Aprenda a baixar seus jogos favoritos em Flash antes que eles sumam da internet

Por Sérgio Oliveira

Há anos ouvimos nos quatro cantos da internet profecias sobre o fim do Flash Player. Agora, mais do que nunca parece que verdadeiramente estamos vendo o popular player multimídia da Adobe entrando no caixão e prestes a ser despachado para o além. Isso porque foi neste ano de 2015 que vimos pela primeira vez grandes navegadores, como o Firefox e o Chrome, se recusando a reproduzir conteúdos que utilizam a tecnologia.

Se esse movimento realmente for levado adiante, não irá demorar muito até presenciarmos jogos e sites inteiros desenvolvidos em Flash desaparecerem. Portanto, se você é fã número 1 dos joguinhos em Flash que rodam aí no seu navegador, é hora de começar a se preocupar com isso.

Por sorte, existe uma maneira bem simples de salvá-los e evitar que seu tempo ocioso se transforme num tédio sem fim. Em apenas três passos, nós ensinamos a baixar seus jogos em Flash favoritos antes que eles sumam da internet.

Preparando o terreno

Geralmente, quem é adepto dos jogos em Flash tem um site preferido para acessar seus títulos prediletos ou até mesmo os deixam salvos como favoritos no navegador. Pois bem, saiba que para baixá-los para o seu computador você precisará acessar um de cada vez.

Super Mario 63 é um dos títulos genéricos mais conhecidos do encanador bigodudo

Super Mario 63 é um dos títulos genéricos mais conhecidos do encanador bigodudo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

No nosso exemplo, baixaremos o Super Mario 63 diretamente do site O Jogos. A recomendação é que você reproduza os passos mostrados a seguir antes de se aventurar baixando aqueles que realmente são os seus mais queridos.

Passo 1: abra o código fonte da página

Assim que você abrir a página onde seu jogo está hospedado e depois dele estar completamente carregado, clique com o botão direito do mouse em uma área fora do game e selecione a opção "Exibir código fonte da página" - você também pode simplesmente pressionar as teclas "CTRL + U" no seu teclado.

O primeiro passo é visualizar o código fonte da página que contém o seu jogo em Flash preferido

O primeiro passo é visualizar o código fonte da página que contém o seu jogo em Flash preferido (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, agora você está vendo todo o código HTML que compõe a página do jogo. Aqui, pressione "CTRL + F" no seu teclado e busque por ".swf", sem as aspas.

Isso fará com que o navegador procure por todos os arquivos .SWF embutidos na página. Eles servem como uma espécie de pacote que contém todas as informações do seu jogo favorito, logo podemos dizer que representam o jogo propriamente dito. Desconsidere resultados que possam indicar arquivos de instalação e procure por arquivos que correspondam ou remetam ao jogo em questão. Geralmente, eles estão dentro de um iFrame. Nesse exemplo, o arquivo que procuramos é o "SuperMario63.swf".

Com alguma sorte, é possível encontrar a URL completa do arquivo SWF no primeiro resultado da busca

Com alguma sorte, é possível encontrar a URL completa do arquivo SWF no primeiro resultado da busca (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2: localize o arquivo SWF do jogo

Com alguma sorte, você não enfrentará nenhuma dificuldade para encontrar o arquivo SWF e onde ele está hospedado. Na imagem anterior, conseguimos localizá-lo de primeira sem grandes problemas.

Contudo, caso você não tenha encontrado nada, vale a pena ficar atento na seguinte dica. Não raramente, dentro dos jogos há referências sobre quem o desenvolveu. De posse dessa informação, fica fácil encontrar o site do desenvolvedor e conferir o game na íntegra lá, onde provavelmente ele estará hospedado.

