Sensor permite usar o smartphone para ver o que há atrás das paredes

Por Redação | 22 de Agosto de 2016 às 09h22

Para quem trabalha com construção civil, quebrar uma parede sem saber o que está por trás é como uma loteria na qual o desagradável prêmio pode ser o rompimento de um encanamento ou fiação. Agora, entretanto, esse risco pode ser mitigado com uma pequena ajuda de um sensor para smartphones, que permite ver, na tela dos aparelhos, o que está por trás do cimento, facilitando o planejamento de obras.

O WalabotDIY é um aparelho simples, que funciona como uma alternativa mais precisa e eficaz aos detectores de materiais convencionais. Enquanto os aparelhos desse tipo utilizam LEDs que piscam para indicar que há algo ali, sem que o usuário saiba exatamente o que, o dispositivo para celulares com Android vai além, apresentando uma simulação visual do que está escondido. Assim, é possível saber se, no caminho, estão cabos ou canos, por exemplo.

Além disso, o dispositivo também pode ajudar quem trabalha com controle de pestes, indicando ninhos ou a presença de seres vivos. Tudo, claro, desde que os objetos detectados estejam a uma distância de até 10 cm – nesse caso, o espaço entre a parede e o que foi detectado também é indicado para que o usuário saiba que é possível usar uma furadeira, ou não, por ali.

Conectado ao smartphone a partir da entrada USB, o WalabotDIY pode ser usado com apenas uma das mãos, já que conta com imãs que permitem que ele seja acoplado à parte traseira do aparelho. Além disso, não exige nenhum tipo de treinamento, pois a interface é simples, funcionando a partir de um aplicativo gratuito disponível na Google Play Store.

O preço, entretanto, é bem superior ao dos dispositivos do tipo – US$ 200, ou cerca de R$ 640. Devido a restrições de software e utilização de acessórios do tipo, o WalabotDIY está disponível apenas para celulares com Android, sem previsão de lançamento de uma versão também para o iOS.

Fonte: Walabot