Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Zhiyun Weebill-S | Estabilizador versátil para as principais câmeras DSLR

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Junho de 2021 às 15h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Enquanto muitos criadores de conteúdo demonstram cada vez mais interesse por smartphones para gravar seus vídeos — algo que faz sentido dado a facilidade de uso e a portabilidade de tais produtos —, boa parte dos profissionais ainda prefere as tradicionais câmeras DSLR/mirrorless, uma vez que elas propiciam melhores resultados e maior versatilidade.

A escolha de um ou de outro está diretamente ligada ao leque de recursos na hora da captura, bem como ao portfólio de acessórios disponíveis para facilitar esta tarefa, mas há complementos similares para ambos, como é o caso dos estabilizadores que têm se popularizado cada vez mais, algo que deu espaço para novas marcas aparecerem neste vasto segmento.

Uma dessas empresas é a Zhiyun, fabricante chinesa que possui diversos tipos de estabilizadores para concorrer com as famosas do ramo. Nós recebemos o Zhiyun Weebill-S para review, um produto dedicado para câmeras, sendo ajustável para os mais variados modelos das DSLR ou mirrorless e suas respectivas lentes (consulte o site oficial para saber se sua câmera é compatível).

A promessa é de versatilidade e facilidade de uso, mas será que o Weebill-S tem o que é necessário para acompanhá-lo em suas filmagens? Nós testamos alguns modelos de câmera para averiguar o comportamento do aparelho em diferentes situações e agora trazemos nossas impressões para você.

Continua após a publicidade

Prós

  • Design robusto
  • Ajuste milimetricamente preciso
  • Confortável para uso prolongado
  • Facilidade nos controles

Contras

  • Configuração inicial pode ser complexa
  • Algumas leves instabilidades
  • Sem ajuste de foco no modelo básico
Continua após a publicidade

Design e construção

Algumas categorias de produtos são marcadas por designs muito similares, sendo este o caso dos estabilizadores das mais variadas marcas, que, apesar de diferentes nos detalhes, se mostram muito parecidos no visual geral. Assim, caso você já use algum estabilizador de outra marca, não deve ter dificuldades em se adaptar com o produto da Zhiyun.

O Weebill-S é um estabilizador que traz sua coluna de base na parte inferior, com os controles facilmente acessíveis para o uso com uma única mão. Esta peça é feita de uma mescla entre plástico (na área dos botões) e material emborrachado (na parte em que seguramos o aparelho), o que garante conforto e uma boa pegada, evitando deslizes acidentais.

Acima da base, podemos ver três componentes que são conectados um ao outro, mas que possuem movimentos livres ao redor de seus respectivos eixos, de modo que há muita liberdade no movimento quando a câmera está instalada.

Continua após a publicidade

A estrutura como um todo é feita de metal reforçado, o que garante excelente sustentação e acabamento caprichado. Em nossas pesquisas, não encontramos uma informação oficial da fabricante quanto ao peso suportado pelo estabilizador e as informações em outros sites divergem entre 3 kg ou até mesmo 5 kg.

Em nossos testes, usamos uma Nikon D3200 com lente padrão (18-55), que pesa pouco menos de 800 gramas (posteriormente vamos falar do comportamento do estabilizador com diferentes câmeras). Somando o peso da câmera com o do estabilizador deste exemplo, temos um total de quase 1,7 kg, o que é um peso considerável para sessões de uso prolongadas.

  • Dimensões (L x A xP): 19,0 x 29,8 x 14,0 cm
  • Peso: 926 gramas
Continua após a publicidade

A mobilidade em 360 graus no eixo da câmera é garantida (o que permite fazer cenas em modo panorâmico na horizontal), sendo que não há qualquer limitação neste movimento que requisite a volta para uma posição específica para repetir a rotação (algo que acontece em alguns estabilizadores, ainda mais em modelos voltados para smartphones).

Vale observar que todos os eixos possuem travas de fácil acesso, as quais garantem o processo de compactação do aparelho, já que cada uma das hastes pode ser dobrada para uma posição que facilite o transporte do estabilizador. Em seu modo compacto, o Weebill-S é menor do que uma folha de papel A4, sendo facilmente acomodado em uma mochila de costas.

Configuração

A configuração do Zhiyun Weebill-S começa com o entendimento de cada componente. O estabilizador é um produto único, que já traz quase todas as peças interligadas. A única peça que deve ser instalada obrigatoriamente é a base deslizante, na qual é preciso acoplar a câmera.

Continua após a publicidade

No kit básico do Weebill-S, há um tripé que facilita o apoio do estabilizador sobre superfícies planas (essencial para uma configuração mais fácil e simplificada). Este tripé pode ser rosqueado na parte de baixo como um apoio, bem como pode ser instalado atrás do produto para garantir precisão no uso do estabilizador com câmeras mais pesadas, o que pode requisitar o uso das duas mãos.

Uma vez instalado o tripé e posicionado o estabilizador sobre uma mesa, você pode começar o processo de instalação da câmera. Para tanto, é requisitado trabalhar com as três hastes que controlam os eixos de forma independente, sendo que será necessário pequenos ajustes em todos eles para obter o funcionamento eficaz do estabilizador.

