Assassin's Creed fora de controle: líder da franquia abandona a Ubisoft
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Marc-Alexis Côté, líder da franquia Assassin’s Creed, está de saída da Ubisoft. Membros de sua equipe receberam um e-mail para tratar sobre o assunto nesta terça-feira (14).
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Ubisoft
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
A saída ocorre em meio a uma reestruturação que direcionará a franquia para a Vantage Studios, que tem 25% de suas ações pertencentes à Tencent. Ela também será a responsável por outras grandes marcas da produtora, como Far Cry e Rainbow Six.
A partida do líder da franquia Assassin’s Creed não parece ter sido pacífica. Os chefes da Vantage Studios afirmam, no e-mail, que toda a equipe precisa estar “alinhada” aos objetivos que foram estabelecidos — o que quer que isso signifique.
Ao IGN, um representante da Ubisoft afirma que o time tem a competência para manter a qualidade dos projetos após a saída de Marc-Alexis Côté:
“Após a reestruturação organizacional anunciada em março de 2025, Marc-Alexis Côté escolheu seguir um novo caminho longe da companhia. Enquanto estamos tristes em vê-lo partir, estamos confiantes que nossa talentosa equipe levará o trabalho adiante com uma forte base que ele ajudou a construir”.
“Estamos profundamente gratos pelo impacto que Marc-Alexis causou ao longo dos anos, particularmente ao moldar a franquia Assassin’s Creed para o que ela é hoje. Sua liderança, criatividade e dedicação deixaram uma marca em nosso time e nos jogadores. Agradecemos de forma sincera suas contribuições e desejamos seu contínuo sucesso nos futuros projetos”.
Assassin’s Creed sem direção
Apesar da bela mensagem, o e-mail da Ubisoft para os demais funcionários não possui toda esta gratidão ao líder da franquia Assassin’s Creed. O co-CEO da Vantage Studios, Christophe Derennes, diz estar “desapontado” com a decisão.
Ele também revela que o ex-companheiro de equipe tinha “suas próprias expectativas e prioridades relacionadas à direção criativa e futuro da Vantage Studios”. Essa linguagem corporativa geralmente indica que houve divergências criativas e discussões sobre mudanças bruscas que a nova gestão deseja instituir na marca.
Não foi revelado pelo estúdio ou pela Ubisoft quem cuidará de Assassin’s Creed a partir de agora. Mais informações devem ser divulgadas em um breve futuro, já que ainda há projetos em andamento e a série não ficará sem direção por muito tempo.
A trajetória de Marc-Alexis Côté
O antigo líder da franquia Assassin’s Creed começou a trabalhar na Ubisoft em 2005 como engenheiro de software. Seu primeiro grande projeto foi em Prince of Persia: The Forgotten Sands (2010), como líder de programação de engine.
Depois disso ele trabalhou em Assassin’s Creed: Brotherhood (2010) como designer-chefe de níveis. A partir deste ponto, ele ganhou relevância e se tornou o diretor de Assassin’s Creed 3 (2012).
Ele foi responsável por muitos projetos relacionados à franquia através da Ubisoft Quebec, como Assassin’s Creed Syndicate e Odyssey. Foi nas suas mãos que o projeto Assassin’s Creed Hexe (ainda não lançado) nasceu.
É válido lembrar que, mesmo sem estar envolvido em Assassin’s Creed Shadows, foi ele o responsável por defender a presença de Yasuke como personagem jogável na trama — com argumentos sobre o contexto histórico e sua jornada contra as reclamações de uma parcela dos fãs nas redes sociais.
Leia também no Canaltech:
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- 8 franquias que queremos de volta no Xbox Magnus
- 10 franquias que queremos de volta no PlayStation 6
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.