Publicidade

10 jogos baseados em desenhos animados que fizeram história

Por| 10 de Junho de 2015 às 08h08

Link copiado!

10 jogos baseados em desenhos animados que fizeram história
10 jogos baseados em desenhos animados que fizeram história

Quando se fala em adaptações de séries e filmes animados para o mundo dos games, é preciso ter bastante cuidado. Isso porque essa transformação enfrenta alguns problemas básicos de qualquer conteúdo que “muda” de mídia.

Fãs de desenhos animados ou animações cinematográficas, por exemplo, costumam procurar a mesma empolgação quando vão jogar a versão de um filme ou série animada, o que pode gerar alguns transtornos. Assim, além de ter que agradar os gamers que vão ter contato com um título, é preciso ficar atento aos fãs daqui.

Na história dos videogames, há alguns títulos bastante marcantes que fizeram essa transição — dos desenhos animados para os consoles e fliperamas — sem grandes problemas. Nós separamos uma lista com 10 dos melhores games do gênero, confira:

1. DuckTales

Continua após a publicidade

Duck Tales (Foto: Reprodução/MentalFloss)

Um clássico da Capcom, DuckTales trouxe para o mundo dos videogames as aventuras dos patos mais queridos dos desenhos animados. Tio Patinhas e sua turma eram vistos aqui em um game produzido pelos mesmos responsáveis por Mega Man, ou seja: não tinha como dar errado.

Obviamente, o game colocava o jogador para controlar o pato mais rico do planeta em uma jornada para aumentar ainda mais a sua fortuna. Assim, Tio Patinhas passava por cinco lugares diferentes em várias partes do planeta e, inclusive, fora dele — havia uma fase na Lua.

Continua após a publicidade
  • Ano de lançamento: 1989
  • Disponível para: Nintendinho, Game Boy
  • Desenvolvedora: Capcom

2. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles In Time (Foto: Konami)

Continua após a publicidade

Quando falamos em séries de desenhos animados que ganharam versões nos games, não podemos deixar as Tartarugas Ninja de lado (com licença poética, é claro, afinal o quarteto pertence, originalmente, a uma história em quadrinho). Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time não é o primeiro game da história do grupo, mas é, sem dúvida, um dos melhores.

Segundo jogo da saga, o título arrebatou o mundo dos arcades em setembro de 1991, chegando aos principais consoles da época já no ano seguinte. Você e mais um jogador poderiam escolher entre Donatello, Michelangelo, Leonardo e Raphael e partir para a Nova Iorque do presente e também para cidades de outras épocas da história, tudo em um beat'em up de visão lateral repleto de ação.

  • Ano de lançamento: 1991
  • Disponível para: Arcade e Super Nintendo
  • Desenvolvedora: KONAMI

3. The Simpsons Arcade Game

Continua após a publicidade

The Simpsons Arcade Game. (Foto: Reprodução/YouTube)

Uma das séries animadas mais duradouras e populares da televisão mundial, os Simpsons não poderiam deixar de ter ao menos um game marcante em toda a sua trajetória. Em 1991, a Konami apresentou ao mundo The Simpsons Arcade Game, um side scrolling cheio de pancadaria com a família mais famosa de Springfield.

E um dos principais destaques do jogo era exatamente a sua simplicidade: lançado inicialmente para arcades, tudo o que o jogador precisava era controlar seu personagem e pressionar um único botão para sentar porrada em basicamente tudo o que surgia pela frente. Seu legado foi tão duradouro que o jogo ganhou versões para consoles, inclusive para os mais modernos por meio da Xbox Live Arcade (XBLA) e da PlayStation Network (PSN).

Continua após a publicidade
  • Ano de lançamento: 1991
  • Disponível para: Arcade, Commodore 64, MS-DOS, Xbox 360 e PlayStation 3
  • Desenvolvedoras: Konami, Backbone Entertainment (XBLA e PSN), Novotrade (C64, MS-DOS)

4. Disney's Aladdin

Disney's Aladdin (Foto:Disney)

Continua após a publicidade

Outro clássico quando se fala em jogos eletrônicos do início dos anos 1990, Aladdin chegou ao Mega Drive e ficou marcado na memória de várias gerações de gamers. O game apresentava cenários divididos em plataformas, fases bônus e a mesma ambientação que consagrou a história da Disney no cinema.

O sucesso de Disney's Aladdin foi enorme e ele ganhou adaptações para inúmeras plataformas ao longo dos anos, entrando para a história como um dos jogos mais lembrados e queridos de todos os tempos.

  • Ano de lançamento: 1992
  • Disponível para: Mega Drive/Genesis, Amiga, MS-DOS, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Color e Windows.
  • Desenvolvedoras: Virgin Games USA e Disney Interactive Studios

5. Beavis and Butt-head in Virtual Stupidity

Continua após a publicidade

Beavis and Butt-head in Virtual Stupidity (Foto: Game Gravyard)

A dupla mais sacana dos desenhos animados também teve algumas aventuras no mundo dos jogos eletrônicos. A melhor delas é Beavis and Butt-head in Virtual Stupidity, game lançado em 1995, cerca de um ano depois do game de estreia dos dois. Em Virtual Stupidity, Beavis e Butt-head tentavam entrar para a galera de Todd Ianuzzi.

