O que é Gadget? Entenda o significado

Por Felipe Freitas | 07 de Agosto de 2020 às 16h30

A evolução da tecnologia ao longo dos anos, veio exatamente para descomplicar aquelas tarefas que inicialmente eram muito trabalhosas e demoradas. Por exemplo, vários anos atrás, conectar múltiplos aparelhos sem usar nem um cabo se quer, era um cenário muito utópico. Hoje em dia com apenas um comando de voz, é possível até mesmo controlar a iluminação de sua casa. Você já deve ter ouvido falar do termo Gadget, mas você sabe o que eles são? Confira nossa matéria para entender o que é Gadget e como eles podem facilitar seu dia. Veja a seguir.

O que é Gadget

Gadget é uma gíria tecnológica para designar dispositivos eletrônicos portáteis, criados para facilitar funções especificas e úteis no cotidiano. São comumente chamados de Gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones, smartwatches, e-readers, vídeo games, etc. Então a grande característica dos Gadgets, é a sua portabilidade e praticidade durante o dia-a-dia.

São dispositivos que são interessantes pela sua engenhosidade. Dessa forma, Gadgets não possuem uma forma única e padronizada, eles podem ser muitas coisas diferentes e com funcionalidades diferentes.

O que é Gadget - (Divulgação: Canaltech/Felipe Freitas)

Gadget vs. Widget 

Existe também outra gíria eletrônica que mutias vezes pode causar confusão, por sua similaridade tanto em função, como em sua nomenclaturara. Mas não, Widgets são totalmente diferentes de Gagets, justamente por se tratar de componentes que podem ser utilizados dentro de outros aparelhos eletrônicos como computadores, celulares, tablets, etc. Então são coisas completamente diferentes nesse sentido.

Widgets são uma espécie de atalho para funções nativas e não nativas de um sistema. Dessa forma, sua função chega a ser um tanto similar a do Gadget no quesito de utilidade no dia-a-dia. Widgets podem facilitar o acesso a funções do sistema fornecendo em sua interface diversas ações.

Como Gadgets podem deixar seu dia mais fácil 

A interação promovida pelos Gadgets é certamente uma de suas características mais marcantes. Por exemplo, através de seu Apple Watch, é possível controlar reproduções em sua Smart TV. Com seu Nintendo Switch você poderá jogar jogos de alta performance onde quer que você vá. Com a Alexa, você pode constituir uma Smart Home, etc. Gadget’s são inovação e a inovação é uma constante quando o assunto é tecnologia.

Existem diversos tipos de Gadgets com funções que podem ser muito interessantes para você. Confira a seguir alguns Gadgets que podem otimizar seu trabalho no dia-a-dia:

Mas, e você? Utiliza algum Gadget em sua rotina? Comente logo abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.