Na instalação, após destravar os eixos, é necessário começar a instalação da câmera na base deslizante. Há parafusos inclusos na embalagem e basta transpassar um deles na fresta da base deslizante e rosquear na parte inferior da câmera. O aperto pode ser feito com o auxílio de uma moeda ou uma chave de fenda, mas ele só deve ser feito após a regulagem da posição da câmera.

Continua após a publicidade

Após instalar a câmera nesta base de metal, basta deslizá-la no espaço dedicado para tal componente. Vale observar que há travas mecânicas que devem ser travadas para que a câmera fique na posição correta, porém será preciso destravá-las várias vezes para fazer o ajuste fino de posição da câmera.

Os ajustes da câmera na base deslizante, da base deslizante no eixo horizontal, bem como do eixo horizontal sobre o eixo vertical são realizados de forma independente e com precisão milimétrica. Há pequenas réguas em cada uma dessas áreas, as quais devem ser configuradas várias vezes, até que a câmera fique estável mesmo com o estabilizador desligado.

Caso você não efetue este ajuste corretamente ou deixe alguma trava habilitada, o estabilizador mostrará uma mensagem de erro e não vai conseguir efetuar o balanço automático do produto. Este é um processo demorado e complicado, então recomendamos acompanhar o tutorial oficial no site da fabricante ou procurar vídeos no YouTube para eventuais dificuldades.

Continua após a publicidade

Uma informação importante a ser observada: para cada lente que você trocar, ou mesmo ao incluir pequenos acessórios, é preciso repetir todo o processo de configuração, pois o peso diferente resultará em diferentes ajustes da base deslizante e de cada eixo.

Estabilização e utilização

O Zhiyun Weebill-S é um estabilizador muito versátil e, no geral, funciona adequadamente para as filmagens. Nós testamos o produto com duas câmeras distintas: a Nikon D3200 e a Sony Alpha 6500. O comportamento do produto variou um pouco de acordo com o peso de cada modelo os respectivos ajustes.

No caso da câmera da Nikon, o estabilizador funcionou muito bem sendo possível até mesmo virar a câmera de “cabeça para baixo” sem ter grandes problemas na estabilização. Isso nos permite concluir que câmeras mais pesadas têm seus movimentos facilmente compensados pelo motor interno.

Continua após a publicidade

Já na utilização da câmera da Sony, percebemos que o estabilizador teve algumas dificuldades para manter o produto alinhado corretamente. Obviamente, parte deste problema pode ser algum ajuste milimétrico no posicionamento da câmera, o que causa pequenas confusões para os motores ao ajustar o centro de gravidade, mas fica o alerta para otimizar a posição ao máximo.

Os controles embutidos no Weebill-S são de fácil utilização, mas é preciso acompanhar alguns tutoriais para aprender alguns truques. De qualquer forma, basta alguns minutos para compreender o funcionamento. É interessante que este modelo ainda tem compatibilidade com ajuste de foco e controle via smartphone, mas algumas funções dependem da câmera utilizada e também pode requisitar acessórios disponíveis somente no pacote Pro do aparelho, que obviamente custa mais.

O Zhiyun Weebill-S é um estabilizador robusto, sendo recomendado até mesmo para profissionais que usam câmeras DSLR com conjuntos de lentes pesadas. Este produto se mostrou muito rápido na estabilização e garantiu excelentes resultados nos testes. Apesar de a configuração inicial ser um pouco trabalhosa, uma vez configurado, o Weebill-S é um verdadeiro aliado nas filmagens e pode ser ainda mais versátil para quem comprar a versão completa que tem até mesmo acessório para ajuste de foco.
Continua após a publicidade

Conclusão

O Zhiyun Weebill-S é um produto que nos surpreendeu positivamente, tanto pela qualidade geral quanto pelo funcionamento aprimorado. Apesar de a configuração inicial ser um tanto complicada, a utilização do produto é bastante descomplicada.

Os resultados nas filmagens são aprimorados de forma substancial com o uso do Weebill-S, uma vez que o motor deste estabilizador entrega excelente precisão. Além disso, os controles para rotação em diferentes eixos garantem novos truques que são praticamente impossíveis sem o uso de um acessório deste tipo.

Vale pontuar que a bateria do Weebill-S é de boa duração e deve garantir cerca de 10 horas ou mais de estabilização. As baterias vêm junto com o estabilizador e são recarregáveis, sendo que o carregador faz parte do kit básico.

Continua após a publicidade

No momento de publicação desta análise, encontramos ofertas do Weebill-S por R$ 3.077,10, sendo um preço bem adequado para um produto importado e que entrega boa qualidade. Vale mencionar, contudo, que o valor padrão deste modelo da Zhiyun gira em torno de R$ 3.500.

Os valores acima são referentes ao modelo básico do estabilizador, que já garante muitas facilidades para as filmagens, porém os acessórios adicionais do kit Pro são bem-vindos para quem precisa de controle aprimorado de foco, por exemplo, mas em geral esta versão custa mais de R$ 5.500.

Se você é um profissional do ramo e precisa de maior controle nas suas filmagens, certamente este estabilizador pode garantir resultados aprimorados. É claro que vale consultar o site oficial da fabricante para garantir a compatibilidade com seus produtos, mas, no geral, recomendamos o Zhiyun Weebill-S pela versatilidade e a qualidade do produto!

Gostou do Zhiyun Weebill-S? Então, aproveite que nós separamos uma lista com ofertas especiais para você levar o produto: