exatamente de onde vamos parar; isso é algo para a Rockstar decidir, mas estou certo de que teremos uma ótima oferta de Agent para PS3". Parecia que a Sony estava dando adeus ao seu exclusivo.
Ben Feder renunciou ao cargo de CEO da Take-Two em outubro de 2010. A partir de 2011, ficou a cargo de Strauss Zelnick — curiosamente o atual presidente da empresa — dizer aos jogadores, investidores e mídia que Agent estava em desenvolvimento. A dona da Rockstar seguiu com o mesmo discurso até 2012, quando parou de citar Agent em conversas relevantes.
A Rockstar não queria largar
Apesar de Agent estar praticamente morto em 2013, a Rockstar parecia não querer desistir da marca. A produtora deu esperanças a todos quando renovou as marcas registradas sobre o nome do jogo e o logotipo, que trazia o formato de uma pistola na letra "G".
Àquela altura, Agent era um dos exclusivos do PlayStation que haviam sumido do mapa. O jogo de espionagem dos anos 70 da Rockstar se juntou a The Last Guardian e Final Fantasy Versus XIII (que mais tarde se tornaria Final Fantasy XV) como os grandes ausentes da apresentação do PlayStation 4. Ao ser perguntado sobre o paradeiro dos títulos, Shuhei Yoshida, então presidente da Sony Studios, afirmou: "Você está perguntando à pessoa errada. Tenho algum conhecimento, mas não estou em condições de falar sobre isso".
Foi somente em 2015 que ouvimos falar de Agent novamente, mas não do jeito esperado. Imagens do projeto foram vazadas no perfil do LinkedIn de um artista que trabalhou no jogo no início do desenvolvimento. O ex-funcionário revelou o possível motivo do sumiço. A equipe de arte de Agent teria sido realocada para o desenvolvimento de GTA 5, que chegou ao mercado em 2013. "Não tenho certeza se este projeto será publicado algum dia", contou.
Naquela altura, todos poderiam dizer que Agent estava praticamente morto sem peso na consciência. Três anos após o vazamento das capturas de tela, viria um dos últimos pregos no caixão do exclusivo do PlayStation 3. Uma atualização do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA revelou que a marca registrada foi abandonada em 19 de novembro de 2018 por falta de renovação.
O fim de Agent foi selado em 2021, quando o website do jogo foi desativado e a URL passou a redirecionar para a página inicial da Rockstar. Desde então, a produtora seguiu em silêncio, sem qualquer anúncio oficial de cancelamento.
GTA 5 foi o verdadeiro assassino de Agent
Em 2023, o ex-diretor técnico da Rockstar Games, Obbe Vermeij, revelou o que poderia ter acontecido com Agent. Segundo ele, havia pressão pelo desenvolvimento de GTA 5, enquanto a produtora se dividia entre o próximo título e as DLCs de GTA IV.
Agent foi movido para outro estúdio antes de provavelmente ter sido descartado. "O jogo não estava progredindo tão bem quanto esperávamos. Era inevitável que, eventualmente, toda a empresa teria que se unir em torno do próximo Grand Theft Auto", afirmou o ex-funcionário em entrevista. "Tentamos reduzir o jogo em uma tentativa de concluir a maior parte dele antes que a inevitável chamada de Nova York chegasse. Cortamos um nível inteiro (acho que o Cairo) e talvez até a seção no espaço."
"Ficou claro que Agent seria uma distração excessiva para nós e o abandonamos. Acho que ele foi passado para outra empresa dentro da Rockstar, mas nunca foi concluído", concluiu Vermeij.
Em entrevista a Lex Fridman em 2025, o cofundador da Rockstar Games, Dan Houser, revelou que houve cinco versões de Agent, sendo que uma delas descartava a ambientação em 1970 para abraçar o mundo contemporâneo. "Não sei o que teria sido porque nunca chegamos ao ponto de fazer uma história propriamente dita. Estávamos fazendo o trabalho inicial de subir o mundo e fazê-lo rodar. Ele nunca realmente se firmou."
Adeus Agent, olá Physint
Embora esta seja uma das histórias mais estranhas da indústria dos games, o desaparecimento de Agent foi acompanhado por uma mudança de estratégia da Rockstar Games em relação aos exclusivos. Na época do PlayStation 2, fazia sentido firmar certos acordos, principalmente porque os jogos eram distribuídos majoritariamente em formato físico.
Esse modelo de negócios gerava custos de fabricação para as produtoras, o que em um acordo de distribuição com a Sony deixava de ser um problema. Porém, o tempo passou e a Rockstar tornou sua estratégia multiplataforma mais evidente. O Xbox 360, por exemplo, recebeu as DLCs de GTA IV antes do PS3. Hoje, a Rockstar Games se esforça para trazer seus títulos às plataformas onde os jogadores estão, conforme relatado por Strauss Zelnick ao ser questionado sobre o port de GTA 6 para o Xbox Series S.
Embora Agent tenha desaparecido do mapa , especialmente com o foco da produtora em GTA e Red Dead Redemption nos últimos anos, GTA VI está totalmente à vista e deve chegar em 19 de novembro deste ano.
Para quem sentiu falta de um jogo de ação e espionagem exclusivo do PlayStation, temos uma boa notícia. Não se trata de Agent, mas Hideo Kojima anunciou que está trabalhando em Physint, em parceria com a Sony. A experiência promete ação e espionagem furtiva e foi concebida após Kojima enfrentar sérios problemas de saúde em 2020. Esperamos que Physint não tenha o mesmo destino de Agent, já que seu lançamento parece estar um pouco distante.