Grupo revive grandes momentos da cultura pop no GTA V

Por Claudio Yuge | 14 de Abril de 2014 às 16h10

Você se lembra da famosa cena em que o garotinho "passeia" com o E.T. - O Extraterrestre, em sua bicicleta, sob o contorno da lua? E a emblemática capa do disco Abbey Road, dos Beatles? Pois é, esses e vários outros momentos inesquecíveis da cultura pop mundial vêm sendo reproduzidos com impressionante fidelidade por um grupo de amigos apaixonados pelo jogo Grand Theft Auto (GTA) V.

GTArte 1

"Acho que foi um jeito da gente aproveitar um pouco mais o universo aberto e cheio de possibilidades do GTA. O game tem uma câmera que é conectada diretamente ao 'Snapmatic', uma espécie de Instagram do jogo. No começo estávamos fotografando cenas inusitadas, acrobacias, até que chegamos na ideia de produzirmos cenas famosas e marcantes, seja de filmes, momentos históricos, etc...", explica um dos "diretores" das cenas, o cartunista Gustavo Sandoval Dantas, o Sassá.

Sassá, assim como os jogadores do grupo que faz parte, é apaixonado por videogames desde criança. A possibilidade de jogar no universo multiplayer de GTA V aproximou alguns amigos distantes, como Rodrigo Batistela, que conhece Sassá há 25 anos e atualmente mora na Inglaterra. E a montagem dessas cenas famosas saiu, inicialmente, na brincadeira.

GTArte 2

"Na verdade foi bem na brincadeira. Estávamos fazendo um pouco de graça para a câmera do jogo, dando pulos com a moto, fazendo acrobacias com carros e aviões. Aí alguém sugeriu a simulação da Abbey Road, achamos interessante e fomos tentar fazer. Depois de muito trabalho e diversão, o resultado ficou muito legal e daí pra frente não paramos mais", conta Batistela.

Além de Abbey Road e da cena de "E.T. - O Extraterrestre", estão lá imagens que remetem aos filmes "60 Segundos", "Akira", aos personagens Motoqueiro Fantasma e Jason Voorhees e até mesmo à queda das Torres Gêmeas no fatídico 11 de Setembro. Para o Canaltech, o grupo fez com exclusividade uma das cenas do filme oitentista Top Gun.

GTArte 3

Para fazer tais imagens, é necessária uma difícil sincronização de ações de cada indivíduo tanto no game quanto fora dele – principalmente devido aos horários de cada um – e uma verdadeira direção de cena, especialmente por parte de quem será o "fotógrafo". O publicitário Fernando Baccari é um dos que participam do processo.

"O processo normalmente segue uma estrutura inicial de brainstorming, de qual cenas podemos fazer. Temos uma lista de 50 ideias na fila. Vemos o número de participantes on-line, fazemos uma votação rápida e partimos atrás dos recursos no jogo: carros, roupa, local na (gigantesca) cidade que seja parecido, luz do sol apropriada. É efetivamente uma produção fotográfica em que não controlamos todas as variáveis e por isso é mais difícil o processo. Ao mesmo tempo é muito divertido, pois um tiro fora da hora atrai toda a policia na nossa direção, que precisa ser imediatamente despistada para não atrapalhar a cena".

GTArte 4

O grupo vem realizando essas cenas desde setembro de 2013 e a alta fidelidade conquistada nas cenas reproduzidas até agora levou à criação de um Tumblr (http://gtarte.tumblr.com), há duas semanas. "A visitação ao blog cresceu bastante. Com um dia tivemos 30 visitas, no final da semana já tinhamos 2000 visitantes. Não houve divulgação, então uma pessoa foi passando para a outra", conta Fernando.

Além de continuar produzindo, o grupo GT Art quer também usar verba vinda de anúncios no próprio Tumblr para comprar uma placa de captura de vídeo profissional. "O próximo passo é a emulação em vídeo de cenas famosas, o que será mais complexo, mas será ainda mais visual", adianta Fernando.

Enquanto isso não acontece, os amigos querem mais é continuar se divertindo mesmo. E a paixão por GTA V é apenas uma das maneiras de mostrar como o videogame pode aproximar pessoas e também ajudar a desenvolver a criatividade de cada um.

GTArte 5

"Desde os tempos do Atari é possível fazer uma captura de tela que remeta a alguma cena ou ideia específica (e muito limitada), mas o GTAV é o primeiro jogo que possui a sua própria câmera fotográfica e, mesmo dentro de muitas limitações, nos dá o mínimo de realismo para o exercício da fotografia. O jogo reproduz a incidência de luz, a projeção de sombras, as fases da lua, além de possuir acessórios que funcionam como efeitos especiais, como bomba de fumaça, bombas de controle remoto, lanternas nas armas que fazem a parte de iluminação extra. Oferece também um vasto guarda roupa e um mapa farto e variado. Eu amo o jogo por conta de tudo isto e pelo fato de me encontrar com amigos distantes online e fazer novas e boas amizades", comenta Sassá.

O grupo é formado por pessoas das mais diversas áreas, com idade de 25 a 43 anos. Seus componentes são Rodrigo Batistela (Baca - baccarin), Sassá (sassatattoo), Amadeu (ABJ001), Rafinha (ral_br), Gustavo Bacana (gscastro), Rômulo (inferninho), Fabio Baccari (baccaridj), Fernando Baccari (fbaccari), João (joaobcsc), Bruno Lombardi (brunolombardi), Malucelli (RMalucelli), Thiago (thiago-TM), Cabral (BATBOSS1972) e Baiano (RDallOrto).

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.