Adeus emulador: projeto brasileiro rodará jogos de PS2 direto no Windows
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O desenvolvedor brasileiro “ran-j” trabalha no projeto “PS2Recomp”, que permitirá à comunidade levar os jogos de PS2, em disco, para os computadores de forma nativa — ou seja, sem emulação.
A ideia é converter as instruções MIPS R5900, programação do PlayStation 2, para o código C++. Ele também garante suporte às instruções 128-bit MMI, uma técnica de recompilação estática que permite que os títulos rodem como se tivessem sido feitos “hoje” para o Windows.
O PS2Recomp analisará os arquivos ELF para extrair funções, símbolos e os realocará. Ao decodificar as instruções MIPS R5900 para cada função, elas serão traduzidas em linguagem C++ e geram o arquivo que será executado no código recompilado.
Na prática, com softwares criados por desenvolvedores através do PS2Recomp, os usuários poderão jogar seus títulos de PS2 no computador sem emuladores. O plano é fazer com que estes jogos rodem em plataformas modernas como o Windows e Linux e até dispositivos móveis via Android.
A preservação do PS2
Embora existam diversos emuladores para o PlayStation 2, o público ainda encara desafios com estes softwares. Nem todos os jogos rodam de forma fluída neles ou trazem uma qualidade satisfatória de imagem.
O “melhor” deles, o PCSX2, por exemplo, tem suporte a 99% da biblioteca do console. Ou seja, apesar de raro, é possível que um título ou outro não funcione e você seja deixado na mão.
Além disso, há questões jurídicas envolvidas. São poucos os que têm acesso legal a executar ISOs e arquivos BIOS de jogos do PS2 em seu PC. Com os softwares produzidos com base no PS2Recomp, basta ter o disco.
Antes, essa possibilidade era reservada apenas para quem tinha um PS3 “FAT” — o primeiro modelo do console, que rodava de forma retrocompatível os games da plataforma antiga. Caso tenha o próprio PlayStation 2, isso também é possível.
Se levar em consideração que o videogame teve mais de 4.000 jogos lançados e segue como o hardware mais vendido de toda a indústria, projetos de preservação ajudam a manter a sua chama viva e encantar novas gerações ao longo das décadas.
Leia também no Canaltech:
- Está na hora de migrar do PS4 para o PlayStation 5, sugere Sony
- Atualização do PS5 agora dedura quem leu mensagem e não respondeu
- Modder cria PS4 portátil com tela OLED e suporte a 1080p; veja detalhes
Vídeo: A Valve anunciou o Steam Machine e pretende lançá-lo ainda em 2026, mesmo em meio à crise de memórias RAM. Veja o que esperar do novo console
Fonte: Github