Publicidade

BGS 2025: Nintendo fala sobre localização de jogos e futuro no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo sempre esteve muito presente no mercado brasileiro de jogos e reforça seu compromisso com o público em grandes eventos, como na BGS 2025. Na última quinta-feira (9), o Canaltech entrevistou a representante da companhia, Pilar Pueblita.

Na ocasião, ela nos falou sobre a importância de estarem alinhados com as expectativas do público e revelou que a companhia quer recuperar o tempo perdido depois de sua saída do Brasil em 2015. 

“Este é um dos maiores eventos da América Latina para a indústria gaming e estamos aqui. E o que fazemos é estarmos perto dos consumidores brasileiros, com os fãs da Nintendo no Brasil”, afirma Pueblita.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Big N busca oportunidades de se reaproximar do público, com ações em diversos momentos de sua trajetória. Se a BGS 2025 marcou o primeiro evento público que trouxe o Nintendo Switch 2 ao país, também reforça que não foi a única razão para celebrarem neste ano.

“Participamos de eventos diferentes aqui no Brasil. Estivemos também na gamescom latam em maio, com nosso estande e uma bela forma de dizer ‘muito obrigado’ à geração Nintendo Switch — porque foi logo antes do lançamento do novo videogame”, revela a representante da Big N.

Recentemente a companhia também anunciou o Nintendo Mall Tour América Latina, uma iniciativa em que leva diversas experiências com seus jogos e consoles para dentro de shopping nos países que integram a região.

Claro, o Brasil não poderia ficar de fora e eles trarão as atividades para algumas cidades de todo o país — que também inclui municípios fora do eixo Rio-São Paulo.

“Ela ocorrerá em 5 cidades no Brasil (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo). A comunidade, fãs da Nintendo e jogadores, não apenas de SP ou RJ, pode nos encontrar em outras 3 cidades do país. Esta é a forma como buscamos nos aproximar de todos”, reforça Pilar Pueblita.

Nintendo e localização de jogos

Outro aspecto importante é que a Nintendo honrou seu compromisso e trouxe vários de seus jogos localizados em português brasileiro nos últimos anos. De Super Mario Wonder a Donkey Kong Bananza, vários games vieram legendados e com os menus traduzidos.

Continua após a publicidade

Para Pilar Pueblita, este tipo de trabalho também ajuda a Nintendo a alcançar o coração do público conforme os novos jogos são lançados — tanto para o primeiro Switch quanto para o Switch 2.

“Outro caminho importante para mostrar que queremos estar próximos aos fãs do Brasil é com a localização dos jogos. Alguns de nossos títulos, basicamente a maioria dos títulos lançados no Nintendo Switch 2 até hoje, chegam em português brasileiro”, afirma a representante.

E ela promete que o suporte não vai parar por aí. Mais games chegarão em nosso idioma nos próximos meses, com uma apresentação digna para o público do Brasil.

“Isto também vale para alguns dos jogos que traremos para 2025. Vou citar dois, Kirby Air Riders que chegará em novembro e o maior deste 2º semestre: Metroid Prime 4: Beyond, que estará disponível em dezembro. Ambos receberão localização”, reforça Pilar Pueblita.
Continua após a publicidade

No entanto, este mesmo tratamento não é visto em Pokémon Legends Z-A — o mais recente lançamento da Nintendo. Porém, de acordo com a representante, esta questão envolve outros parceiros da companhia.

“Esta é uma questão que vocês devem fazer para o time da The Pokémon Company. Eles já mencionaram que planejam expandir a localização para diferentes línguas, mas o que acontece para não trazerem em português brasileiro deve ser perguntado diretamente a eles”, aponta Pueblita.

Entre os 14 jogos disponíveis no estande da Nintendo na BGS 2025 para o público jogar, 13 estavam localizados em nossa linguagem. Porém, nenhum deles era Pokémon Legends Z-A, que estava presente de forma tímida (apenas com um vídeo) na área de Pokémon: Experiência Mega Evolução. 

Continua após a publicidade

Nintendo Switch 2 em estoque

O Nintendo Switch 2 teve um lançamento movimentado e as reposições de estoque demoraram por algum tempo. Com a chegada da Black Friday e das festas de fim de ano, eles planejam manter o videogame nas prateleiras das principais lojas do Brasil.

Para Pilar Pueblita, a parceria que existe entre a Big N e a Solutions 2 Go busca evitar que o console híbrido falte para o público no Brasil.

“Estamos trabalhando muito próximos à Solutions 2 Go, que distribui o produto aqui no país, em busca de manter o estoque sempre ativo”, diz a representante.
Continua após a publicidade

Com a expectativa de grandes vendas no último trimestre de 2025, eles reforçam a sua presença no mercado nacional e dizem que vamos ver o Nintendo Switch 2 nas lojas.

“O que estamos fazendo é trazer o produto ao Brasil. E é algo que queremos reforçar no início das festas de fim de ano, que vai da Black Friday ao Natal”, afirma Pueblita.

Apesar do novo videogame ser muito importante, ela também diz que é um excelente período para quem busca o seu antecessor. De acordo com suas informações, o primeiro Nintendo Switch ainda traz grandes oportunidades.

Continua após a publicidade
“Teremos o Nintendo Switch 2, com o bundle de Mario Kart World, mas no Brasil também temos o Nintendo Switch OLED com 3 meses da assinatura online e o jogo digital de Super Mario Bros. Wonder para todos ainda buscam o anterior. Esta é uma oportunidade de buscar o grande catálogo de títulos que ele tem”, diz a representante da Big N.

Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, o console continua a vender como água e até cativar os jogadores de formas diferentes do novo. Vale notar a tendência do público migrar de Mario Kart World para Mario Kart 8 Deluxe — o que surpreendeu bastante o mercado.

De acordo com Pilar Pueblita, ele ainda tem forças e continuará recebendo suporte por um longo tempo: seja para seu sistema ou com o lançamento de jogos para a plataforma.

“O Nintendo Switch continua em alta aqui e eles estarão amplamente disponíveis, assim como os jogos físicos. Temos planos de lançar os cartuchos de nossos próximos títulos, como Pokémon Legends Z-A. Ele terá uma edição física lançada no Brasil”, aponta a representante.
Continua após a publicidade

Porém, ela finaliza com a mensagem de que Pokémon Legends Z-A não será o último que veremos em 2025. Mais títulos virão ao Brasil com versões físicas.

“Para o lançamento de Metroid Prime 4: Beyond, traremos duas versões. A de Nintendo Switch e de Nintendo Switch 2. Isto é o que planejamos para as lojas brasileiras. E é algo que recomendo que vá atrás”, diz Pueblita.

Leia também no Canaltech: