CEO da Microsoft confirma: novo Xbox será um "PC híbrido"
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou em entrevista ao canal TBPN nesta semana que a principal concorrência do Xbox não são outras companhias de jogos, mas sim plataformas de vídeos curtos, como o TikTok e outras mídias que competem pela atenção e tempo dos usuários.
- Vale a pena comprar um Xbox Series em 2025 ou é cilada?
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
A fala reforça um comentário do presidente de conteúdo e estúdios de jogos do Xbox, Matt Booty, que afirmou que a maior concorrência da marca não é outro console, mas sim o "TikTok e filmes".
“Mais importante, o modelo de negócios de jogos tem que ser onde tenhamos que inventar talvez algumas novas mídias interativas também, porque, afinal, a concorrência dos jogos não são outros jogos. A concorrência dos jogos é o vídeo de formato curto”, contou Nadella.
O chefão da Microsoft também indicou que o próximo Xbox será de fato um PC híbrido: “Queremos fazer um trabalho inovador no lado do sistema, no console e no PC. E é meio engraçado que as pessoas pensem no console e no PC como duas coisas diferentes.”
Falando do Xbox clássico, Nadella comentou: "Nós construímos o console porque queríamos construir um PC melhor, que pudesse então ter um bom desempenho para jogos. E então eu meio que quero revisitar um pouco desse senso comum.”
"Então, estou realmente ansioso pelo próximo console, pelos próximos jogos de PC." — Satya Nadella.
Xbox passa por turbulência
O mês de outubro de 2025 foi bastante conturbado para a divisão Xbox. No início do mês, a Microsoft anunciou uma reformulação do seu carro-chefe, o Xbox Game Pass. O serviço de assinatura agora engloba o Ubisoft Classics e Clube Fortnite, mas com um aumento de preços expressivo, principalmente no plano Ultimate que agora custa R$ 120/mês.
Outro fator que gerou polêmica foi o lançamento do ROG Xbox Ally, que ainda não chegou ao Brasil pela ASUS ou Microsoft, mas já está nas mãos de algumas importadoras. O problema é o preço, que pode chegar ao valor de um carro no modelo mais parrudo do sistema portátil.
Na última sexta-feira (24), o Halo Studios anunciou Halo: Campaign Evolved, remake do primeiro jogo da franquia desenvolvido na Unreal Engine 5 que chega ao PC, Xbox e, pela primeira vez na série, ao PlayStation 5.
A revelação colocou a viabilidade do hardware Xbox em xeque novamente, já que este não prioriza mais exclusivos. O próprio Satya Nadella falou ao TBPN que “Portanto, queremos ser uma publisher fantástica, semelhante em abordagem ao que fizemos com o Office.”
Leia também no Canaltech:
-
Xbox Magnus não cobrará para jogar online e recebe toneladas de novidades
- "É realmente uma nova era": Xbox confirma futuro multiplataforma de Halo
- "Roda tudo": Próximo Xbox pode ter Steam, Epic e até jogos do PlayStation
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?