Conheça a tomada open-source programável

Por Redação | 09.07.2016 às 16:45

Já pensou na ideia de um dispositivo baseado em código aberto capaz de controlar remotamente diversos dispositivos da sua casa? Se a resposta é sim, você definitivamente vai se interessar pelo 'Portlet'.

A tomada inteligente possui quatro botões de controle e um pequeno display LCD, o gadget pode ser programado apenas para desligar as luzes em uma determinada hora ou até para manter o seu café na temperatura certa pela manhã.

1

O idealizador do Portlet, Jon Thorn, declarou que a maioria das cozinhas no mundo são controladas por quatro funções básicas: desligar ou ligar motores elétricos, os aquecedores do fogão, e por fim, medir o calor e o tempo de preparo das refeições.

Thorn queria incorporar todos esses controles dentro de uma simples caixa de controle: "Quando comecei a brincar com isso (o Portlet) decidi que precisava de pelo menos dois canais com dois sensores de temperatura e duas tomadas, sendo assim seria possível controlar tanto os dispositivos de aquecimento como os de resfriamento."

Se o dispositivo chamar a atenção de novos compradores, a ideia de Thorn é adicionar outros padrões de tomada no futuro, começando com o utilizado em grande parte da Europa. Além disso, uma forma de medir o consumo de energia direto das tomadas e dois botões deslizáveis de controle podem ser adicionados em novas versões do Portlet.

Por enquanto só dá para comprar o gadget completo pelo site oficial do projeto. A tomada inteligente não sai nada barato, segundo o criador, os componentes utilizados na montagem do produto custam em média US$ 130, cerca de R$ 430 em conversão direta.

Via: Mech Tech Lab