Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores jogos de videogame da franquia Star Wars

Por| 14 de Novembro de 2019 às 22h10

Link copiado!

disney
disney

Com o lançamento de Jedi Fallen Order nesta sexta-feira (15) e a estreia de The Mandalorian na última terça (12), esta é uma semana que está a todo momento nos lembrando de como Star Wars é uma das melhores franquias de fantasia/sci-fi já criadas.

Assim, essa é a hora perfeita para lembrarmos de alguns jogos da franquia que, ao longo desses mais de 40 anos de existência da saga, foram responsáveis por nos colocar nesse universo riquíssimo e nos manter interessados nele mesmo durante os períodos de maior “seca” de filmes.

1. Rogue Squadron

Continua após a publicidade

Depois de assistir à Uma Nova Esperança, duas coisas ficam marcadas na cabeça das pessoas: a primeira é que sabres de luz são uma das melhores armas já inventadas pelo cinema; a segunda é o desejo de poder pilotar uma X-Wing. E Rogue Squadron é o melhor jogo para satisfazer esse segundo desejo.

Na pele de um piloto da Aliança Rebelde, você pilota diversas naves diferentes do universo de Star Wars em missões inspiradas na trilogia original (os três filmes feitos entre as décadas de 70 e 80). O jogo possui um dos melhores controles do gênero de “navinha” e a ação estilo arcade garante que você tenha que se concentrar para completar as missões como se fosse um piloto real.

Star Wars: Rogue Squadron foi lançado em 1998 e possui versões para Nintendo 64 e PC.

2. Knights of the Old Republic II

Continua após a publicidade

Ainda que o primeiro jogo tenha nos mostrado como poderia ser uma experiência Star Wars no formato RPG, é Knights of The Old Republic II (também chamado de KOTOR II) que leva esse conceito ao limite. Ainda que não traga grandes diferenças de gameplay quando comparado ao primeiro jogo, KOTOR II apresenta enormes melhorias na narrativa da trama e no desenvolvimento dos personagens que nos são apresentados, sendo até hoje o jogo de Star Wars que possui os personagens mais interessantes que não fazem parte de nenhum filme.

KOTOR II foi o primeiro jogo produzido pela Obsidian (empresa que recentemente lançou no mercado Outer Worlds) e é um verdadeiro marco no universo expandido de Star Wars, sendo considerado por muitos críticos não apenas um dos melhores jogos da franquia já lançados, mas até mesmo como um dos melhores RPGs já criados na história dos videogames.

Knights of the Old Republic II: The Sith Lords foi lançado em 2005 e pode ser encontrado em versões para PC e para o primeiro Xbox.

Continua após a publicidade

3. Lego Star Wars: The Complete Saga

Os jogos da linha Lego costumam fazer um bom trabalho ao trazer nomes conhecidos da cultura pop para o seu modelo de criar videogames, e isso não seria diferente com Star Wars.

Em The Complete Saga, somos introduzidos a fases e personagens inspirados nos seis primeiros filmes da saga (A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi), misturando com maestria o estilo de jogo de ação, bloquinhos de montar e o humor característico dos jogos LEGO com a saga Star Wars, tornando esse um dos jogos mais divertidos baseados na saga — principalmente se você procura algo para jogar com crianças e apresentar a elas o que é a Força.

Continua após a publicidade

Lego Star Wars: The Complete Saga foi lançado em 2007 e pode ser encontrado em versões para Android, iOS, Nintendo DS, PC, PlayStation 3, Wii e Xbox 360.

4. Star Wars Episode I: Jedi Power Battles

Durante anos os fãs de Star Wars pediram por um jogo que os fizessem realmente sentir que eram mestres no uso do sabre de luz, e a primeira experiência desse tipo foi com o lançamento de Jedi Power Battles.

Continua após a publicidade

Lançado como um acompanhamento de A Ameaça Fantasma, o jogo é um beat’em up em que você deve escolher um de cinco mestres Jedi (Obi Wan Kenobi, Qui Gon Jinn, Mace Windu, Adi Gallia e Plo Koon) para derrotar hordas de droides comandadas por Darth Maul. Cada personagem possui um estilo de luta próprio e diferentes habilidades de Força, e foi um dos últimos grandes representantes do gênero beat’em up nos videogames.

Star Wars Episode I: Jedi Power Battles foi lançado em 2000 e pode ser encontrado em versões para Dreamcast, Game Boy Advance e no primeiro PlayStation.

5. Star Wars: The Force Unleashed

Continua após a publicidade

Talvez o único jogo de ação realmente bom de Star Wars lançado nos últimos dez anos, The Force Unleashed é uma espécie de melhoria do sistema de Jedi Power Battles, mas com uma importante diferença: pela primeira vez o protagonista do jogo é um Sith.

Controlamos Starkiller, o aprendiz secreto de Darth Vader que tem a missão de caçar os Jedi sobreviventes da Ordem 66 pela galáxia. A grande sacada desse jogo é ser o primeiro a realmente te dar um maior controle sobre o uso da força, permitindo levantar inimigos no ar, usá-los como arma para bater em outros ou até mesmo enforcá-los à distância, igual ao que Darth Vader faz nos filmes.

Star Wars: The Force Unleashed foi lançado em 2008 e pode ser encontrado para iOS, N-Gage, Nintendo DS, PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Wii e Xbox 360.

6. Super Empire Strikes Back

Continua após a publicidade

Assim como O Império Contra Ataca é o melhor filme da trilogia original, Super Empire Strikes Back é o melhor jogo baseado na trilogia original já lançado.

Nesse clássico game de ação em 2D, você controla Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca em fases que se baseiam nos eventos do segundo filme da saga. O grande destaque fica pelo uso da tecnologia Mode 7, que permitiu que o game tivesse gráficos melhores do que os de outros jogos da época.

Super Empire Strikes Back foi lançado em 1993 e é exclusivo do Super Nintendo.

Continua após a publicidade

7. Star Wars Battlefront

Desenvolvido pela DICE, Battlefront é o primeiro da nova safra de jogos de Star Wars produzidos pela EA para Xbox One e PS4 e, apesar de não ser perfeito, ao menos mostrou o potencial que um jogo da franquia possui.

Apostando em um título totalmente multiplayer, Battlefront traz 16 mapas baseados nas batalhas da trilogia original de Star Wars e no filme Rogue One, permitindo que os jogadores escolham lutar ao lado do Império ou da Aliança Galática, além de controlar heróis como Luke Skywalker, Han Solo, Leia Organa, Darth Vader, Boba Fett e Chewbacca. Apesar de trazer gráficos e jogabilidade excelentes, e permitir que os jogadores não apenas participem de batalhas em terra mas também assumam o comando de naves X-Wing e TIE Fighters para travar batalhas espaciais, a falta de um modo campanha é a única grande crítica feita para o título.

Continua após a publicidade

Star Wars Battlefront foi lançado em 2015 e está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

8. Star Wars: Shadows of the Empire

Ainda que seja um jogo de tiro que apresenta uma mistura de fases em primeira pessoa com outras em terceira pessoa (e ambos com controles um tanto desengonçados), Shadows of the Empire possui um lugar especial no coração de muita gente por ser um dos primeiros jogos que tentam não apenas imitar aquilo que é mostrado nos filmes, mas expandir a história deles.

Continua após a publicidade

O jogo se passa entre os eventos de O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi, onde assumimos o controle de Dash Rendar, um mercenário que consegue escapar da batalha de Hoth e acaba envolvido em uma trama em que as vidas de Luke Skywalker e da Princesa Leia dependem dele.

Star Wars: Shadows of the Empire foi lançado em 1996 e pode ser encontrado no Nintendo 64 e para PC.

9. Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast

Jedi Knight II é um dos jogos de Star Wars mais elogiados pela crítica, e não sem motivo: o game criou um novo padrão do que podemos esperar dos títulos da série, tanto em matéria de gráficos e gameplay quanto de narrativa.

Assim como nos jogos da série Elder Scrolls, Jedi Knight II permite que o jogador utilize uma orientação em primeira ou em terceira pessoa e ainda traz alguns elementos de RPG, principalmente na árvore de evolução de suas habilidades Jedi. Além disso, o jogo - que se passa oito anos depois após os eventos de O Retorno de Jedi - permite encontrar alguns personagens conhecidos dos filmes, como Lando Carlrissian (que governa o planeta Cloud City) e Luke Skywalker, que é o líder da Academia Jedi em Yavin IV.

Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast foi lançado em 2002, e pode ser encontrado em versões para GameCube, PC, PlayStation 4, Switch e Xbox.

10. Star Wars: Republic Commando

Um dos jogos mais diferentes do universo de Star Wars, em Republic Commando você não controla um Jedi nem um Sith, mas um Stormtrooper encarregado de efetuar diversas missões na guerra contra os droides da Federação do Comércio.

O jogo se passa durante o período conhecido como A Guerra dos Clones (ou seja, entre os filmes O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith). O mais interessante é que, apesar de ter um gameplay de FPS clássico, ele também possui muitos elementos de estratégia, e é preciso saber não apenas atirar, mas também comandar o posicionamento e a função de cada integrante do seu esquadrão para garantir o sucesso das missões.

Star Wars: Republic Commando foi lançado em 2005 e está disponível para PC, Xbox, Xbox 360 (através da retrocompatibilidade) e Xbox One (também através da retrocompatibilidade).

Claro, assim como qualquer lista, os títulos mostrados aqui não são uma verdade absoluta e os critérios para se definir um “melhor jogo” podem variar de pessoa para pessoa. Então, usa aí a sessão de comentários e fala para gente quais os melhores jogos de Star Wars para você.