Amazon desistiu dos jogos? Diretor da área de games abandona empresa
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O chefe da Amazon Game Studio, Christoph Hartmann, deixou a companhia na última quarta-feira (28). O movimento ocorre em um momento delicado: em meio aos indícios de um possível recuo do mercado de PCs e consoles e foco no serviço Amazon Luna.
- Ano de demissões: um balanço triste sobre o mercado de games em 2025
- Como era o mercado de games em 2016? Relembre e veja o que mudou de lá para cá
O profissional entrou na empresa em 2018, como vice-presidente dos estúdios de games. Antes disso, ele trabalhou por 20 anos na Take-Two Games. Ele foi um dos membros fundadores da 2K Games, da qual foi presidente de 2005 a 2017.
Não foi revelado quais serão os próximos passos de Hartmann e se ele continuará na indústria de jogos. A Amazon Game Studio não se pronunciou oficialmente sobre a demissão e quem assumirá o cargo daqui em diante.
A saída aconteceu após os cortes em massa realizados na empresa em outubro de 2025, que presenciou uma “redução significativa de cargos” nos escritórios da divisão em Irvine e San Diego.
Recentemente, revelaram que o MMORPG New World Aeternum foi removido das lojas e permanecerá com os seus servidores em funcionamento completo até janeiro de 2027. O game era um dos maiores carros-chefe do estúdio.
Além disso, o serviço Amazon Prime Gaming teve uma mudança estratégica de nome para Amazon Luna — para integrar o ecossistema de nuvem que já ganhou forças no mercado dos EUA e segue indisponível no Brasil.
A Amazon vai largar mão dos games?
Apesar de a Amazon não confirmar se deixará o mercado de games ou não, tudo indica que movimentos importantes alteram radicalmente sua estratégia no setor. Somados à demissão de mais de 16 mil funcionários da companhia (que pode impactar a divisão de jogos), o trajeto a ser seguido no futuro é incerto.
Atualmente, a Amazon Game Studio tem direitos sobre propriedades intelectuais importantes como Tomb Raider e The Lord of the Rings.
Nos últimos anos, uma situação similar foi vista com o Google Stadia — uma plataforma de jogos por nuvem comandada pela gigante da tecnologia. Grandes investimentos, demissões e mudanças abruptas de caminho determinaram a queda da plataforma e a saída da companhia deste mercado.
Leia também no Canaltech:
- Fallout: Prime Video libera 1ª temporada completa de graça no YouTube
- Tomb Raider: atriz que dublou Lara Croft nos games é vista no set da série
- Velha e cara: memória DDR4 dobra de preço e frustra quem busca PC barato
Vídeo: A Valve anunciou o Steam Machine e pretende lançá-lo ainda em 2026, mesmo em meio à crise de memórias RAM. Veja o que esperar do novo console
Fonte: BlueSky