Aprenda a jogar PlayStation 4 no Mac usando o Remote Play

A nova atualização do PlayStation 4 chegou repleta de novidades. Batizada de Musashi, a versão 3.50 do sistema trouxe vários recursos ao console, como a possibilidade de aparecer offline ou de ser notificado quando algum amigo entrar. No entanto, nenhuma dessas adições é tão significativa quanto a transmissão de conteúdo do videogame para o Mac.

Trata-se do mesmo sistema de Remote Play que a Sony já havia feito com o Vita, mas desta vez focada nos computadores da Apple. Isso posiciona o PS4 mais próximo da integração que a Microsoft estabeleceu entre o Xbox One e o Windows 10, colocando os exclusivos do console também na tela do seu Mac.

Isso não quer dizer, porém, que o Mac vai emular um game de PS4 ou coisa parecida. Na verdade, trata-se de um sistema de transmissão direta pela internet e que cuja qualidade vai depender única e exclusivamente de sua conexão com a internet.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

PS4 Remote Play Mac

Se a sua rede é potente o bastante para segurar o tranco, não há qualquer problema. Assim, saiba como utilizar a função Remote Play do PS4 no seu Mac e faça transmissão de jogos direto para o seu computador.

Passo 1

Antes de irmos para o console, é preciso instalar um pequeno arquivo que vai liberar o acesso ao Remote Play no seu sistema. Só lembre-se que a função só está disponível para usuários do OS X 10.10 e OS X 10.11, então de nada adianta instalar os aplicativos em versões anteriores do sistema.

PS4 Remote Play Mac

Se você está dentro das recomendações, clique neste link e selecione a opção Mac. Faça o download do arquivo e execute sua instalação.

Passo 2

Feito isso, é hora de irmos para o PlayStation 4. No videogame, é preciso habilitar a função de uso remoto. Assim, vá até "Configurações" e selecione a opção "Configurações de Conexão para o Uso Remoto".

Dentro dessa nova tela, selecione a opção "Habilitar Uso remoto". Se você já utilizava o Remote Play do PlayStation Vita, é bem provável que o recurso já esteja selecionado, então apenas siga em frente.

PS4 Remote Play

Passo 3

Além disso, tenha certeza de que seu PS4 está ativado como principal. Isso significa que, se você compartilha sua conta com alguém, não poderá usar o Remote Play no Mac. Para confirmar isso, vá na opção "PlayStation Network/Gerenciamento da conta", ainda em Configurações, e escolha o item "Ativar como seu PS4 principal".

Outro preparativo que pode ser útil, embora não seja fundamental, é manter o videogame sempre conectado para que seja possível ligá-lo pelo computador. Assim, vá para "Configurações" > "Configurações de economia de energia" > "Definir os recursos disponíveis no modo de repouso". Em seguida, selecione as opções "Continuar conectado à internet" e "Habilitar opção de ligar o PS4 a partir da rede".

PS4 Remote Play

Isso é importante porque o Remote Play só vai funcionar se o console estiver ligado ou em modo de repouso.

Passo 4

Feito tudo isso, chegou a hora de começar o Remote Play de verdade. Com o seu controle conectado ao Mac a partir de um cabo USB, selecione no computador o aplicativo "Uso Remoto do PS4".

PS4 Remote Play Mac

Passo 5

O sistema vai automaticamente procurar pelo PS4 na sua rede. O processo pode ser um pouco demorado, principalmente da primeira vez. Caso ele apresente algum tipo de problema, você pode selecionar o botão "Registrar manualmente". O aplicativo vai pedir para que você insira um código. No PS4, volte para "Configurações" e "Configurações de conexão para o Uso remoto" e selecione "Adicionar dispositivo".

O PS4 vai gerar um código do pareamento. Insira a sequência de números no Mac e aguarde alguns instantes.

PS4 Remote Play Mac

Passo 6

Se tudo der certo, ele já vai iniciar o Remote Play na tela do seu computador. Assim, basta navegar normalmente como se estivesse diretamente em seu videogame.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.