Facebook mostra pulseira com feedback tátil para realidades aumentada e virtual

Por Redação | 19 de Julho de 2019 às 20h20
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Até agora, os controladores portáteis têm sido as principais ferramentas utilizadas pelos usuários de headsets de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) para interações com mundos artificiais. No entanto, o Facebook já está planejando um futuro hands-free - ou pelo menos um no qual você não precise segurar os controles para sentir feedbacks no ambiente digital. Para esse fim, os pesquisadores do Facebook Reality Labs revelaram recentemente protótipos de pulseiras que enviam vários tipos de feedbacks táteis através das mãos e dos punhos do usuário.

Com o nome de Tasbi, a pulseira foi apresentada na World Haptics Conference 2019. Trata-se de um conjunto de pequenas caixas, interligadas por uma pulseira. O dispositivo traz ainda uma tela de grandes dimensões, que o faz parecer um smartwatch gigante. No entanto, esse compartimento abriga um atuador háptico (que fornece as sensações táteis), enquanto cada uma das caixas menores tem seu próprio atuador linear, capazes de enviar vibrações com precisão e ajustar dinamicamente a tensão de diferentes locais do pulso.

Facebook Tasbi (Foto: UploadVR e Facebook)

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Coletivamente, os sensores da Tasbi podem fornecer "dicas de vibração" e "dicas de compressão" com base no conteúdo gerado digitalmente e com o qual o usuário interage. Eles podem vibrar de um lado para outro para marcar contatos, colisões e interface com texturas ou para frente e para trás para sugerir a elasticidade de botões e pesos. O Tasbi também permite que os usuários interajam com hologramas, fornecendo feedback táteis diferenciados para as intefaces de comandos ou objetos obviamente irreais.

No entanto, o Tasbi não traz qualquer hardware de controle real. Conceitualmente, as pulseiras seriam emparelhadas com o próprio sistema de visão computacional de um dispositivo VR / AR para detectar movimentos de mãos e dedos, para que as sensações táteis possam ser desfrutadas sem a necessidade de segurar um controlador. Como o site UploadVR ressalta, o Facebook também explorou a perspectiva de usar uma pulseira com o combo aprendizado de máquina / inteligência artificial para interpretar sinais elétricos, como por exemplo, na mudança de posições dos dedos. Essa tecnologia, junto com a Tasbi, poderia eliminar a necessidade dos controladores tradicionais.

Como muitos dos projetos de pesquisa de VR / AR do Facebook, as pulseiras Tasbi não têm uma data de lançamento, preço ou qualquer garantia real de que ela se tornará um produto voltado ao grande público. Mas o fato de a empresa ter ido tão longe em pesquisa e desenvolvimento sugere que esta tecnologia tem potencial.

Fonte: UploadVR

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.