EUA lançam drone criado para atrair chuva em regiões de seca

Por Redação | 05 de Maio de 2016 às 07h44
photo_camera The Next Web

Pesquisadores norte-americanos obtiveram sucesso no primeiro teste com um drone criado para atrair chuva em áreas de seca. O modelo aéreo, chamado Sandoval Silver State Seeder, sobrevoou a área de Hawthorne, Nevada, a uma altitude de aproximadamente 120 metros por 18 minutos e liberou na atmosfera partículas de iodeto de prata, que supostamente deveriam causar precipitação.

Embora o drone Seeder (semeador, em português) não tenha causado chuva efetivamente, o teste foi considerado um sucesso pelos pesquisadores e aviadores envolvidos. "O voo demonstra um enorme potencial de usar sistemas não-tripulados para a ciência ambiental e aplicação de recursos naturais inovativos", comentou o engenheiro-chefe da operação Amber Broch.

Ainda que soe como ficção científica, outras situações em que se usou partículas de iodeto de prata foram testemunhadas, como a abertura das Olimpíadas de Pequim, na China, para limpar a atmosfera da cidade. Os pesquisadores pretendem utilizar a mesma técnica em regiões de combate à seca nos Estados Unidos, como na Califórnia e no sudoeste norte-americano.

Via The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.