Aprenda como usar o Steam para transmitir suas partidas online

Por Sérgio Oliveira

Twitch e YouTube são as principais plataformas de transmissão de gameplay da atualidade. Integradas aos principais consoles do mercado, elas disputam a preferência não só do público, como também daqueles que fazem dessa atividade seu principal hobby ou sustento.

O que talvez pouca gente saiba é que também é possível fazer essas transmissões utilizando o Steam, a plataforma de distribuição digital de jogos mais popular do momento. A partir do cliente instalado no PC, o gamer tem a sua disposição várias opções para iniciar a transmissão em poucos cliques, sem a necessidade de equipamento adicional ou configurações mirabolantes.

Ficou interessado? Então aprenda agora como utilizar o Steam para transmitir suas partidas online.

Configure sua conta para as transmissões

Antes de qualquer coisa, é importante configurar sua conta corretamente para dar início às transmissões. Com o cliente do Steam aberto, clique em "Steam" no menu superior e logo em seguida em "Configuração".

Acesse o menu de configurações para setar as definições de transmissão do Steam

Acesse o menu de configurações para setar as definições de transmissão do Steam (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Na janela que foi aberta, clique na opção "Transmissão Steam" na lista à esquerda para abrir a tela de configurações de streaming.

Na lista à esquerda, escolha a opção de transmissão Steam

Na lista à esquerda, escolha a opção de transmissão Steam (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por padrão, esta tela exibirá a opção "Transmissão desativada" selecionada. Clique sobre a lista de opções e selecione uma das três opções que seguem.

Por padrão, as transmissões vêm desativadas. Escolha a opção de privacidade que melhor atende às suas necessidades

Por padrão, as transmissões vêm desativadas. Escolha a opção de privacidade que melhor atende às suas necessidades (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A primeira delas, "Amigos podem solicitar para me assistir jogar" restringe sua transmissão para aquelas pessoas que você tem adicionadas à sua lista de amigos. Mesmo assim, elas só poderão assistir à sua jogatina depois que você aceitar uma solicitação. Já a opção "Amigos podem me assistir jogar" abre a transmissão para todas as pessoas da sua lista de amigos sem que elas tenham de pedir para assistir a partida.

Por fim, a última alternativa "Qualquer um pode me assistir jogar" abre sua transmissão para todo o público da comunidade. Isso significa que qualquer pessoa que esteja navegando pela seção "Transmissão" do hub do game poderá conferir como você está jogando mesmo que vocês não sejam amigos.

Defina a qualidade das transmissões

Agora que você definiu quem poderá assistir aos seus gameplays, é chegada a hora de setar a qualidade de transmissão das partidas. Neste ponto, é importante levar em consideração o poder de fogo do seu computador e da velocidade da sua conexão com a internet, caso contrário a qualidade do vídeo, do áudio e do jogo em si será afetada.

Em "Dimensões do vídeo" você define a resolução da transmissão.

É possível definir o aspecto de transmissão do seu gameplay nesta opção

É possível definir o aspecto de transmissão do seu gameplay nesta opção (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Ao todo são quatro opções, que vão desde a mais básica (360p) até a Full HD (1080p). Infelizmente, a Valve não disponibilizou nenhuma ferramenta que auxilie a medir o impacto dessa escolha no desempenho geral do computador. Por causa disso, é essencial que você conheça as especificações do seu PC para escolher a opção correta e não acarretar em queda de performance da máquina.

Vale ressaltar que essa é uma escolha que também depende bastante do jogo que será executado. Por exemplo, transmitir Terraria em 1080p não provoca o mesmo impacto que um título como The Division causaria. Portanto, pondere e escolha sabiamente.

Na sequência, em "Taxa de transmissão máxima" você define o máximo que sua transmissão poderá consumir da sua conexão. É essa escolha que define a qualidade geral que o vídeo chegará até seus espectadores. Por exemplo: se você fizer uma transmissão a 1080p e limitar a taxa máxima de transmissão em 750 kbit/s, as pessoas que lhe assistirem verão uma tela de 1920 x 1080 pixels, mas um vídeo granulado e pixelado.

Nesta opção você define o quanto a transmissão poderá consumir da sua conexão. Quanto maior o limite, melhor a qualidade do vídeo que será recebido pelos espectadores

Nesta opção você define o quanto a transmissão poderá consumir da sua conexão. Quanto maior o limite, melhor a qualidade do vídeo que será recebido pelos espectadores (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A dica é fazer esse ajuste de acordo com sua velocidade de conexão. Caso ela seja de mais de 60 Mbps, utilizar a taxa máxima de 3500 kbit/s não afetará o desempenho da máquina. No entanto, se você não tiver certeza sobre qual será o comportamento do PC, decida por um valor intermediário e vá testando até encontrar a opção ideal.

Todas essas escolhas podem ser refinadas por sua escolha em "Otimizar codificação para". Aqui você pode definir se a prioridade será fazer uma transmissão com melhor qualidade ou o desempenho da máquina. Mais uma vez, a Valve ainda não disponibilizou uma ferramenta que auxilie a decidir qual a melhor opção para as especificações técnicas de cada máquina; então o jeito é testar cada uma e ver qual se encaixa melhor.

Aqui você define qual deve ser a prioridade da transmissão. Escolha entre qualidade de vídeo ou desempenho da máquina

Aqui você define qual deve ser a prioridade da transmissão. Escolha entre qualidade de vídeo ou desempenho da máquina (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

A próxima opção é "Posição da conversa de espectadores", onde você pode definir onde a janela de bate-papo das transmissões ficará posicionada. Escolha a que mais lhe agrada ou opte por desabilitá-la clicando em "Desativada".