Caso não consiga encontrar a URL do arquivo SWF, procure por referências aos desenvolvedores dentro do game. No caso de Super Mario 63, logo na abertura o nome do desenvolvedor é citado

Caso não consiga encontrar a URL do arquivo SWF, procure por referências aos desenvolvedores dentro do game. No caso de Super Mario 63, logo na abertura o nome do desenvolvedor é citado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Uma vez no site do desenvolvedor, basta repetir o primeiro passo deste guia para encontrar o arquivo SWF e a URL completa de onde ele está hospedado na web.

Passo 3: baixe o arquivo SWF

Pronto, agora que você possui a URL do SWF do game, é hora de baixar o arquivo. Aqui, basta copiar todo o endereço e abri-lo numa nova aba do seu navegador. Feito isso, clique novamente na barra de endereço e aperte as teclas "CTRL + S" no seu teclado para salvar o arquivo.

De posse da URL completa do arquivo, basta colá-la numa nova aba e pressionar CTRL + S no teclado

De posse da URL completa do arquivo, basta colá-la numa nova aba e pressionar CTRL + S no teclado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Se por algum acaso você não conseguiu obter a URL completa, não se desespere. Basta clicar com o botão direito sobre o nome do arquivo e logo na sequência selecionar a opção "Salvar link como..." que o resultado será o mesmo.

Caso o código fonte da página do jogo não exiba a URL completa, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de salvar o arquivo

Caso o código fonte da página do jogo não exiba a URL completa, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de salvar o arquivo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, agora certifique-se de que o tipo de arquivo que está sendo salvo é "Shockwave Flash Object" e confirme a ação clicando em "Salvar".

Antes de salvar o arquivo, certifique-se que ele é do tipo Shockwave Flash Object

Antes de salvar o arquivo, certifique-se que ele é do tipo Shockwave Flash Object (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por fim, caso nenhuma das dicas tenha funcionado, sempre há a última alternativa salvadora da pátria. Estamos falando do site File2HD, que analisa uma URL em busca de arquivos que podem ser baixados para o seu computador. Acesse-o e cole a URL da página do seu jogo em Flash lá e depois clique em "Get Files". Ele exibirá uma lista enorme com todo tipo de arquivo, inclusive o SWF que você procura.

O File2HD é o último recurso para quem não consegue encontrar o SWF no código fonte do site

O File2HD é o último recurso para quem não consegue encontrar o SWF no código fonte do site (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Aqui, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de "Salvar link como..." para resolver o problema de uma vez por todas.

Pronto, agora você tem o seu jogo favorito guardado no seu computador e não corre mais o risco de não poder jogá-lo quando o Flash for abolido de vez da web. Lembrando que você terá que repetir esses passos para cada jogo que queira guardar consigo.

Como fazer para jogar localmente?

Agora que você finalmente fez o download dos seus jogos em Flash favoritos, é hora de jogá-los localmente. O problema é que muita gente vem desinstalando o Flash Player dos seus computadores por questões de segurança, e se você ainda não fez o mesmo é bom que faça.

E é aí que surge a grande dúvida: como executar esses arquivos SWF que foram baixados sem ter o Flash Player instalado no computador? Fácil! Levando em consideração que você está usando o Windows, isso pode ser feito com o próprio Windows Media Player sem nenhum problema.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo SWF que você baixou e clique em "Abrir com". Na lista que aparece, selecione a opção "Mais aplicativos" caso o Windows Media Player não esteja nela e finalmente o selecione.

Pronto, agora você pode jogar Super Mario 63 (ou qualquer jogo que tenha baixado da web) localmente usando o Windows Media Player. Além disso, é possível executar o jogo em modo de tela cheia, o que dá toda uma nova experiência a ele.

Se você não quiser instalar o Flash Player no seu computador, é perfeitamente possível executar o jogo usando o Windows Media Player

Se você não quiser instalar o Flash Player no seu computador, é perfeitamente possível executar o jogo usando o Windows Media Player (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Se for algum motivo o WMP não atender às suas necessidades e mesmo assim você não quiser instalar o Flash Player, uma boa alternativa é o Flash Movie Player. Gratuito, ele também é capaz de reproduzir arquivos SWF perfeitamente. Divirta-se!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.