Publicidade

8 curiosidades da franquia Resident Evil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Franquias de games que estão no mercado há décadas costumam ter muitas curiosidades, Resident Evil é um exemplo. Com três décadas de existência e dezenas de jogos lançados, conseguimos traçar facilmente alguns fatores curiosos que, mesmo você sendo muito fã, talvez até tenha deixado passar. Alguns deles são encontrados pelos próprios jogadores, outros revelados pelos desenvolvedores, tem de tudo.

Você já parou para reparar como cada game da franquia termina? Já percebeu que o protagonista nunca está sozinho? Sabia que RE está no Guinness? Abaixo, listamos as principais curiosidades envolvendo a franquia mais bem sucedida da Capcom.

1. Apocalipse compartilhado

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Games de survivor horror, geralmente, tendem a mostrar o drama de um personagem, mas esse não é o caso de Resident Evil. Olhando para todos os principais títulos, nenhum sequer nos oferece uma jornada sob a ótica de uma pessoa. Todos eles compartilham o terror do apocalipse com mais um personagem.

Quem quase se livrou disso foram os Resident Evil 4 e 7, com por um breve momento, nos colocam no controle de Ashley e Mia, respectivamente. Além disso, por mais que RE6 nos faz jogar com um personagem das três duplas, os outros também são jogáveis. Somente a campanha de Ada é solo, mas como essa é uma pequena parte do jogo como todo, não consideramos.

2. Salvação aérea

Quase todos os Resident Evil terminam com algum tipo de veículo levando o protagonista para longe daquele terror. A esmagadora maioria dos jogos terminam com um helicóptero, mas temos duas exceções em RE4 e RE Core Veronica:

  • Resident Evil: helicóptero
  • Resident Evil 2: trem
  • Resident Evil 3: helicóptero
  • Resident Evil Code: Veronica: caça
  • Resident Evil Outbreak: helicóptero nos vários finais
  • Resident Evil 4: jet-ski (mas Ada foge de helicóptero)
  • Resident Evil 5: helicóptero
  • Resident Evil 6: helicóptero (Leon), pod subaquático+helicóptero (Chris), plataforma hipersônica (Jake e Sherry) e saída misteriosa de Ada
  • Resident Evil 7: helicóptero
  • Resident Evil Village: helicóptero
  • Resident Evil Revelations: helicóptero
  • Resident Evil Revelations 2: helicóptero

Até spin-offs como RE Survivor e Dead Aim terminam com um helicóptero indo buscar os protagonistas. Dos jogos principais, o único que não mostra um veículo é RE Zero, algo um tanto curioso.

Continua após a publicidade

3. Pior recorde no Guinness possível

O primeiro Resident Evil de 1996 é um jogo extremamente importante para a indústria, já que é um dos maiores responsáveis pelo gênero survivor horror nos games. Porém, mais tarde, ele foi marcado por uma característica muito forte: os diálogos e interpretações mais feias do que os zumbis da mansão Spencer.

Por isso, em 2002, o game que iniciou tudo entrou para o Guinness com o prêmio de "Pior diálogo em um videogame", principalmente pela fala de Barry, que é dono de quase todos os diálogos ruins, que dizia: "aqui está uma gazua. Pode ser útil se você, a mestre em destrancar fechaduras, levá-la com você". E olha que essa nem é a pior.

4. Zumbis devem chorar?

Continua após a publicidade

Resident Evil 4 marca o início da mudança significativa que a franquia sofreria. Deixando de lado completamente o teor de terror da trilogia clássica, RE Zero e Code Veronica, o esboço inicial do primeiro game da era 128-bit da franquia serviu para outra coisa, para a alegria de muitos: se tornou Devil May Cry.

Existem vários trailers de um RE4 totalmente diferente, bem mais focado no terror, até com um toque de sobrenatural, que acabaram apelidando de Resident Evil 3.5. Essa incerteza da Capcom na época fez com que o desenvolvimento tomasse outro rumo e o game se tornasse o que conhecemos, além de introduzir Dante ao mundo dos games.

5. Exclusividades curiosas

Continua após a publicidade

Atualmente, os jogos de Resident Evil chegam para todas as plataformas disponíveis, mas isso não foi uma realidade lá atrás. Depois da trilogia clássica, a Capcom começou uma parceria com a Sega e Nintendo. Com os donos do Sonic, rendeu somente RE Code Veronica, que chegou em 2000 exclusivamente para o Dreamcast.

Em seguida, a parceria permaneceu com a Nintendo. O GameCube recebeu o remake de RE1, RE Zero e RE4. Depois, o Wii recebeu The Umbrella Chronicles e Darkside Chronicles. Por último, RE Revelations chegou ao Nintendo 3DS em 2006. A partir de RE5, todos os games chegaram para todas as plataformas.

6. Escolha sua plataforma

Continua após a publicidade

Os principais jogos da franquia Resident Evil receberam dezenas e dezenas de ports. Não tanto quanto Doom (aliás, ninguém chega perto dele), mas alguns jogos passaram de 10 ports. Resident Evil 2 é um desses jogos com uma dezena de ports, sem contar o remake de 2018.

Mas ninguém chega perto de RE4, que recebeu nada menos que 12 ports para diferentes plataformas, incluindo um tal de "au", celular japonês, e o infame Zeebo. Um deles é um dos piores ports de PC da história, que é a versão lançada em 2007 pela, pasmem, Ubisoft.

7. Chamada de vídeo de outro mundo

Inspirado por Metal Gear Solid (talvez, quem sabe?), Resident Evil 4 também tem comunicação com o quartel general através de chamadas. Leon conversa com Hunnigan, Ada e até mesmo os vilões, através de chamadas com um equipamento para isso. Acontece que essa chamada não é o que parece.

Continua após a publicidade

Talvez por uma limitação em ferramentas de desenvolvimento de games (ou era mais fácil fazer assim), essas chamadas não são telinhas com os rostos dos personagens, eles estão fisicamente atrás do molde, um do lado do outro, fingindo que estão conversando pelo equipamento, como você pode ver no vídeo acima.

8. Bem-sucedido, mas ainda atrás de outra franquia

Resident Evil está completando 30 anos em 2026. De lá para cá, foram dezenas de jogos lançados, vendendo cada vez mais a cada novo lançamento. Segundo a Capcom, a franquia já vendeu 183 milhões de unidades, sendo a mais bem-sucedida do estúdio. Porém se olharmos para as vendas de jogos isolados, não Leon, Claire, Jill ou Chris que está no topo, mas alguns caçadores de montros.

Continua após a publicidade

Monster Hunter Hunter: World está no topo com 29 milhões de cópias considerando a versão com a expansão Iceborne. MH Rise vem em seguida com 18 milhões. A partir do terceiro colocado, a franquia de terror começa a aparecer. RE2 Remake é o que mais vendeu com 16,80 milhões, e RE7 vem logo na cola (16,40). Curiosamente, o terceiro Resident Evil que mais vendeu é o RE6 em suas diferentes versões, passando de 14 milhões.

Como dito antes, Resident Evil é uma franquia muito grande e existem ainda vários outras curiosidades que não cabem aqui, senão o texto viraria um livro. Mas, se você é realmente um fã, recomendamos dar uma vasculhada pela internet, rende até boas risadas.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade