The Traveller, uma nova versão da "máquina de escrever digital" da Astrohaus

Por Adriano Ponte | 15 de Março de 2018 às 14h44
Engadget

Talvez você não se lembre da Freewrite, mas ela virou notícia em dezembro de 2014: surgia a primeira máquina de escrever conectada do mundo, com tela e-ink no lugar do papel e Wi-Fi para sincronizar textos com Evernote, Google Drive e Dropbox.

Essa peça é obra de um Kickstarter de sucesso inicialmente chamado de "Hemingwrite, uma máquina de escrever smart sem distrações", que contou com o apoio de 1.096 usuários, arrecadando US$ 342.471,00 ao longo da campanha. O produto se tornou realidade e hoje é vendido normalmente pela Astrohaus em seu site.

Faz alguns dias que começaram a circular rumores sobre uma nova versão da Freewrite que poderia ver a luz do dia em breve, sendo o início desta onda uma foto postada no fórum oficial da empresa, onde o cofundador da Astrohaus, Adam, foi fotografado na AWP Bookfair (em Tampa, Flórida) que ocorreu entre 7 e 10 de março deste ano. Na foto, Adam é visto ao lado de um pequeno aparelho, parecido com um notebook (fechado) com a largura acima da proporção habitual, indicando que sua tela segue o comprimento do teclado. Atrás do aparelho podem-se ver papéis com a Freewrite original impressa em destaque. Supostamente, Adam posou para a foto ao lado de um protótipo do próximo produto da empresa, a The Traveller (versão mais compacta da Freewrite).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Adam, cofundador da Astrohaus, flagrado com o protótipo da The Traveller (Foto: Eviltinrobot / Fórum Freewrite)

Após algum tempo de especulação, Adam se pronunciou oficialmente no fórum da Freewrite, confirmando a existência de um protótipo da The Traveller, e esclareceu alguns pontos. Segundo sua postagem, o produto é fruto do trabalho da equipe envolvida na Freewrite original em seu tempo livre, e a AWP foi a primeira aparição pública do mesmo.

Ainda segundo Adam, a The Traveller é um complemento ao ecossistema da Freewrite, sendo projetada como solução menor, mais portátil e mais barata que o carro-chefe da empresa (porém posicionando-se abaixo da Freewrite por diversas razões). Ele afirma que caso a The Traveller seja comercializada, fará isso lado a lado com o produto atual, mirando nos consumidores que acham a Freewrite completa muito cara ou muito grande, mas que pretendem escrever sem distrações.

Apesar de Adam apontar que a The Traveller tem o objetivo de trazer qualidade de escrita sem sacrificar qualidade, o cofundador aponta que é fisicamente impossível trazer o mesmo conforto da Freewrite completa para a versão compacta, tanto pelo preço do teclado mecânico ser proibitivo quanto pelo espaço ocupado pelo mecanismo, sendo a opção atual recriar o teclado customizado utilizado nos Thinkpads, conhecidos por conforto na escrita. Adam também explica que a tela da The Traveller provavelmente será de LCD monocromático com boa experiência de leitura, também derrubando custos.

O modelo deve pesar até 800 g, praticamente um quilo menos que a Freewrite completa, além de (segundo Adam) ter espessura no máximo uma polegada (pouco menos de 3 centímetros). Caso a comunidade demonstre interesse suficiente com as próximas divulgações do modelo, deverá ser aberta uma nova campanha no Kickstarter para que a The Traveller se torne realidade, assim como a Freewrite se tornou.

Fonte: Fórum Freewrite

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.