Publicidade

Brasileiros criam versão de Wordle com palavras de games

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Fevereiro de 2022 às 18h05

Link copiado!

Montagem/Felipe Goldenboy/Canaltech
Montagem/Felipe Goldenboy/Canaltech

O Wordle — e suas versões aportuguesadas, o Termo e o Letreco — se tornou um dos maiores fenômenos dos games neste ano. Agora, temos mais uma versão “diferentona” do jogo: o START, apenas com palavras relacionadas ao mundo dos games.

O jogo foi produzido por quatro brasileiros: Matheus “Toad Geek” Gonçalves, Dori Prata, Bruno Julião e Vitor Leonel. Eles divulgaram o game na terça-feira (22) por meio das redes sociais.

Continua após a publicidade

Funciona assim: você precisa adivinhar uma palavra de cinco letras em até seis tentativas. A cada chance, você recebe algumas dicas: quando a letra fica destacada em verde, significa que ela está no lugar correto; já em amarelo, significa que a letra pertence à palavra, mas não naquela posição. É sempre uma palavra por dia, e não dá para refazer o desafio.

Em entrevista por e-mail ao Canaltech, Matheus explicou que todos da equipe já estavam viciados nesse tipo de jogo, que ganhou inúmeros clones sobre os mais variados temas. Porém, eles não viram nada com a temática de jogos até então.

"A ideia de criar um clone do Wordle surgiu numa conversa entre Dori Prata e eu num grupo do Telegram, em que conversamos videogames quase todos os dias. A gente estava falando sobre como estamos gostando muito de vários Wordles que estão sendo criados, mas que até agora a gente não tinha achado nenhum que era focado em games. Então: por que não criar um? E foi aí que a gente começou a trabalhar nisso. For fun! [por diversão]"
Continua após a publicidade

O desenvolvimento do game levou "algumas semanas de trabalho", desde a concepção até a divulgação ao público. Cada um ficou responsável por uma parte: por exemplo, Matheus, que é desenvolvedor, ficou com a programação; Dori, com os logos e imagens; Vitor, com o design e experiência do usuário a partir de front-end e CSS.

"Mas todos nós passamos a maior parte do tempo em modo de pesquisa dos termos de 5 letras. Essa foi a parte que demorou mais tempo", explica.

"Depois, tentamos balancear termos que eram muito difíceis e termos que são mais fáceis. Tem que ter algum desafio, para tornar a coisa mais interessante. Mas a gente já está trabalhando em um modelo que possa oferecer dicas para essas palavras mais cascudas. Para quem quiser usar, vai ser opcional."

START está disponível de graça para navegador aqui.

Continua após a publicidade