Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Friday | Venda de jogos digitais caiu 10% em relação a 2019

Por| 03 de Dezembro de 2020 às 09h09

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

Análise do SuperData aponta queda na venda de jogos digitais durante a Black Friday e a Cyber Monday, no final de novembro. Segundo o relatório da empresa, houve redução de 10% na receita global no comparativo anual.

O período fraco é relativo principalmente às vendas de games e produtos para consoles, com redução de 13% em comparação ao ano passado. Contudo, o mercado de jogos para PCs viu crescimento de 6% comparado à Black Friday de 2019.

Pela análise do grupo, a questão envolve o lançamento da nova geração de consoles. Os aparelhos chegaram pouco antes da época de promoções, fazendo que com que as compras no setor fossem antecipadas.

Continua após a publicidade

“Entretanto, alguns jogadores parecem estar esperando para pegar um novo console somente depois do lançamento de grandes jogos. Para ter a experiência do jogo da melhor forma possível, estão segurando a compra das versões de PlayStation 4 e Xbox One”, aponta a análise do grupo.

Outra questão que pode ter feito as vendas caírem no período são os serviços de assinatura. O SuperData aponta os números do Game Pass, serviço de assinaturas da Microsoft que dá acesso a uma biblioteca de jogos para Xbox e PC. Com isso, o público pode ter preferido assinar o plano anual do serviço em vez de comprar os títulos individualmente. A Microsoft registrou, em outubro deste ano, aumento de 216% no número de assinantes comparado ao mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, a empresa ainda aponta que a receita total do setor na temporada de final de ano está em crescimento. O relatório mostra que principalmente conteúdos extras in-game tiveram um aumento de receita no ano: até outubro de 2020, eles foram responsáveis por 89% da receita de jogos digitais.

Continua após a publicidade

A expectativa dos analistas é de que o bom momento continue até o final do ano, com a temporada de festividades. O setor de vendas digitais também deve crescer, com a expectativa de que não será possível presentear amigos e familiares com versões físicas por conta do distanciamento social.

Fonte: SuperData