Publicidade

Baldur’s Gate 3 | Você pode ser banido do Xbox se compartilhar cenas de sexo

Por| 04 de Janeiro de 2024 às 10h51

Link copiado!

Larian Studios
Larian Studios

Alguns jogadores de Xbox estão sendo banidos da rede da Microsoft após compartilharem capturas de Baldur’s Gate 3 feitas no próprio console. Segundo relatos surgidos em fóruns e nas redes sociais, a divulgação de imagens e vídeos de conteúdo sexual presente dentro do jogo está sendo punida —  algo que incomodou a equipe da Larian Studios, responsável pelo RPG.

“Vimos relatos de que alguns jogadores foram banidos ou tiveram problemas com Xbox por compartilharem screenshots/vídeos de conteúdo de gameplay”, escreveu no X (o antigo Twitter) Michael Douse, diretor de publicação do estúdio. “Estamos conversando com a Microsoft e investigando o caso. Irritante e nada legal”.

Continua após a publicidade

O comentário do executivo veio principalmente após um jogador relatar ter sido banido em um ano da plataforma social do Xbox. Após a divulgação do caso, outros casos semelhantes começaram a aparecer, mostrando não ser apenas um caso isolado.

Os banimentos parecem ser reflexo de um atrito entre as políticas de publicação do Xbox com o tipo de conteúdo que Baldur’s Gate 3 oferece. Eleito o jogo do ano em 2023 no The Game Awards, o título oferece uma liberdade impressionante para que o jogador faça o que ele quiser, inclusive se envolver sexualmente com outros personagens — incluindo um urso. E parece que é esse tipo de cena que está gerando as punições.

Continua após a publicidade

Só que a Microsoft sempre foi muito severa nas suas regras do que pode o que não pode ser compartilhado na rede do console, até por saber que há muitos menores de idade dentro de seu ecossistema. Assim, o que parece estar acontecendo é que as capturas dos romances de Baldur’s Gate 3 estão sendo enquadradas em conteúdo sexual proibido.

O problema é que, do ponto de vista do jogador e da própria Larian Studios, não há nada de errado sendo feito. Afinal, as pessoas não estão fazendo nada para burlar as regras do Xbox, apenas compartilhando cenas que estão presentes no jogo, sem qualquer tipo de alteração ou coisa do tipo. Em resumo, é como se Baldur’s Gate 3 estivesse indo contra as políticas da Microsoft, o que parece ter causado a saia-justa entre as duas empresas.