Defina onde a janela de bate-papo deve ficar posicionada ou simplesmente a desabilite

Defina onde a janela de bate-papo deve ficar posicionada ou simplesmente a desabilite (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por fim, há duas opções que permitem que você escolha o que os espectadores poderão ver quando sua transmissão entrar ao vivo. Por padrão, o Steam só transmitirá o vídeo e o áudio vindos do game que você estiver jogando. Nesse caso, será exibida uma mensagem de "Aguarde" quando você alternar para uma outra janela.

Você também pode optar por transmitir apenas a tela e o som do jogo, ou tudo o que rolar no seu computador

Você também pode optar por transmitir apenas a tela e o som do jogo, ou tudo o que rolar no seu computador (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para mudar isso, basta selecionar pelo menos uma das duas opções destacadas na imagem acima. Com ambas marcadas, toda e qualquer ação que você fizer enquanto a transmissão estiver ativa será mostrada aos espectadores.

Configure seu microfone

Poucas coisas são tão monótonas quanto uma transmissão de gameplay sem os comentários de quem está jogando. Para não deixar seus espectadores no vácuo, você precisará configurar o microfone do seu computador. Para isso, marque a opção "Gravar microfone" e depois clique em "Configurar microfone".

É chegada a hora de configurar o microfone do seu computador

É chegada a hora de configurar o microfone do seu computador (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

O processo é bastante semelhante à configuração de microfone do Skype e do próprio Windows. Para iniciar, clique no botão "Alterar dispositivo" para definir qual dispositivo será usado como microfone. Caso ele esteja conectado e habilitado, ele será exibido na lista de dispositivos de áudio do Windows. Confirme a seleção clicando em "Ok, terminei de alterar as configurações".

Escolha qual dispositivo será utilizado para gravar sua fala e confirme a operação no Steam

Escolha qual dispositivo será utilizado para gravar sua fala e confirme a operação no Steam (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Finalmente, há a opção que define se sua voz será transmitida sempre que você falar ou se uma tecla de transmissão deverá ser pressionada antes de você falar. Defina qual delas melhor atende as suas necessidades, incluindo qual tecla usar (se for o caso).

Pronto, depois de todas essas configurações, pressione o botão "OK" para confirmar as alterações. A partir de agora, todas as partidas que você iniciar no Steam serão transmitidas automaticamente para a comunidade. Para garantir que tudo está funcionando perfeitamente, procure por um pequeno ícone no canto superior direito da tela com "Live". Clicando sobre ele você também poderá ver quantas pessoas estão acompanhando a sua jogatina e se o áudio do seu microfone está sendo capturado ou não.

Se tudo der certo, a indicação de que a transmissão está ao vivo aparecerá no canto superior direito da tela do jogo

Se tudo der certo, a indicação de que a transmissão está ao vivo aparecerá no canto superior direito da tela do jogo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Como assistir ao que os outros estão jogando?

Para assistir ao que um amigo está jogando basta abrir sua lista de amigos, clicar com o botão direito do mouse sobre o nome dele e selecionar a opção "Assistir ao jogo". Vale lembrar que essa opção só estará ativada caso seu amigo tenha habilitado as transmissões nas configurações do Steam.

Conferir o que um amigo está jogando é bem simples - basta acessar a lista de amigos e dar dois cliques para acompanhar a jogatina dele

Conferir o que um amigo está jogando é bem simples - basta acessar a lista de amigos e dar dois cliques para acompanhar a jogatina dele (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Você também pode assistir às transmissões públicas de pessoas que não são suas amigas. Para isso, aponte o mouse para "Comunidade" e escolha a opção "Transmissões". Uma lista com todas as jogatinas ao vivo será exibida numa nova tela.

As transmissões públicas podem ser encontradas a partir do menu Comunidade na tela inicial do cliente

As transmissões públicas podem ser encontradas a partir do menu Comunidade na tela inicial do cliente (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Caso não esteja em casa ou não tenha como acessar seu cliente Steam, também é possível acompanhar as partidas alheias a partir do website do Steam. Para isso, basta acessar este link em qualquer navegador.

Também é possível acompanhar transmissões públicas a partir de qualquer navegador web

Também é possível acompanhar transmissões públicas a partir de qualquer navegador web (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Você também poderá alterar a qualidade do streaming clicando na engrenagem no canto inferior direito do player de vídeo. Também é possível bater um papo com quem está jogando usando a seção à direita do player.

O player das transmissões oferece opções de qualidade de vídeo; já a janela de bate-papo fica à direita da transmissão

O player das transmissões oferece opções de qualidade de vídeo; já a janela de bate-papo fica à direita da transmissão (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Limitações

Apesar de toda comodidade e facilidade para transmitir partidas online, o Steam peca por ainda não oferecer o recurso para os clientes OS X e Linux. Há planos para que os dois sistemas recebam a funcionalidade, mas nada com data definida.

Além disso, não é possível adicionar layouts personalizados às transmissões, o que certamente afasta gente mais profisssional que deseja inserir seu logotipo no gameplay. Essa barreira também impede que se adicione imagens de uma webcam, algo bastante utilizado atualmente durante os streamings ao vivo. Se você sentir essa necessidade, então o ideal é recorrer a softwares como o XSplit ou até mesmo ao Twitch.

Essas restrições acabam impedindo que a funcionalidade decole e compita de igual para igual com o Twitch e YouTube. Levando em consideração o tamanho da base de usuários do Steam, caberia à Valve dedicar um pouco mais de esforço para aparar algumas arestas e fazer as transmissões na plataforma se popularizarem de verdade. Afinal de contas, ajustar as configurações e transmitir a partir do cliente é algo bastante fácil e que atrai sobretudo os menos experientes.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.