Publicidade

10 anos depois, dev reencontra e-mail da Valve que definiu seu futuro nos games

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Valve
Valve

A indústria dos games está passando por um momento caótico nos últimos anos, muito pela retração do mercado pós-Covid-19, pelo aumento dos custos de desenvolvimento e até mesmo pela chegada da IA. Desde 2022, temos recebido notícias de dezenas de milhares de desenvolvedores demitidos, além de estúdios fechados e jogos cancelados.

Havia uma época em que o setor estava fervilhando e todos queriam trabalhar com games. Basta ver a história do lendário desenvolvedor Todd Howard, que entrou na Bethesda em 1994 após insistir muito. Apesar de não ter acontecido da mesma forma, o desenvolvedor indie Liem Nguyen passou por um processo parecido em 2015, quando enviou um e-mail pedindo um emprego na Valve para fazer jogos.

Seja nos videogames ou em empregos mais tradicionais e populares, ter uma resposta de uma empresa sobre uma vaga ou processo seletivo é bem raro, e quando acontece é de forma automática e fria. Nguyen é um ótimo exemplo disso. Na época, o desenvolvedor tinha acabado de terminar o ensino médio e sua família passava por uma situação difícil.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como muitos jovens que acabam saindo da escola, Nguyen estava desesperado por formas de ganhar dinheiro e queria trabalhar na indústria dos games. O dev, então, passou a enviar e-mails para vários recrutadores diferentes, mas a maioria não retornou, com exceção da dona da Steam.

Em 2015, um colaborador da Valve enviou uma resposta ao interesse de Nguyen em se candidatar a uma vaga da companhia. Em vez de apenas rejeitar a candidatura, já que, na época, a empresa não contratava funcionários de nível júnior, o funcionário incentivou o desenvolvedor e ainda o aconselhou a começar a fazer jogos imediatamente, seja no papel ou no PC, para aperfeiçoar seu ofício.

"Acreditamos que dedicação, experiência e foco no cliente são o que formam boas contratações... Essas coisas são intangíveis, não são ensinadas nas escolas e são o que diferencia candidatos comuns de candidatos especiais", contou o colaborador da Valve.

Dez anos depois, Nguyen compartilhou o e-mail. O que, na época, parecia apenas "mais uma rejeição", hoje é visto por ele como o combustível que o manteve na indústria. "Na época, foi apenas mais uma rejeição entre muitas... Eu não conseguia apreciar o significado daquela resposta uma década atrás", conta. Nguyen agora é dono de seu próprio estúdio independente e está desenvolvendo seu próprio jogo.

Jogos indie dominam a indústria

Apesar de grandes estúdios estarem frequentemente envolvidos em demissões e o cenário da indústria estra longe do ideal, a história de Nguyen vai de encontro com o forte momento dos jogos independentes. No ano passado, títulos indie e AA tomaram conta das discussões sobre games e até mesmo em premiações, como o The Game Awards 2025.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Fonte: Polygon