O que é e como funciona o SmartGlass da Microsoft?

Por Pedro Cipoli

Que tal controlar o seu XBOX 360 e todos os dispositivos conectados a ele com seu tablet ou smartphone? Ou então utilizar seu iPad como segunda tela com informações do que você está vendo ou jogando? É essa a ideia por trás do SmartGlass da Microsoft. Não estamos falando de um gadget novo e sim de um app gratuito para Android, iPhone e Windows Phone que faz todo o trabalho com a rede sem fio existente.

Embora não seja exatamente revolucionário, afinal temos ideias semelhantes no AirPlay da Apple a nas duas telas do Nintendo U, a grande vantagem do SmartGlass é sua versatilidade. No seu lançamento na Eletronic Entertainment Expo, por exemplo, ele foi utilizado em um tablet para mostrar os mapas do jogo Halo 4 enquanto este era jogando na televisão – mas não são apenas os gamers que terão vantagens em utilizar esse aplicativo.

Segundo um relatório da Nielsen, 45% dos usuários utilizam um tablet enquanto assistem à televisão pelo menos uma vez por dia, e 42% desse público procura informações sobre o que está assistindo. Para atender esse público, a Microsoft demostrou como os usuários poderiam ter informações da série de televisão Game of Thrones por meio de mapas e detalhes dos personagens, mas utilizando um ponto chave: de forma dinâmica e em tempo real, sem precisar de uma pesquisa prévia.

SmartGlass 2

Com a popularização de conteúdos de televisão sob demanda, serviços de streming como Netflix, Hulo e HBO Go estão se tornando padrão até mesmo aqui no Brasil, e quem assisitir a esses canais pelo Xbox pode ter informações de qualquer coisa que esteja na programação sem precisar de uma SmartTV, controlando tudo diretamente do tablet e smartphone. Futuramente, o mesmo poderá ser feito com músicas.

Em relação aos jogos, telas sensíveis ao toque não matarão o controle, mas o complementarão. A Microsoft já está fazendo seus esforços para melhorar a experiência em alguns jogos, como é o caso do Skyrim, que irá adicionar mais de 200 comandos por voz com o Kinect e recursos disponíveis para o SmartGlass, que podem ser vistos no vídeo abaixo:

Com melhorias no aplicativo e integração completa com o Kinect, a Microsoft realmente quer tomar conta da sua sala de estar. O lançamento do 'Xbox 720' promete não só melhorias no SmartGlass como também a adição de alguns recursos que a empresa decidiu não revelar, mas mostra que games em altíssima resolução serão somente a ponta do iceberg de todas as funcionalidades que ele oferecerá.

SmartGlass

E você, usuário? Já utilizou o SmartGlass? Conte-nos o que achou nos comentários!