Publicidade

Battlefield 6: Ex-diretor acusa EA de omitir seu nome e equipe dos créditos

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Electronic Arts
Divulgação/Electronic Arts

Em uma publicação no LinkedIn da última segunda-feira (20), o ex-diretor de Battlefield 6, Marcus Lehto, acusou a Electronic Arts de omitir ou não atribuir os nomes de desenvolvedores nos créditos do FPS de forma correta. Nem o próprio nome do ex-diretor foi atribuido, apesar de dirigir um estúdio antes de deixar a empresa no ano passado.

Battlefield 6 envolveu várias equipes, como DICE, Ripple Effect e Criterion Games. Entre todas elas estava a Ridgeline Games, responsável pela campanha do jogo, onde Lehto atuava como vice-presidente e gerente geral.

A Ridgeline Games foi fechada em 2024, pouco depois de o ex-diretor deixar a companhia. Depois do fechamento, a Criterion Games ficou responsável por finalizar a campanha de Battlefield 6. No entanto, os desenvolvedores originais do modo campanha, ou não foram creditados de forma correta ou foram omitidos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
"Estou decepcionado por ver que muitos dos meus antigos colegas de equipe da Ridgeline Games não foram devidamente creditados no recente lançamento de Battlefield 6", afirmou Lehto em tom de desabafo na publicação.

Segundo o ex-diretor, a maioria dos desenvolvedores da Ridgeline Games foi listada em uma seção de Agradecimentos Especiais no final dos créditos, apesar de terem trabalhado na fundação do jogo incansavelmente por um a dois anos e meio.

Lehto também revela que muitos nomes foram totalmente omitidos, incluindo o seu próprio. O ex-executivo da Electronic Arts publicou uma imagem com os devidos créditos aos produtores, entre eles Andres Naranjo e Rohan Knuckey da equipe de arte, Jessica Moore e Dan Carr do time de engenharia, e seu próprio nome e cargo.

Todos eles tinham sido omitidos dos créditos originais de Battlefield 6, além de outros desenvolvedores que agora foram atribuídos a cargos e suas contribuições no jogo.

"O desenvolvimento de jogos é um esforço de equipe, e todo colaborador merece um reconhecimento justo", finaliza o ex-diretor da Ridgeline Games.

Battlefield 6 é um sucesso

O reconhecimento devido aos envolvidos pela contribuição em Battlefield 6 é ainda mais importante pelo fato de que o jogo vem fazendo um enorme sucesso desde o seu lançamento em 10 de outubro deste ano.

Continua após a publicidade

O FPS já vendeu mais de 7 milhões de unidades e ultrapassou a marca de 740 mil jogadores simultâneos na Steam em seu lançamento.

Battlefield 6 inicia um novo passo na franquia, que vinha deslizando desde o quinto título da linha principal, passando pelo desastroso Battlefield 2042, e agora representando uma verdadeira ameaça para Call of Duty no mercado de shooter de alta performance.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Fonte: LinkedIn