Publicidade

CEO do XBOX pede desculpas após primeiro grande erro no comando da marca

Por  | 

Compartilhe:
Edição/Gabriel Cavalheiro, Canaltech
Edição/Gabriel Cavalheiro, Canaltech

A CEO do XBOX, Asha Sharma, pediu desculpas à comunidade da marca no X na última sexta-feira (29) após a revelação de que a empresa irá exibir os logos dos concorrentes em anúncios de jogos durante o XBOX Game Showcase 2026 + Gears of War E-Day Direct.

O presidente de conteúdo e estúdios do XBOX, Matt Booty, revelou a estratégia de incluir outras plataformas nos trailers durante o podcast oficial do XBOX, também na última sexta. Fãs da marca, em especial no X, criticaram a decisão e citaram exemplos da Sony excluindo o XBOX de anúncios third-party multiplataforma.

“Vendo o feedback sobre os logos. Foi um erro, e eu assumo a responsabilidade”, escreveu Sharma em resposta a um tweet do influente membro da comunidade do XBOX, Klobrille. “Estamos discutindo sobre como ajustaremos isso para futuros eventos do XBOX”.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A decisão de mostrar logos de concorrentes em anúncios no XBOX Game Showcase 2026 acontece num momento de pressão sobre a exclusividade da divisão de plataformas da Microsoft. Muitos usuários tomaram uma posição de “ou vai ou racha”. Alguns afirmaram que, se a marca não voltar atrás na questão dos exclusivos, todas as mudanças positivas que Sharma trouxe desde que assumiu o cargo de CEO irão por água abaixo.

Seeing the feedback on logos. It was a miss, and I own it. We are talking about how we adjust for future XBOX shows. — ASHA (@asha_shar) May 29, 2026

Nesse sentido, Asha Sharma já afirmou que vai avaliar a estratégia de exclusivos do XBOX. No entanto, a executiva enfrenta o dilema entre agradar à comunidade e revitalizar o hardware do XBOX para torná-lo competitivo no mercado, ao passo que abre mão do mercado do PlayStation, que se mostrou forte com o lançamento de Forza Horizon 5.

O XBOX deveria voltar com exclusivos?

Um dos maiores pedidos dos fãs de XBOX no portal oficial de feedbacks, o XBOX Player Voice, é a volta dos exclusivos. Embora a exclusividade de jogos da casa ainda seja uma incógnita dentro dos corredores da divisão de games da Microsoft, Asha Sharma tem sido uma fagulha de esperança para os jogadores que ainda acreditam no “retorno do XBOX”.

Listamos 5 sinais de que o XBOX está tentando voltar às origens. Apesar de estar há apenas três meses na liderança da marca, Sharma tem sido bastante proativa em relação a mudanças de marketing, estratégia, software e hardware.