Publicidade

Códigos-fonte de GTA 5, Bully 2 e GTA 6 vazam após invasão hacker na Rockstar

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Rockstar Games
Reprodução/Rockstar Games
Tudo sobre Rockstar Games

Após a invasão hacker na Rockstar Games em 2022 e o segundo ataque por meio de um Fire TV Stick, códigos-fonte de jogos da empresa vazaram na internet, incluindo dos games Bully 2 e Grand Theft Auto 5 (GTA 5), além de um novo código menor de Grand Theft Auto 6 (GTA 6).

A comunidade de GTA conseguiu acesso aos arquivos, que estão circulando em fóruns, redes sociais, grupos de Telegram e também postagens do Imgur. Os vazamentos mais graves foram de Bully 2 e GTA 5, pois o código-fonte conta com todas as informações, ferramentas, códigos e tecnologia usados. Em relatos de páginas no X (antigo Twitter), arquivos são fáceis de acessar e fazem parte dos 100 GB do vazamento de 2022.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O código de GTA 6 vazado, por sorte, foi apenas um arquivo de Python que traz algumas linhas sobre implementação de animação e rig nos personagens. O arquivo está em uma pasta chamada "motionbuilder2014" e traz a "GTA 6 Config" relacionada ao "Project Americas", que não há informações detalhadas sobre o que se trata.

🛒Compre a GeForce RTX 4060 no melhor preço!

🛒Compre a Radeon RX 7600 no melhor preço!

Grande prejuízo às empresas

A Rockstar Games já revelou que esses ataques e vazamentos já custaram mais de US$ 5 milhões aos cofres da empresa, conforme apuração da GamesRadar. Esse pode ser um dos pontos que causou atrasos no desenvolvimento de GTA 6, visto que também é mencionado que toda a equipe por trás do game precisou de muitas horas extras para compensar o estrago.

Além da Rockstar, recentemente muitos ataques direcionados às desenvolvedoras estão acontecendo. Outro caso recente foi com a Insomniac Games e a gameplay de Marvel's Wolverine vazada na internet, além de uma tentativa de invasão na Ubisoft, que conseguiu barrar o ataque de forma efetiva.

Continua após a publicidade

Fonte: Insider GamingGamesRadar