Publicidade

10 jogos japoneses que chegam ao Xbox em 2026

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Square Enix, Capcom)
Divulgação/Square Enix, Capcom)

Por muitos anos, o Xbox sofreu para se infiltrar no mercado japonês, principalmente na geração passada. Houve, claro, tentativas louváveis no Xbox Original e no Xbox 360, com Ninja Gaiden, Dead or Alive, Blue Dragon, Lost Odyssey e muitos outros títulos de desenvolvedoras japonesas estrelados nestes consoles.

A expectativa era que o Xbox Series conseguisse disputar uma fatia mais generosa do tão buscado mercado nipônico, o que acabou não acontecendo como muitos esperavam. Além da Microsoft jogar os consoles para escanteio, a empresa tomou algumas decisões duvidosas, como fechar a Tango Gameworks, estúdio que poderia ter a chave para a porta do Japão.

Mesmo com sua estranha estratégia multiplataforma e com foco em serviços, empresas como a SEGA e a Square Enix se aproximaram muito do Xbox nos últimos anos, com a chegada de franquias famosas ao catálogo do lado verde da força.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Todo este movimento garantiu o lançamento de jogos que não esperávamos ver tão cedo em consoles da Microsoft. Neste contexto, o Canatech trouxe 10 jogos desenvolvidos por estúdios japoneses que chegam ao Xbox Series em 2026. Optamos por trazer bastante variedade para a lista, então não estranhe se contar com nomes que você nunca ouviu falar.

10. Final Fantasy VII Remake - Intergrade

Anunciado durante a lendária E3 de 2015 da Sony, Final Fantasy VII Remake foi um dos grandes frutos da parceria entre a dona do PlayStation e a Square Enix, quase como um repeteco do jogo original em 1997, que subjugou o domínio da Nintendo e seu 64.

Em 2020, Final Fantasy VII Remake saía para o PlayStation 4, ganhando upgrade para o PS5 e um port no PC intitulado 'Intergrade'. Era de se esperar que o jogo ficasse para sempre nas plataformas da Sony, mas não foi isso que aconteceu.

Após reportar vendas fracas de Final Fantasy VII Rebirth e Final Fantasy XVI, a Square Enix realizou uma mudança substancial em seu plano de negócios, o que inclui uma estratégia multiplataforma agressiva. O resumo da história é que o Xbox recebeu Final Fantasy XVI no ano passado, enquanto Final Fantasy VII Remake - Intergrade chegou à plataforma nesta semana, em 22 de janeiro.

9. Resident Evil Requiem

A Capcom voltou com tudo desde que reformulou a franquia Resident Evil em 2017 com a experiência de Ethan Winters e resgatou as bases do survival horror por meio de remakes de seus clássicos. Neste ano, a japonesa promete impressionar mais uma vez com Resident Evil Requiem, nono jogo da série principal.

Continua após a publicidade

Entre as novidades, Resident Evil Requiem contará com opção de alternar a perspectiva da câmera entre 1ª e 3ª pessoa. O jogo também marca o retorno de Leon S. Kennedy a um título principal de Resident Evil depois de quase 15 anos, se deixarmos de fora os remakes e o terrível Resident Evil Re:Verse. Além do queridinho dos fãs, Requiem também será protagonizado por Grace Ashcroft e fará uma ponte com Resident Evil Outbreak de 2003.

Diferente de outras empresas japonesas, a Capcom se mostrou consistente no Xbox e manteve títulos regulares de Resident Evil, Monster Hunter e outras franquias e IPs, como Kunitsu-Gami: Path of Goddess. De qualquer maneira, Resident Evil Requiem chega ao Xbox Series em 27 de fevereiro.

8. Dragon Quest VII Reimagined

Continua após a publicidade

Não só Final Fantasy dará as caras com mais frequência no Xbox, como a Square Enix já confirmou a chegada de outras franquias no lado verde da força. É o caso de outro remake: Dragon Quest VII Reimagined.

