Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Configuração secreta pode deixar o PS4 e o PS5 mais rápidos

Por| 15 de Abril de 2024 às 11h24

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

Pouca coisa no mundo deixa o dono de um videogame mais assustado do que a possibilidade de o seu console não entregar todo o seu desempenho possível. Só que, no caso do PS4 e do PS5, isso é muito mais um pequeno problema no sistema do que realmente um defeito no hardware — ou seja, algo muito simples de ser solucionado.

O tal problema, na verdade, é aquele entulho de informação antiga e desnecessária que acaba acumulando com o tempo e pesando demais o sistema, fazendo com que ele sinta o peso da idade, principalmente com uma irritante lentidão e alguns travamentos. E existe um meio bem fácil de fazer essa limpeza, embora a opção esteja escondida em um menu secreto dos consoles da Sony.

Continua após a publicidade

Tanto o PS4 quanto o PS5 contam com o chamado Modo de Segurança, um modo especial que só pode ser acessado a partir de um comando bem específico. Ao pressionar o botão de energia do console por alguns segundos ao ligá-lo, você ouvirá um segundo bipe além do tradicional. 

Ao soltar o botão, você consegue utilizar essas opções especiais que podem ajudar a fazer uma limpeza no videogame, devolvendo a agilidade de outrora para ele.

Cuidado com o modo de segurança

Antes de falarmos sobre como resolver os travamentos e a lentidão que assombram os jogadores, é importante trazer um alerta valioso sobre o modo de segurança. Ele não é um menu secreto por acaso, já que traz opções avançadas que podem até fazer o console apagar todos os seus jogos e dados de conta. 

Assim, o recomendado é utilizar o modo apenas quando for realmente necessário e não sair explorando-o sem ter um conhecimento mínimo.

Acabando com os travamentos do PS4 e PS5

Se você é uma das pobres almas que sofrem com a lentidão e o travamento dos consoles da Sony, o modo de segurança pode ser uma ótima alternativa para reverter a situação. Principalmente por causa da opção Recriar Banco de Dados, que nada mais é do que uma enorme faxina para limpar dados que podem estar sobrecarregando o sistema.

Continua após a publicidade

De uma forma bem simplificada, ele funciona como uma mistura de Limpeza de Disco e Desfragmentador do Sistema presente no Windows, eliminando esse entulho e colocando os dados importantes no seu devido lugar. O resultado é perceptível quando você percebe que o desempenho do seu PS4 e até do PS5 está bem melhor.

Só que, como estamos falando de um menu secreto que é usado muito mais por assistências técnicas do que pessoas leigas, o ideal é sempre você se precaver e garantir um backup no seu videogame sempre que for fazer esse tipo de operação. Seja em um pendrive, HD externo ou mesmo na nuvem, garanta que seus dados e arquivos de save vão estar protegidos para evitar qualquer outra dor de cabeça futura caso as coisas não saiam como planejado.