Após quase 7 anos, Epic Games Store libera pré-carregamento de jogos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Epic Games Store agora permite que os jogadores façam o pré-carregamento de jogos comprados na plataforma. A informação foi compartilhada por uma fonte da indústria, o desenvolvedor conhecido como 'Local Bald', na última quinta-feira (2) e mostra que a loja digital passa por mudanças expressivas.
- Melhores jogos para testar o PC gamer após o upgrade
- 6 recursos úteis para otimizar o Windows 11 para gamers
A ausência do recurso era alvo de muitas críticas da comunidade, já que sua concorrente direta — o Steam — possui o recurso há anos. No entanto, a situação agora é equiparada para ambas, o que aumentará ainda mais a disputa das duas pelo público de PC.
“O pré-carregamento agora está disponível para produtos comprados antecipadamente no PC na Epic Games Store! Este novo recurso permite aos jogadores baixarem títulos que compraram em até 5 dias (120 horas) antes do lançamento via build criptografada”, revela o Local Bald.
O desenvolvedor destaca a facilidade que os usuários terão a partir de agora, qual deve garantir que o público possa jogar mais rápido seus lançamentos mediante a pré-venda.
“O recurso reforça que os jogadores podem pular no jogo rapidamente no seu lançamento, o que beneficia especialmente títulos com downloads maiores”, diz Local Bald.
O pré-carregamento já está liberado na Epic Games Store para os principais jogos que serão lançados em outubro: como a versão padrão de Battlefield 6. A chegada da opção reforça os planos do CEO da plataforma, Tim Sweeney, que já declarou que desejava trazer mais funções para dentro do serviço.
Novidades da Epic Games Store
Os serviços da Epic Games Store começaram em dezembro de 2018, como uma opção para desenvolvedores receberem uma fatia maior de suas vendas em comparação com o que era acordado no Steam e outras plataformas.
Porém, o fato de demorar quase 7 anos para implementar ferramentas que já existiam há muito tempo nas concorrentes é algo que impacta o público. Considerando que o próprio CEO da Epic já admitiu que o launcher da loja é 'confuso', é possível ter uma noção dos desafios que a plataforma enfrenta.
Adicionar o pré-carregamento é um aprimoramento importante, mas a Epic Games Store precisa fazer ainda mais para atrair o público além dos seus jogos grátis — oferecidos todas as quintas-feiras. Apenas assim eles conseguirão ter uma rivalidade digna com o Steam e outras plataformas.
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos mais esperados de todos os tempos
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.