"Competimos com TikTok, não com consoles": Xbox justifica Halo no PS5
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Na última sexta-feira (24), o Halo Studios revelou Halo: Campaign Evolved, remake do primeiro jogo da franquia desenvolvido na Unreal Engine 5 que também chegará ao PlayStation 5, marcando a presença de Master Chief em um console rival desde sua criação em 2001.
- Vale a pena comprar um Xbox Series em 2025 ou é cilada?
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
Apesar da decisão ser vista como uma derrota para o Xbox na famigerada "guerra dos consoles", o presidente de conteúdo e estúdios de jogos do Xbox, Matt Booty, afirmou que a maior concorrência da marca não é outro console.
Em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, publicada no mesmo dia da revelação de Halo: Campaign Evolved, Booty contou que "a maior concorrência [do Xbox] não é outro console. Estamos competindo cada vez mais com tudo, de TikTok a filmes". Para o executivo, consumidores deixaram de ter apego aos dispositivos em que jogam videogames.
A decisão de levar Halo e outros jogos ao PlayStation 5 (alguns até chegando ao Nintendo Switch) é uma tentativa da marca de aproximar jogadores do ecossistema Xbox, que agora se resume a serviços como Xbox Cloud Gaming e Xbox Game Pass, em vez da estratégia de hardware adotada por todos os outros fabricantes de console. "Estamos todos buscando encontrar as pessoas onde elas estão", contou o executivo.
Apesar de mudar constantemente, a estratégia do Xbox parece ter rendido bons frutos neste ano, com 6 dos 10 jogos mais vendidos do PlayStation 5 entre abril e julho sendo títulos first-party do Xbox.
Halo: Campaign Evolved é o "ultimato multiplataforma" do Xbox
Muito ainda se discute se o Xbox virou uma third-party ou se seguirá o caminho da SEGA no mercado de consoles, deixando o hardware de lado para focar única e exclusivamente no desenvolvimento de jogos.
A verdade é que a Microsoft segue um caminho nunca visto pela indústria. Apesar de levar seus principais "jogos da casa" a plataformas rivais, a marca parece empenhada em trazer novos hardwares para os jogadores, incluindo o portátil em parceria com a ASUS, o ROG Xbox Ally, e a nova geração de consoles Xbox, que parece se tratar de uma espécie de PC híbrido. Enquanto mantém sua linha de consoles, a empresa aposta em serviços como Xbox Game Pass.
De qualquer maneira, a chegada de Halo: Campaign Evolved é o maior sinal da mudança de direção do Xbox. Não estamos falando de qualquer jogo, estamos falando da franquia que ajudou o Xbox a combater ativamente a Nintendo e o PlayStation ao longo de décadas.
Para fãs que ainda estavam em estado de negação sobre a nova fase do Xbox, Halo: Campaign Evolved é uma mensagem clara da Microsoft sobre como ela irá trabalhar exclusividade e hardware daqui para frente.
Leia também no Canaltech:
- Missão impossível? Microsoft exige que Xbox cresça mais que a indústria
- Teste mostra ganho de 15 FPS no ROG Xbox Ally X ao usar Bazzite OS
- Microsoft bota culpa por preço salgado do ROG Xbox Ally na conta da ASUS
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?