Aprenda a jogar PlayStation 4 no Mac usando o Remote Play

Por Durval Ramos

A nova atualização do PlayStation 4 chegou repleta de novidades. Batizada de Musashi, a versão 3.50 do sistema trouxe vários recursos ao console, como a possibilidade de aparecer offline ou de ser notificado quando algum amigo entrar. No entanto, nenhuma dessas adições é tão significativa quanto a transmissão de conteúdo do videogame para o Mac.

Trata-se do mesmo sistema de Remote Play que a Sony já havia feito com o Vita, mas desta vez focada nos computadores da Apple. Isso posiciona o PS4 mais próximo da integração que a Microsoft estabeleceu entre o Xbox One e o Windows 10, colocando os exclusivos do console também na tela do seu Mac.

Isso não quer dizer, porém, que o Mac vai emular um game de PS4 ou coisa parecida. Na verdade, trata-se de um sistema de transmissão direta pela internet e que cuja qualidade vai depender única e exclusivamente de sua conexão com a internet.

PS4 Remote Play Mac

Se a sua rede é potente o bastante para segurar o tranco, não há qualquer problema. Assim, saiba como utilizar a função Remote Play do PS4 no seu Mac e faça transmissão de jogos direto para o seu computador.

Passo 1

Antes de irmos para o console, é preciso instalar um pequeno arquivo que vai liberar o acesso ao Remote Play no seu sistema. Só lembre-se que a função só está disponível para usuários do OS X 10.10 e OS X 10.11, então de nada adianta instalar os aplicativos em versões anteriores do sistema.

PS4 Remote Play Mac

Se você está dentro das recomendações, clique neste link e selecione a opção Mac. Faça o download do arquivo e execute sua instalação.

Passo 2

Feito isso, é hora de irmos para o PlayStation 4. No videogame, é preciso habilitar a função de uso remoto. Assim, vá até "Configurações" e selecione a opção "Configurações de Conexão para o Uso Remoto".

Dentro dessa nova tela, selecione a opção "Habilitar Uso remoto". Se você já utilizava o Remote Play do PlayStation Vita, é bem provável que o recurso já esteja selecionado, então apenas siga em frente.

PS4 Remote Play

Passo 3

Além disso, tenha certeza de que seu PS4 está ativado como principal. Isso significa que, se você compartilha sua conta com alguém, não poderá usar o Remote Play no Mac. Para confirmar isso, vá na opção "PlayStation Network/Gerenciamento da conta", ainda em Configurações, e escolha o item "Ativar como seu PS4 principal".

Outro preparativo que pode ser útil, embora não seja fundamental, é manter o videogame sempre conectado para que seja possível ligá-lo pelo computador. Assim, vá para "Configurações" > "Configurações de economia de energia" > "Definir os recursos disponíveis no modo de repouso". Em seguida, selecione as opções "Continuar conectado à internet" e "Habilitar opção de ligar o PS4 a partir da rede".

PS4 Remote Play

Isso é importante porque o Remote Play só vai funcionar se o console estiver ligado ou em modo de repouso.

Passo 4

Feito tudo isso, chegou a hora de começar o Remote Play de verdade. Com o seu controle conectado ao Mac a partir de um cabo USB, selecione no computador o aplicativo "Uso Remoto do PS4".

PS4 Remote Play Mac

Passo 5

O sistema vai automaticamente procurar pelo PS4 na sua rede. O processo pode ser um pouco demorado, principalmente da primeira vez. Caso ele apresente algum tipo de problema, você pode selecionar o botão "Registrar manualmente". O aplicativo vai pedir para que você insira um código. No PS4, volte para "Configurações" e "Configurações de conexão para o Uso remoto" e selecione "Adicionar dispositivo".

O PS4 vai gerar um código do pareamento. Insira a sequência de números no Mac e aguarde alguns instantes.

PS4 Remote Play Mac

Passo 6

Se tudo der certo, ele já vai iniciar o Remote Play na tela do seu computador. Assim, basta navegar normalmente como se estivesse diretamente em seu videogame.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.