Call of Duty: Black Ops 6 pode trazer até 4 milhões de assinantes ao Game Pass
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •
Analistas apontam que o lançamento de Call of Duty: Black Ops 6 no Xbox Game Pass Ultimate e no PC Game Pass pode trazer um grande salto no número de assinantes do serviço da Microsoft. Diferentes estudos indicam crescimento de até 10%.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 9 grandes polêmicas na franquia Call of Duty
- Call of Duty: Black Ops 6 terá opção paga com áudio aprimorado
- Quanto tempo dura a campanha de Call of Duty: Black Ops 6?
O chefe da Wedbush, Michael Pachter, afirmou ao GamesIndustry.biz que será uma “faca de dois gumes”. Para ele, a presença do jogo dentro do serviço pode resultar em até 6 milhões de unidades que não serão vendidas - baseado na ideia de que 25% dos assinantes podem adquirir o título ou já o compraram, independentemente da sua chegada no Game Pass.
Porém, Pachter afirma que isso também pode resultar em um grande impulsionamento no número de assinaturas. Ele revela que de três a quatro milhões de jogadores podem assinar o serviço apenas para jogar Call of Duty: Black Ops 6.
É importante levar em consideração que a porcentagem é baseada na última declaração da chefe da divisão de comunicações da Xbox, Kari Perez. Em fevereiro de 2024, ela afirmou que o Xbox Game Pass tinha 34 milhões de assinantes. Não foi divulgado se houve um aumento ou queda expressiva desde então.
Também é válido notar que o sucesso de Call of Duty: Black Ops 6 no Game Pass depende da forma como será o desempenho do jogo ao longo dos próximos meses, com a Microsoft trabalhando para trazer conteúdo que mantenha o público em seu serviço.
Migrando de assinatura por Call of Duty
Já o analista da divisão gaming da Ampere, Pier Harding-Rolls, afirma que podemos ver uma grande migração de assinantes dos planos inferiores para o Xbox Game Pass Ultimate por causa de Call of Duty: Black Ops 6.
Vale ressaltar que o jogo está disponível apenas no plano “Ultimate”, com os assinantes do Game Pass Core e do Game Pass Standard sem acesso ao lançamento. Assim como Pachter, Harding-Rolls acredita que o lançamento do título pode fazer as vendas caírem, mas há outras formas de obter monetização com o jogo da Activision Blizzard.
“A remoção dos testes de 14 dias por US$1 é um indicativo de que a Microsoft precisa maximizar o retorno de receita de suas assinaturas com a introdução de uma das maiores franquias dos games no lançamento”.
O analista da Ampere também aponta que a Microsoft pode enfrentar dificuldades financeiras com a estreia do novo título da Activision, mas que tudo dependerá da forma como vão lidar com isso.
“Não há dúvidas de que a adição do último Call of Duty será caro para a Microsoft, ao menos inicialmente. Porém, a franquia tem um histórico de crescimento na forma de jogo como serviço e que monetiza fortemente in-game. A Microsoft está trocando as vendas do jogo por uma maior audiência, que pode gastar no próprio jogo”.
Maior audiência com Black Ops 6
Já Brett Hunt, analista de mercado da Newzoo, destaca que Call of Duty: Black Ops 6 pode atrair mais jogadores do que Modern Warfare 3, lançado em 2023. No entanto, ele acredita que isso não está diretamente associado com a inclusão do game no Game Pass.
“A linha Black Ops sempre foi bem-recebida e com uma campanha mutuamente exclusiva de Modern Warfare, novos movimentos no sistema multiplayer e o retorno do Modo Zumbis, isto pode representar números mais próximos aos vistos em Modern Warfare 2 do que no 3”.
De acordo com a própria Newzoo, Call of Duty: Modern Warfare 2 teve uma base mensal de jogadores ativos de 21,7 milhões apenas nos Estados Unidos. Já Modern Warfare 3 atingiu pico com 12 milhões de jogadores ativos.
Pressão para fazer dar certo
Os analistas consultados concordam em um ponto: o sucesso de Call of Duty: Black Ops 6 no Game Pass dependerá apenas de como a Microsoft manterá o público de assinantes. Dr Serkan Toto, da Katan Games, acredita que isso representa uma grande pressão interna:
“Todos sabemos que a divisão gaming da Microsoft não teve um crescimento como o esperado, por isso que concordaram em adquirir a Activision Blizzard para começo de conversa. Agora a pressão na Xbox está altíssima: se Call of Duty não fizer o modelo de negócios do Game Pass funcionar, o que poderia fazer?”.
Para o profissional, o momento é delicado e Call of Duty: Black Ops 6 pode trazer tanto glória quanto a ruína para o que a Microsoft está propondo no serviço de assinatura:
“Se Black Ops 6 não atingir as expectativas, as coisas se tornarão bem sombrias e rapidamente. Também me questiono se Black Ops 6 conseguirá reter os assinantes a longo prazo ou se os números terão uma nova grande queda no início de 2025, após a hype inicial acabar”.
Fonte: GamesIndustry.biz