10 jogos para quem ama Contra
Por Diego Corumba |

Contra não é apenas uma das franquias mais amadas do mundo, como também o maior representante do gênero run and gun que tivemos. Quem não se lembra de, no fim dos anos 1980, ele ser uma das maiores sensações dos fliperamas?
No entanto, a Konami tem deixado a série de lado há algum tempo. Além disso, o único capítulo recente — Contra: Operation Galuga — não foi tão bem-recebido e se mostrou aquém do legado que carrega.
Para suprir a necessidade deste tipo de games, seja pelas suas mecânicas ou pelo tema, nós do Canaltech reunimos 10 jogos para quem ama a franquia e seus elementos. Prepare-se para não piscar e recomendamos que esteja com seus reflexos em dia, pois será necessário:
10. Metal Slug 3
Quem busca por Contra, muitas vezes deseja ter em mãos um jogo clássico. E é exatamente o que Metal Slug 3 (2000) oferece, uma aventura old-school cheia de ação, diversão e que pode ser explorada de forma cooperativa.
Este é o capítulo mais insano da franquia da SNK, com gráficos de ponta para a sua época e com a presença de uma variedade ímpar de oponentes. Ainda que seja antigo, ele segue amplamente disponível em plataformas como PCs, Nintendo, Xbox, PlayStation e dispositivos móveis.
9. Axiom Verge
Mesmo com um 2º game já lançado, o metroidvania Axiom Verge (2015) continua como a melhor experiência dentro da franquia. Com uma temática sombria, este jogo vai montar um triplex na sua mente por um bom tempo.
Porém, espere um instante, ele é um metroidvania? Pois é, mesmo sem se apresentar como um run and gun, muitos fãs poderão identificar inspiração nas artes de H.R. Giger (o mesmo estilo que inspirou a criação dos aliens de Contra), assim como vão notar várias semelhanças entre ambas as séries.
8. Gunstar Heroes
Veloz e furioso, Gunstar Heroes (1993) foi lançado no Mega Drive e se tornou um dos maiores herdeiros do legado deixado por Contra. Vale lembrar que ele foi considerado, por muitos, como o melhor título disponível na plataforma e em toda a sua geração — ou seja, pode chegar nele com altas expectativas.
Além de um verdadeiro tsunami de inimigos e de sua dificuldade acentuada, outro ponto que encanta neste game é a possibilidade de unir o poder de 2 armas para formar algo único em seu arsenal. Atualmente, o jogo está disponível em todas as plataformas via coletâneas ou serviços como o Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão.
7. Huntdown
Em Huntdown (2021), os jogadores vão encarnar o papel de um caçador de recompensas em uma cidade infestada de criminosos. Apesar de mecânicas modernas, o run and gun cyberpunk se porta como um verdadeiro exemplo dos bons tempos de fliperamas com seus visuais e toda a ação.
Como um filme clássico dos anos 1980, você vai explorar os cenários urbanos enquanto caça os seus alvos. Um dos pontos bacanas é que, além das armas de fogo, também podem ser encontradas armas brancas para fazer estrago no combate corpo a corpo.
6. Valfaris
Com ambientação sci-fi no espaço, Valfaris (2019) é como se mergulhássemos Contra no mais puro suco de heavy metal galáctico. Aqui se destaca não apenas a trilha sonora, como também seus visuais vibrantes, seu gameplay frenético e a brutalidade oferecida na experiência.
O jogo possui uma dificuldade altíssima, na mesma proporção que as suas armas provocam estragos cada vez maiores. Ao invés de defender a Terra, aqui seu papel será de atacar diretamente os alienígenas no seu lar e garantir a sobrevivência — enquanto rock ‘n roll toca de forma alucinada no fundo.
5. Sunset Riders
Também produzido pela Konami, Sunset Riders (1991) é basicamente Contra no velho-oeste. Ao invés de ETs e monstros cósmicos, os jogadores devem encarar os terríveis foras-da-lei que espalham caos pelas ruas.
Extremamente carismático e com um modo cooperativo divertido, ele foi outro título que viveu seus bons tempos nos fliperamas e se mantém atual até os dias modernos. Ele segue disponível em diversas plataformas (via Archive Arcade ou coletâneas) e dispositivos mobile.
4. Broforce
Ainda que os filmes e jogos de ação dos anos 1980 rendam muitas paródias, nenhuma é tão divertida e tão bem-feita quanto Broforce (2015). O run and gun pixelado faz uma bela homenagem à década, com um grupo de personagens conhecidos por aplicar força excessiva em todas suas operações.
O diferencial é que todo o cenário é destrutível. Você pode literalmente quebrar tudo em seu caminho para completar a sua missão, seja de forma isolada ou cooperativa. Esta é, sem dúvida, a melhor saída bem-humorada para quem busca opções similares a Contra.
3. DOOM Eternal
Ainda que DOOM Eternal (2020) seja um FPS, não há opções que representam tão bem o ambiente de Contra em um ambiente 3D quanto ele. Em ambas você é um soldado super-poderoso, sozinho, que encara uma horda de criaturas de forma frenética.
Adicione nesta mistura o ritmo implacável, sua trilha sonora marcante e as cenas violentas que verá a essência de um no outro. Claro, em um você combate alienígenas e, no outro, demônios, mas quem liga para os detalhes, não é mesmo? Você terá de atirar em algo e vencer a guerra, de qualquer forma.
2. Cuphead
Um verdadeiro fenômeno entre os gamers, Cuphead (2017) traz uma dificuldade insana, batalhas contra chefões marcantes e as plataformas que fizeram do run and gun um gênero amado por milhões. É uma das opções ideais para quem era encantado por Contra e não sabe o que seguir hoje em dia.
Mesmo com um estilo artístico muito diferente, ele vai te fazer morrer milhares de vezes até compreender os padrões dos seus inimigos e derrubá-los em definitivo. Disponível em todas as plataformas, ele também conta com uma expansão que apresenta novos personagens.
1. Blazing Chrome
O jogo brasileiro Blazing Chrome (2019) é o que mais se aproxima de ver Contra em sua glória nos consoles e PCs modernos. A experiência é uma bela homenagem aos games da franquia, com excelentes pixel art, trilha sonora e a alta dificuldade que todos conhecem e amam.
De todos os games lançados nas gerações mais atuais, o título do estúdio JoyMasher é o que mais chegou próximo ao que foi produzido nos anos 1980 pela Konami. Porém, neste caso, ao invés dos aliens, os jogadores têm de encarar a verdadeira Revolução das Máquinas, no maior estilo O Exterminador do Futuro.
O legado deixado por Contra
Seja entre outros run and gun ou variados gêneros, Contra é uma das grandes franquias da era dos fliperamas e continua a dar um baile no gameplay de diversos jogos — inclusive recentes. E, mesmo sem títulos bons lançados pelo seu estúdio nos últimos anos, ainda é possível aproveitar tudo o que ela trouxe de bom para o mercado.
Entre os 10 jogos para quem ama Contra, você pode conferir:
- Blazing Chrome
- Cuphead
- DOOM Eternal
- Broforce
- Sunset Riders
- Valfaris
- Huntdown
- Gunstar Heroes
- Axiom Verge
- Metal Slug 3
Leia mais no Canaltech: