Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 dicas para você construir seu primeiro PC Gamer

Por| 08 de Março de 2018 às 06h53

Link copiado!

10 dicas para você construir seu primeiro PC Gamer
10 dicas para você construir seu primeiro PC Gamer

*Por Jim Jardine

Há milhares de guias na internet sobre o que um gamer deve ter em mente ao criar seu primeiro equipamento próprio. Alguns tutoriais explicam como configurar o hardware, outros descrevem a instalação do sistema operacional (OS) e dos drivers necessários. Existem vídeos detalhando cada passo e o gamer também pode buscar conselhos à moda antiga: entrando em fóruns especializados. Todos podem ser ótimos lugares para receber dicas específicas, mas, e se jogador só quer saber por onde começar? Por isso, vamos tentar apontar a direção certa com 10 recomendações importantes para montar o seu PC Gamer.

1. O básico, básico, básico

Um setup básico deve conter:

Continua após a publicidade
  • Processador (CPU) e Placa mãe
  • Cooler para a CPU
  • Memória RAM
  • Unidade de processamento gráfico (GPU)
  • Armazenamento em HDD ou SSD
  • Periféricos (mouse, monitor, teclado)

2. O processador e a Placa mãe são compatíveis?

A relação de compatibilidade soquete-processador é prioridade número um. Mas é importante lembrar que apenas verificar o soquete nem sempre é o suficiente. É fundamental prestar muita atenção nos processadores mais recentes para ter a certeza de que eles têm suporte da placa-mãe que estiver sendo usada.

3. Alimente a fome do processador por velocidade

Continua após a publicidade

Muitos processadores novos da AMD e da Intel se alimentam da memória de alta velocidade DDR4. Quanto maior for a velocidade da memória que o processador tiver para trabalhar, maior será sua velocidade de saída. Como resultado, a máquina responde muito mais rápido a qualquer comando.

4. Pasta térmica é importante sim!

Aplicar a boa e velha pasta térmica no processador é um princípio tão básico, que não se pode deixar de destacar para os novos montadores. Quanto à sua aplicação, existem várias formas e quase todas vão funcionar, mas o recomendado é a aplicação de uma gota que seja mais ou menos do tamanho de uma ervilha. É fácil, rápido de aplicar e deve estar sempre por cima do processador, não embaixo dele. Aplicar pasta demais não faz mal (dentro do razoável), mas colocar muito mais do que o necessário pode causar danos ao soquete. No entanto, ter menos do que o necessário pode atrapalhar a pasta a cumprir sua função básica – trocar calor com o processador para ajudar a mantê-lo resfriado.

5. Instalação da memória RAM 

Continua após a publicidade

Pentes de memória RAM ou DIMMs, só podem entrar na placa mãe de uma única maneira, então é importante se certificar de que eles estejam corretamente alinhados, antes de usar a força na instalação. Não queremos um momento "Hulk esmaga" acidental. O mais seguro é consultar como instalar a memória de um desktop ou laptop com um desses guias online, ou seguindo à risca as instruções do fabricante.

6. O que acontece com a velocidade de memória?

Ao comprar um kit que é vendido com 2400 MT/s, o gamer precisa ter certeza de que está recebendo toda a velocidade que está comprando.   O usuário deve checar as velocidades de memória assim que terminar de montar seu equipamento, entrando na BIOS e carregando o perfil de memória. Aplicativos como o Ballistix M.O.D Utility podem mostrar a velocidade que o sistema está utilizando da memória. 

7. Somos todos humanos 

Continua após a publicidade

O usuário jamais deve se esquecer do escudo I/O. Eles protegem o interior do gabinete da poeira e ajudam a organizar os conectores da máquina com itens externos. Isso provavelmente não vai acontecer na primeira máquina montada pelo gamer, já que no início costuma-se checar tudo diversas vezes, mas conforme se acostuma a construir sistemas, isso pode passar despercebido.

8. Por que é preciso uma fonte de alimentação com certificação 80 Plus?

A fonte de energia não pode, jamais, deixar o gamer na mão. É por isso que existem as certificações 80 Plus, e cada uma tem critérios diferentes a respeito da eficiência da fonte de alimentação. Aqui estão os diferentes níveis de certificação, do mais básico até o de qualidade mais alta: 

  • 80 Plus 
  • 80 Plus Bronze 
  • 80 Plus Silver 
  • 80 Plus Gold 
  • 80 Plus Platinum 
  • 80 Plus Titanium  
Continua após a publicidade

Quanto maior o certificado de eficiência, maiores são os padrões da fonte de alimentação. Eles também têm outras características como proteção contra sobrecorrente (OCP), proteção da sobretensão (OVP) e outras proteções que vão manter o sistema seguro. É importante ter em mente que uma fonte de alimentação semi ou totalmente modular vai facilitar o gerenciamento de cabos.

9. Gerenciamento de cabos

Metade da diversão na construção de um PC, na verdade, é deixa-lo organizado. O gerenciamento de cabos ajuda a deixar a máquina com um aspecto limpo e organizado, e, em alguns casos, pode até melhorar o sistema de refrigeração, pois favorecem o fluxo de ar. Deixar os cabos organizados dentro do PC é algo simples e requer apenas cuidado e alguns lacres plásticos. Seguir exemplos visuais disponíveis na internet é uma boa pedida.

10. Fazer overclock ou não fazer?

Continua após a publicidade

Isso depende de cada um. Para muitos, a possibilidade de queimar a máquina e seus componentes não vale o risco, e ao fazer o overclock, o gamer vai anular as garantias das suas peças. Mas, se o usuário quiser levar seu equipamento aos limites do desempenho absoluto, há centenas de guias online para ajudar a afinar todo o sistema.

*Jim Jardine é Diretor de Produtos da Micron Technology