Como fazer transmissão de vídeos do PlayStation 4 pelo YouTube

Por Durval Ramos
photo_camera Divulgação

A Sony liberou nesta quarta-feira (30) a nova atualização do PlayStation 4 e com ela trouxe uma das principais e mais aguardadas novidades do sistema. Conforme já havia sido prometido anteriormente, agora o console pode fazer a transmissão de jogos diretamente para o YouTube sem precisar de placas de captura ou qualquer outro acessório do tipo.

Assim como já acontecia com o Twitch e o Ustream, o serviço de vídeos do Google agora pode ser acessado nativamente pelo PS4 e, para isso, basta você fazer algumas rápidas configurações e pronto.

O mais interessante disso é que, se você já havia integrado sua conta do YouTube ao videogame antes, não é preciso fazer mais nada além de começar a transmissão. Ele puxa os mesmos dados usados para enviar vídeos para a plataforma, o que ajuda a criar algo unificado e simples para o usuário.

Porém, se você não fez esse vínculo antes, fique tranquilo, pois todo o processo é rápido, seguro e indolor. Enfim, aprenda como fazer seus streamings para o YouTube seguindo os passos abaixo.

Passo 1

Inicie o jogo que você quer fazer o streaming e aperte o botão Share no DualShock 4. Isso vai fazer com que a tela de compartilhamento seja exibida, assim como suas opções. Selecione o ícone de "Transmitir partida", que foi realocado e agora é o último da lista.

YouTUbe PS4

Passo 2

Agora, você vai ser levado para uma tela que mostra quais os serviços podem ser usados para fazer a transmissão de seus jogos. Perceba que, além do Twitch e do Ustream que já estavam disponíveis desde o lançamento do PlayStation 4, agora o YouTube surge como opção de escolha. Assim, selecione o serviço.

YouTUbe PS4

Passo 3

É aqui que a mágica começa de verdade. Essa primeira tela é apenas para informar que você está de acordo com os termos de uso. Basicamente, ele diz que você concorda em publicar sua conta do YouTube na PSN e vice-versa e que você está ciente das regras do Google. Como ninguém nunca lê essas coisas, selecione "Iniciar sessão".

YouTUbe PS4

Passo 4

O videogame vai abrir uma espécie de navegador para que você insira seus dados do Google. Digitar no controle do PlayStation 4 não é a melhor coisa do mundo, mas não há nenhum mistério em relação a isso.

Após inserir usuário e senha, confirme.

YouTUbe PS4

Passo 5

Ainda dentro do navegador, o PS4 vai listar quais as ações e dados que a PSN vai ter acesso de sua conta do Google. É um procedimento padrão na hora de vincular qualquer serviço ao YouTube, então apenas permita e siga em frente.

YouTUbe PS4

Passo 6

O console vai pedir que você confirme mais uma vez a operação. Nesta tela, é só clicar em "OK" e pronto.

Passo 7

E é isso! Desse modo, você vai ser levado para a tela que dá início à sua transmissão. É a mesma utilizada para o Twitch e o Ustream, ou seja, basta dar um nome para o streaming e fazer os ajustes que você achar necessário. Agora é só jogar, ser carismático e mostrar que você está pronto para ser o mais novo YouTuber do Brasil!

YouTUbe PS4

O meu PS4 está pedindo para autenticar a conta

Pode ser que, durante o processo, o YouTube peça para você aceitar os termos de uso do serviço. Se isso acontecer, não entre em pânico! Basta seguir os passos indicados na tela para que tudo dê certo.

Em alguns casos, inclusive, esse pedido inclui verificar a autenticidade da sua conta. É um pouco chato, mas não é nada complicado. Você vai ser levado mais uma vez ao navegado do PlayStation 4, então é só seguir os passos indicados na tela. O modo mais eficiente é pedindo para que eles enviem um código para seu celular, então é só inserir seu número e confirmar o código que eles vão enviar por mensagem.

YouTUbe PS4

Feito isso, você verá os termos de uso do YouTube. Confirme no botão logo abaixo e pronto!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.