Apex Legends faz uma estreia impactante e entra na briga com PUBG e Fortnite
Por Se Hyeon Oh | 05 de Fevereiro de 2019 às 21h30
A Electronic Arts, em conjunto com a desenvolvedora Respawn Entertainment, chocaram o mundo dos videogames nessa segunda-feira (4) ao revelarem o Apex Legends, um novo jogo de tiro no estilo battle royale, que liberaram completamente de graça para as lojas virtuais do Xbox One, PlayStation 4 e via Origin no PC.
Battle royale faz parte de um gênero relativamente novo de jogos, que foi popularizado por Fortnite e PlayerUnknown's Battlegrounds, os dois maiores nomes dessa categoria. Fortnite é gratuito e tem mais de 200 milhões de jogadores em todo o mundo e, em adição, vale lembrar que a Epic Games lucrou mais de US$ 3 bilhões em 2018 com a venda de itens dentro do jogo.
Com a Electronic Arts adotando um modelo free-to-play, assim como em Fortnite, dá para se observar que Apex Legends será um desafiante de peso para o gênero. Apesar do anúncio surpresa de Apex Legends ter trazido apenas cerca de 90.000 espectadores em seu pico, a notícia viajou rápido e mais de um milhão de jogadores baixaram o jogo nas primeiras oito horas após o lançamento. Vincent Zampella, CEO da Respawn Entertainment, disse ainda que a base de jogadores do jogo dobrou durante a noite, o que levou o número de jogadores a mais de 2 milhões.
Apex Legends rapidamente se tornou o jogo mais assistido no Twitch também, com mais de 390.000 espectadores simultâneos, em apenas um dia após o lançamento. Um dos motivos que corroboram para o feito é o fato de o jogo ser rápido e possuir personagens únicos, diferentemente dos avatares relativamente genéricos de Fortnite e PUBG.
O novo título da Electronic Arts coloca até 100 jogadores uns contra os outros em uma luta pela sobrevivência. Os jogadores são deixados em uma área remota e precisam encontrar armas para se defenderem. Conforme o jogo avança, as áreas seguras do mapa começam a encolher até que apenas um time ou jogador permaneça. Cada rodada dura no máximo 30 minutos e as pessoas podem participar de uma nova partida assim que forem eliminados.
Novos personagens serão adicionados
Em vez de criar seu próprio personagem, como em Fortnite ou PUBG, os jogadores de Apex escolhem uma das oito lendas jogáveis — personagens únicos com suas próprias habilidades especiais. Seus poderes podem incluir mobilidade extra, escudos para suporte ou tipos específicos de armas. Novas lendas serão introduzidas conforme o jogo for atualizado ao longo do tempo.
Enquanto os jogadores podem selecionar a maior parte do elenco inicial de graça, Apex irá vender os seus novos personagens por US$ 7,50 cada, ou R$ 27,45 em conversão direta.
Fortnite, contudo, ainda detém uma grande vantagem sobre Apex Legends, que é a jogabilidade multiplataforma. Os jogadores podem se desfrutar de Fortnite no Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC e smartphones. O Apex Legends, por outro lado, pode ser jogado em PS4, PC e Xbox One, mas com a limitação de poder disputar as partidas apenas com as pessoas da mesma plataforma.
A equipe criativa do Apex afirmou ainda estar planejando adicionar o suporte ao jogo no futuro, mas o progresso e os itens desbloqueados não serão compartilhados entre as diferentes plataformas. A disponibilidade em smartphones também trouxe multidões de novos jogadores para Fortnite, mas não há planos de fazer o mesmo com o novo jogo da Eletronic Arts — ao menos por enquanto.
Fonte: Business Insider