DirectX: a ferramenta essencial para aceleração gráfica

Por Ultra Downloads

Sempre que olhamos na caixinha de um jogo de computador, a palavra DirectX está sempre presente, mostrando que a interface gráfica exige compatibilidade com versões que - geralmente - vão da 9.0c à 11. Mas você sabe o que ela significa?

Basicamente, a versão da interface, também conhecida como API (Interface de Programação de Aplicativos, em inglês), permite que programas que utilizam a aceleração gráfica (como games e programas gráficos) possam se comunicar com o hardware que está instalado no seu computador. Esta comunicação é feita através do driver de vídeo, que decodifica as informações do programa e as converte em imagens.

Se você for um "gamer" de PC, deve conhecer bem a rotina de viver atualizando os drivers da placa de vídeo do seu computador. Isso acontece porque tanto as desenvolvedoras de jogos quanto as fabricantes de placas de vídeo querem que o usuário final tire o máximo de desempenho do hardware em jogos, portanto, a interface de comunicação é constantemente otimizada por conta do grande volume de games que chegam ao mercado semanalmente.

O DirectX é responsável por padronizar a comunicação que programas gráficos fazem com a plataforma Windows. O programa era inicialmente distribuído pelos desenvolvedores de jogos, mas depois passou a ser incluído como parte funcional do próprio sistema operacional da Microsoft.

A interface gráfica acompanha cada lançamento do Windows desde os primórdios, sendo que cada versão específica só é compatível com determinada edição do sistema operacional -- sendo o DirectX 9C (o mais utilizado hoje em dia) compatível com o Windows XP; as versões 10 e 10.1 compatíveis com o Vista; e o mais avançando DirectX 11 apenas com o Windows 7.

Cada versão possui seus próprios recursos e aprimoramentos gráficos, sendo que para obter o melhor visual hoje em dia, é necessário ter tanto uma placa de vídeo compatível com DirectX 11 quanto um jogo que utilize essas informações, que vão de "tecelagem" (diversas texturas renderizadas na imagem), sombreamento avançado e renderização múltipla.

Em breve faremos um artigo explicando as diferenças e melhorias entre as versões de DirectX aqui no Canaltech. Enquanto isso, aproveite e baixe a última versão do DirectX para seu computador, e tire o máximo de imagem de seus jogos preferidos! =)