A reimaginação seguirá um caminho diferente dos remakes HD-2D da trilogia original da franquia. Dragon Quest VII Reimagined adotará um estilo 3D e será reconstruído do zero para o público moderno, conforme afirmou o produtor Takeshi Ichikawa em uma publicação no blog da Square Enix.

Dragon Quest VII Reimagined está agendado para chegar em 5 de fevereiro e estará disponível na Microsoft Store tanto no PC como no Xbox Series.

Continua após a publicidade

7. Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties

Outra empresa que fortaleceu seus laços com o Xbox foi a SEGA, especialmente quando falamos no Xbox Game Pass, visto que o serviço por assinatura da Microsoft viu muitos jogos da japonesa, como Persona, novas IPs e até mesmo a franquia Yakuza.

Apesar de não sabermos se o jogo chegará ao Game Pass, Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties será o primeiro título da SEGA em 2026. O título é um pacote "2-em-1", visto que inclui o remake completo de Yakuza 3 e um jogo inédito focado em Mine. Além de melhorias gráficas, cenas adicionais e dublagem regravada, Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties também contará com um combate reimaginado.

Continua após a publicidade

Outro detalhe do remake é que o jogo contará com localização em português do Brasil, sendo uma excelente pedida para quem quer começar na franquia Like A Dragon. Uma curiosidade é que o estúdio confirmou a presença dos títulos clássicos SlashOut e Emergency Call Ambulance em Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties. O título chega em 12 de fevereiro.

6. The Adventures of Elliot: The Millennium Tales

Para completar a tríade da Square Enix no Xbox, a companhia pretende lançar uma nova IP neste ano: The Adventures of Elliot: The Millennium Tales. O jogo deixará para trás o sistema de combate por turnos e promete ser simples e rápido de se pegar. O RPG abraçará o combate em tempo real e irá oferecer uma variedade de sete armas.

The Adventures of Elliot: The Millennium Tales promete seguir o estilo HD-2D visto nos remakes de Dragon Quest e em outras franquias da Square Enix, como Octopath Traveler e Triangle Strategy.

Continua após a publicidade

Um dos grandes diferenciais do RPG é seu modo cooperativo para até dois jogadores, em que é possível controlar Elliot e sua amiga companheira, a fada Faie, que possui habilidades próprias. The Adventures of Elliot: The Millennium Tales chega em algum momento de 2026.

5. Code Vein II

O primeiro grande jogo da Bandai Namco chega também ao Xbox já em janeiro. Code Vein II será também um dos primeiros jogos soulslike do ano quando chegar em 30 de janeiro. A sequência contará com um novo mundo aberto que promete uma grande variedade de cenários.

Continua após a publicidade

Outro grande destaque de Code Vein II é seu novo sistema de parceria. Os jogadores contarão com ajuda de um NPC nas batalhas, fortalecido por meio do vínculo com o jogador.

Code Vein foi lançado em 2019 no Xbox One, por isso, não é uma das maiores surpresas que a sequência estará presente no console de nova geração da Microsoft. Para quem está animado, uma demo com o criador de personagens de Code Vein II ficará disponível uma semana antes do lançamento. Será permitido que os jogadores transfiram a criação para o jogo final.

4. Romeo is a Dead Man

Continua após a publicidade

Romeo is a Dead Man é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Grasshopper Manufacture, do aclamado e estranho diretor Suda51. O título é um sci-fi brutal estilizado como todo jogo da Grasshopper, o que pode não combinar tanto com os jogadores do Xbox, mas que promete uma excelente aventura para quem gosta de experiências diferentonas.

A Grasshopper Manufacture é bastante conhecida por seus trabalhos em No More Heroes e Killer7. Apesar de ter ficado quase uma década sem desenvolver novos títulos para o Xbox, a empresa voltou ao ecossistema da Microsoft em 2021 com No More Heroes III.

Romeo is a Dead Man será o segundo título da desenvolvedora no Xbox Series quando chegar em 11 de fevereiro de 2026.

Continua após a publicidade

3. Rune Factory: Guardians of Azuma

Rune Factory é outra franquia que acabou chegando ao Xbox recentemente com Rune Factory 4 Special em 2021. Neste ano, a plataforma recebe o segundo título da franquia em 13 de fevereiro com Rune Factory: Guardians of Azuma, um spin-off que já havia dado as caras no Nintendo Switch e PC em 2025 e agora chega também ao Xbox com todo o conteúdo e atualizações gratuitas já lançadas.

Para quem não conhece, Rune Factory é uma série que mistura RPG de ação, fazendinha, construção de vilas e social sim, com um mundo baseado no Japão. No spin-off, os jogadores terão que reconstruir uma terra arrasada chamada Azuma.

Continua após a publicidade

Rune Factory: Guardians of Azuma promete expandir os elementos já fundamentados pela franquia ao dar um foco maior no combate de ação e trocar o gerenciamento mais limitado para a gestão de vilas inteiras. O título deve chegar em 13 de fevereiro ao Xbox Series.

2. Sleep for Kaname Date – From AI: The Somnium Files

Para quem já jogou AI: The Somnium Files e nirvanA Initiative no Xbox, a Spike Chunsoft está preparando a terceira entrada da franquia com Sleep for Kaname Date – From AI: The Somnium Files, agendado para 26 de fevereiro de 2026.

O jogo é um standalone da franquia AI: The Somnium Files que traz consigo uma jogabilidade de visual novel e adventure com foco na resolução de puzzles no formato escape room.

1. Tales of Berseria Remastered

Lançado originalmente para PC, PlayStation 4 e PlayStation 3 em 2016, Tales of Berseria Remastered é uma versão melhorada do JRPG da Bandai Namco e marca a estreia do título no Xbox. A série Tales of ainda está engatinhando nos consoles da Microsoft, com apenas três jogos da franquia disponíveis no Xbox Series.

Entre as principais melhorias de Tales of Berseria Remastered estão a maior resolução e melhor performance, rodando a 4K 60fps em plataformas modernas.

Menções honrosas

Há dezenas de outros jogos japoneses que devem chegar ao Xbox em 2026. Para não deixar nenhum título de fora, trouxemos uma rápida lista com as principais adições aos consoles da Microsoft neste ano.

  • Fatal Frame II: Crimson Butterfly Remake (Koei Tecmo) - 12 de março;
  • R-Type Tactics I, II Cosmos (NIS America) - 12 de março;
  • Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection (Capcom) - 13 de março;
  • Dynasty Warriors 3: Complete Edition Remastered - 18 de março;
  • Mega Man Star Force Legacy Collection - 27 de março;
  • Pragmata (Capcom) - 24 de abril;
  • Ace Combat 8: Wings of Theve (Bandai Namco) - 2026;
  • Beast of Reincarnation (Game Freak) - 2026;
  • Onimusha: Way of the Sword (Capcom) - 2026.

Jogos japoneses que chegam ao Xbox em 2026

Apesar de a marca Xbox estar longe do seu auge, principalmente quando falamos em imagem pública e relacionamento com sua comunidade, os consoles da Microsoft estão recebendo cada vez mais títulos do Japão, mesmo após o afastamento do mercado durante o Xbox One.

O ano de 2026 reforça ainda mais esta nova presença de marcas japonesas, desde as estreantes às velhas conhecidas.

Esses são os 10 jogos japoneses que chegam ao Xbox em 2026:

  1. Tales of Berseria Remastered
  2. Sleep for Kaname Date – From AI: The Somnium Files
  3. Rune Factory: Guardians of Azuma
  4. Romeo is a Dead Man
  5. Code Vein II
  6. The Adventures of Elliot: The Millennium Tales
  7. Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties
  8. Dragon Quest VII Reimagined
  9. Resident Evil Requiem
  10. Final Fantasy VII Remake

Leia também no Canaltech:

Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!