Para isso, eles deveriam realizar inúmeras tarefas em diversos lugares da cidade fictícia de Highland, no Texas. O game ganhou destaque por contar com os dubladores originais do desenho animado e por funcionar quase que como um episódio interativo, agradando fãs do desenho e gamers que não eram assim tão chegados à dupla.

Continua após a publicidade
  • Ano de lançamento: 1995
  • Disponível para: Windows e PlayStation (apenas no Japão)
  • Desenvolvedora: Viacom New Media

6. Pokémon Stadium (1998)

Pokémon Stadium (Foto: Vizzle.com)

Continua após a publicidade

Exclusivo para Nintendo 64, Pokémon Stadium é, talvez, o primeiro grande jogo de Pokémon e é constantemente apontado como um dos grandes títulos disponíveis para a plataforma da Nintendo. O game, lançado inicialmente apenas no Japão, trazia 42 Pokémon — as primeiras temporadas do desenho animado contavam com 151 criaturas.

A história principal nada mais era do que a disputa de vários torneios contra outros mestres Pokémon. Além disso, os jogadores podiam se divertir jogando alguns dos nove minigames rápidos, algo capaz de tornar a jogatina mais dinâmica.

  • Ano de lançamento: 1999
  • Disponível para: Nintendo 64
  • Desenvolvedora: Nintendo EAD

7. Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (2007)

Continua após a publicidade

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 (Foto: Reprodução/YouTube)

Além de mangás, filmes e séries animadas, a franquia Dragon Ball também inclui inúmeros jogos eletrônicos. Um dos mais celebrados ao representar a saga dos guerreiros Z é Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3.

Ele contava com 161 personagens à disposição dos jogadores, além de 30 cenários diferentes, combinando ambientes diurnos e noturnos. Além disso, havia no game mais de dez modos de jogo para você sentar a porrada com Goku, Vegeta e os demais sayajins. O game é constantemente apontado como uma das melhores adaptações de animes já feitas.

  • Ano de lançamento: 2007
  • Disponível para: PlayStation 2 e Nintendo Wii
  • Desenvolvedora: Spike

8. Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst (2013)

Naruto Shippudeon Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst (Foto: Reprodução/YouTube)

Quando falamos em animes, não podemos deixar Naruto de lado. Uma das mais celebradas adaptações do jovem ninja para o mundo dos games, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst é a versão repaginada de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3.

Desta vez, com visual renovado e com todas as roupas adicionadas anteriormente ao game via DLC, o jogador contava com mais 100 missões para serem solucionadas, inúmeros objetivos para alcançar e, ao todo, 81 personagens principais e sete de suporte. Um jogo grandioso, bonito e cheio de adrenalina.

  • Ano de lançamento: 2013
  • Disponível para: PlayStation 3, Xbox 360 e Windows
  • Desenvolvedora: CyberConnect2

9. Pokémon X e Y (2013)

Pokémon X e Y (Foto: Divulgação/Nintendo)

Há alguns nomes marcantes na história de Pokémon para os consoles portáteis, mas, sem dúvida, o mais marcante de todos é o recente Pokémon X e Y. Aproveitando-se dos recursos do Nintendo 3DS, o game apresentou um visual tridimensional como jamais foi visto em um título da franquia.

Além disso, novas opções de mobilidade dentro do cenário e foco na história em si, fazendo com o que os jogadores perdessem menos tempo nos treinamentos, foram duas características que deram traços ainda mais fortes para Pokémon X e Y. Sem dúvida, o que se viu neste game deixa os fãs ainda mais animados sobre o que pode vir adiante na série consagrada por Ash Ketchum e Pikachu.

  • Ano de lançamento: 2013
  • Disponível para: Nintendo 3DS
  • Desenvolvedora: Game Freak

10. South Park: The Stick Of Truth (2014)

Para fechar a nossa lista, outro título recente: South Park: The Stick Of Truth, um game que chegou de mansinho e surpreendeu o público e a crítica. Reproduzindo de maneira bem interessante tanto a ambientação gráfica quanto o sarcasmo da série animada, o jogo ganhou belas notas e já figura como uma das melhores adaptações de desenhos animadas feitas até hoje.

O jogador era acompanhado de personagens clássicos da série e caminha livremente pela cidade fictícia de South Park, no estado do Colorado, Estados Unidos. A grande sacada aqui é que este é um jogo de RPG, então você cria seu personagem e parte pela cidade numa espécie de jornada épica e satírica.

  • Ano de lançamento: 2014
  • Disponível para: PlayStation 3, Xbox 360 e Windows
  • Desenvolvedora: Obsidian Entertainment e South Park Digital Studios

Fazer uma lista de melhores é sempre injusto, afinal muita coisa boa fica de fora. Se você se lembrou de algum jogo que deveria estar aqui, mas não está, registre a sua sugestão aqui embaixo, na caixa de comentários.